PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MUNDO DO COACHING

Coaching

Tendências do mundo do coaching: você está preparado?

As mudanças fazem parte do mundo moderno e de nossas vidas.

A única certeza que temos é a da mudança. Podemos estar abertos para essas mudanças, em vez de lutar contra elas. Afinal, elas ocorrerão, com ou sem o nosso consentimento.

Assim, podemos nos adaptar às novas tecnologias, serviços e demandas em vez de nos ressentirmos com elas.

Mudar sempre. Mudar para melhor. Essa deve ser nossa prática em nossa profissão, qualquer que seja.

Logo, no coaching não é diferente. Dessa forma, atualizar-se com novas práticas e observar as tendências é  necessário para sobressair-se nesse mercado competitivo e  que ao mesmo tempo cresce exponencialmente.

Sobretudo, o coach é um agente de transformação. Seria incoerência um agente de transformação não estar em constante evolução.

Portanto, se você é coach formado ou pretende ser um, é interessante conhecer as principais tendências do mundo do coaching para incrementar em seus serviços.

Tendências do Mundo do Coaching

A seguir, seguem 7 principais delas:

1) Atendimentos em grupos com interesses comuns

Via de regra, os atendimentos em grupos são mais acessíveis e podem abranger um número maior de pessoas que podem se fortalecer mutuamente. É o caso do coaching financeiro, por exemplo onde é muito comum vermos grupos formados com o objetivo comum de administrar melhor as finanças.

2) Dois coaches atendendo os mesmos clientes

É possível dois ou mais coaches atenderem em parceira. Geralmente isso ocorre quando os atendimentos são em grupo. É o caso do coaching de comunicação, onde um deles pode trabalhar questões ligadas ao autoconhecimento e outro ligado às questões práticas da comunicação. O importante é haver sinergia e coesão de ideias entre ambos.

3) Atendimentos on line

Distâncias são vencidas rapidamente pela tecnologia. Os atendimentos via Skype, e-mail, WhatsApp, Meet ou Teams podem ser feitos em qualquer lugar e isso amplia o mercado pois é possível atender pessoas em qualquer lugar do mundo.

4) Atendimentos rápidos para atender uma demanda específica

É o que chamamos de flash coaching.  Ensinamos isso em nossa formação. É quando um cliente precisa de um atendimento rápido, uma ou duas sessões para ter alguma ideia, insight ou para resolver uma questão específica, mas não quer contratar um processo (pacote) de coaching. Não há problema nenhum nisso.

5) Pacotes para atendimentos a empresas e famílias

Diferente de algumas profissões onde não é ético atender membros de pessoas da mesma família, no coaching não há nenhum impedimento em relação a isso. Pelo contrário, é muito comum pessoas que passam pelo processo transformador do coaching, desejarem o mesmo para seus entes queridos. Nesses casos o coach pode oferecer pacotes para 2, 3 membros da família serem atendidos. Mas atenção!>> Observe o objetivo de cada coachee (cliente), não aplique as mesmas ferramentas e práticas se elas não tiverem relação com a meta de cada um.

6) Coaching em nichos cada vez mais específicos

Especializar-se em uma área, de preferência naquela que você atua, amplia a chance de sucesso. Se você trabalhar com finanças pode ser um Coaching Financeiro. E pode ainda ser mais específico para se consolidar em um nicho específico, por exemplo: Coaching Financeiro para Casais.

7) Treinamentos com uso de técnicas do coaching

Dar palestras e cursos e utilizar ferramentas do coaching é uma grande tendência. Certifique-se somente se você está autorizado a utilizar as ferramentas para não ter problemas com direitos autorais.

 Ofereça sempre algo novo. O autêntico coach está em constante evolução.

3 thoughts on “PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MUNDO DO COACHING

  1. Pingback: COMO SE TORNAR UM COACH BEM SUCEDIDO | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  2. Pingback: COMO SE TORNAR UM COACH BEM SUCEDIDO | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  3. Pingback: 15 ITENS ESTRATÉGICOS SOBRE O COACHING | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *