AS QUATRO CARACTERÍSTICAS DO MARKETING NO COACHING

O marketing é atualmente um termo muito difundido e utilizado com um grande escopo de significados. As ações de marketing vêm sendo aplicadas na gestão de imagem e planejamento de carreira no mundo todo, sendo esse procedimento uma tendência dentro da sociedade moderna.

Ele foi compreendido durante grande parte de sua existência como algo destrutivo, manipulativo, invasivo e pouco profissional. O entendimento a respeito de seu significado no ambiente corporativo também tem sido bastante limitado.

Desse modo, se perguntarmos a alguns profissionais, por exemplo, médicos, consultores e contadores, sobre o que significa marketing para eles, provavelmente respondam comunicação, propaganda de vendas ou pesquisa de mercado.

As experiências em marketing podem ocorrer de várias formas. Supostamente, sempre que compramos bens, produtos (tangíveis) e serviços (intangíveis) estamos participando desse processo, o que pode ocasionar um entendimento limitado a respeito do real significado do marketing.

Marketing é só para Gerar Lucros?

Concebe-se que o marketing é utilizado com exclusividade pelas empresas com fins lucrativos, o que não procede, pois também pode ser usado por outros tipos de organização e mesmo por profissionais liberais como estratégia de posicionamento. Ele é cabível sempre que uma unidade social, um indivíduo ou uma empresa procuram trocar algo de valor com outra unidade social.

Nessa concepção, o marketing envolve atividades de troca em busca de facilitar a satisfação de necessidades e desejos humanos.

Marketing no Coaching

O coaching é uma profissão e não um passatempo, e como toda carreira, deve ser muito bem planejada, assim como todas as ações relacionadas à ela. Em relação ao marketing aplicado ao profissional de coaching, é importante que alguns pontos sejam considerados.

É necessário estudar as relações de troca (transação) – a troca é o ato de obter um serviço desejado por alguém – entre o coach e seu cliente coachee, o qual, em contrapartida, oferece dinheiro como forma de pagamento pelo serviço recebido desse profissional.

As quatro características de marketing no coaching

Ao oferecer serviços, devem-se considerar e entender as quatro principais características deles, para utilizar o escopo do marketing de forma a assegurar resultados com alta qualidade percebida pelo coachee, a saber:

  • Intangíveis – não podem ser vistos, provados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos ou utilizados,
  • Inseparáveis – no serviço ambos, coach e coachee, estarão presentes durante a execução,
  • Perecíveis – não podem ser estocados – e
  • Variáveis – dependem de quem os  executa e de quando e onde são executados os processos de  desenvolvimento conduzidos pelo coach.

O marketing deve ocorrer antes que se conclua qualquer processo de coaching. O coach deve mostrar que apoiará e oferecerá suporte ao coachee em direção a seu objetivo proposto. Nesse caso, o que o coach vende é uma expectativa, ou uma experiência positiva. E esse deve ser todo o foco do marketing do coach.

As ações de marketing devem se basear nas necessidades e desejos de um determinado segmento de cliente. Nesse caso, conhecer seu nicho de atuação, seu cliente, os desejos e necessidades a serem satisfeitas é fundamental para ter sucesso dessas ações.

O marketing pessoal eficaz é orientado em função do cliente, e não do coach. Caso contrário, as ações que tentarem impor uma oferta que não corresponda ao segmento selecionado provavelmente fracassarão.

Clique aqui para saber quais ações para ser um coach bem-sucedido.

formacao-coaching2