coaching psicológico positivo

Provavelmente você já ouviu falar de coaching. E talvez sobre Psicologia Positiva. Mas o que significa o coaching psicológico positivo?

É o que você descobrirá ao longo desse artigo.

Coaching

O coaching consiste em ajudar alguém a pensar por si mesmo, a encontrar suas respostas, a descobrir dentro de si seu potencial e o caminho para o sucesso.  Pode ser aplicado no contexto pessoal e profissional.

As pessoas procuram uma formação de coaching tanto para aplicarem em si mesmas (é o que chamamos de  autocoaching) ou para serem coaches de outras pessoas que são chamados de coachees ou clientes.

 O coaching é uma metodologia que auxilia o cliente a liberar seu pleno potencial e o conduz a transformações duradouras.

Hoje o maior desafio do coaching é provar que é um método de mudança válido e confiável. Infelizmente, a crescente indústria do coaching trouxe a sua banalização. Aqueles que não sabem diferenciar o coaching sério do coaching-show acreditam que são a mesma coisa, mas não são

Isso porque esses treinadores misturam o coaching com autoajuda e religião e prometem milagres, o que obviamente, é um absurdo.

Psicologia Positiva

Psicologia Positiva é um movimento científico iniciado há quase 20 anos. É liderado por psicólogo, são mestres e doutores que defendem uma visão contemporânea mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas.

Mas os psicólogos não são os únicos a fazer parte desse movimento, profissionais e estudiosos de várias áreas também contribuem significativamente com a Psicologia Positiva.

Nessa nova visão, nosso funcionamento ótimo é alavancado com base nas nossas forças de caráter, nas virtudes, na persistência e ação. Isso nos leva ao encontro do bem-estar, do desenvolvimento contínuo e da prosperidade.

Psicologia Positiva não é autoajuda, e para ser seu legítimo disseminador é necessário utilizar as evidências científicas validadas.

Coaching Psicológico Positivo

Existe uma grande interface entre a Psicologia Positiva e o Coaching sério. Como já era de se esperar, o coaching psicológico positivo é a fusão de ambos.

Juntos, eles se tornam fortes e evitam que as pessoas caiam nas armadilhas da indústria da autoajuda e das promessas milagreiras.

No coaching psicológico positivo o coach utiliza técnicas empiricamente validadas para atingir os objetivos do cliente. Isso significa que seu trabalho é sério, crível e os recursos utilizados já foram anteriormente testados e validados.

É como tomar um medicamento aprovado pela Anvisa. Nós consumimos porque ele já foi testado, passou por padrões científicos rígidos, tem qualidade, procedência e podemos confiar.

O outro lado do coaching psicológico positivo é que ele trabalha com a potencialização dos pontos fortes, no que vai bem, em vez de se concentrar nos pontos negativos, interferências ou no que vai mal.

Recomendamos que aqueles interessados no coaching psicológico positivo façam uma Formação em Coaching e também uma Formação em Psicologia Positiva, ambos conceitos e técnicas são complementares e caminham muito bem juntos.

Além disso, o coach que aplicar a Psicologia Positiva em seus atendimentos utilizará a ciência se diferenciará dos demais, principalmente daqueles que frequentemente são sensacionalistas e utilizam técnicas pseudocientíficas no coaching.
formacao-coaching2