práticas da psicologia positiva

Muitas organizações deixam de ter resultados acima da média porque desconhecem como podem ter o engajamento do time. O que a princípio pode parecer senso comum, é o resultado de muitos estudos dos pesquisadores da Psicologia Positiva.

Seguem 5 práticas da Psicologia Positiva (PSP) que podem ser aplicadas imediatamente na sua empresa para gerar engajamento e bem-estar:

1) Assegure-se que as pessoas estão utilizando seus pontos fortes diariamente.

Ficar bom no que somos muitos ruins é muito difícil e custoso. O investimento de energia, tempo e dinheiro são muito altos e a relação entre custo-benefício é péssima. Mas nos tornarmos excelentes naquilo que já somos bons nos traz prazer, entusiasmo e os resultados podem ser sentidos rapidamente.

2) Aprecie, reconheça e valorize as pessoas que realmente mereçam.

Aprecie, elogie e reconheça os esforços e não a inteligência ou os talentos natos. É importante que os colaboradores entendam que o esforço é valorizado. E certifique-se que está oferecendo a recompensa que o time deseja.

3) Encoraje as conexões sociais entre os membros da equipe.

Não desintegre a força do grupo, incentive-os a cooperarem e ajudarem uns aos outros, sempre pensando no bem-estar geral. Incentive a amizade, mas sem deixar de lado o profissionalismo. Certifique-se que o colaborador entenda que essa conexão social é incentivada e realizada pela empresa.

4) Mostre quanto e como o trabalho realizado é importante.

Todo trabalho tem um impacto positivo para as pessoas, comunidades e para o mundo. Leve o colaborador a entender quais são as contribuições positivas do seu trabalho, isso confere significado mesmo às tarefas mais difíceis ou enfadonhas.

5) Defina metas atingíveis, inteligentes e desafiadoras. E comemore com o time ao alcançá-las.

É importante desafiar as pessoas no nível de suas habilidades. E mais importante ainda que elas percebam que podem realizar as coisas. Isso dá ânimo ao time. Ao atingi-las, comemore com os integrantes.

As 5 práticas da Psicologia Positiva dizem respeito à  positividade, o engajamento, os relacionamentos positivos, o significado e o reconhecimento. Ao aplicá-las, os líderes, gerentes e RH criam uma força de trabalho inspirada e motivada. O time fica feliz por trabalhar na empresa e principalmente, mostra entusiasmo por contribuir com ela.

Mas é importante realizar tudo isso de forma cientificamente comprovada para não ter erros. É o que ensinamos em nossa Formação em Psicologia Positiva – PSP. Clique aqui para saber mais.

formacao-coaching2