líder

Como líderes de negócios, de pessoas, somos tentados a dar respostas, é mais rápido, é mais fácil. Mas essa não é a prática do autêntico líder coach. Extrair a resposta que está dentro das pessoas é o ideal para ter comprometimento, engajamento e resultados.  Mas só podemos ter respostas se fizermos perguntas.

Pesquisas do psicólogo chileno e PhD. em psicologia Marciel Losada, mostra que as equipes de baixo desempenho são ótimas para darem respostas, mas não mostram a mesma eficiência para fazerem boas perguntas. Os melhores times equilibram tanto saber responder quanto fazer boas indagações. E o mais curioso é que quando fazemos perguntas abertas e reflexivas, somos melhores ainda nas respostas.   

Quando damos repostas em vez de perguntar, ficamos onde já estávamos, mas quando perguntamos aos outros, somos levados a um outro território. 

Perguntar é uma arte

O coaching é a arte de fazer as perguntas, mas não qualquer pergunta, a pergunta certa.

Por isso o líder coach é aquele que vai muito além de uma simples pergunta onde a resposta é sim ou não. Por meio de perguntas bem colocadas, ele faz com que sua equipe reflita e se inspire a pensar profundamente.

A resposta só pode ser boa se a pergunta estiver no mesmo nível. Se fizer perguntas medíocres, o máximo que obterá são respostas medíocres.

Fazer perguntas diariamente em situações críticas são um grande desafio para o líder. As perguntas não precisam se limitar a essas citadas abaixo, mas certamente, começar por elas causará um grande impacto em si mesmo e na equipe.

Selecionamos 10 perguntas que um autêntico líder coach pode fazer diariamente para si mesmo e para sua equipe:

  1. Quais nossos maiores pontos fortes? Quais nossos diferenciais?

  2. Como podemos fazer isso de  forma diferente?

  3.  Qual o sentido de esperarmos mais para fazer isso?

  4. O que queremos com isso?

  5. O que realmente importa?

  6. Quais pequenas mudanças podemos fazer que podem causar grande impacto?

  7. Quais são as nossas prioridades?

  8. O que nunca tentamos ainda?

  9. Como podemos obter melhores resultados?

  10. Qual é nosso objetivo a longo prazo?

Comece hoje, faça isso agora mesmo, selecione algumas delas e faça agora mesmo com a sua equipe, estimule-os a pensar nas soluções, em vez de dar respostas. Verá um resultado incrível.
Se as fizer diariamente você gerará novas ideias, inspirará o progresso, incentivará responsabilidade e o engajamento e você e equipe permanecerão focados no que é verdadeiramente importante. Colombo só descobriu a américa porque perguntou: O que há além do oceano atlântico?

Salvar

formacao-coaching2