Psicologia Positiva

Qual organização não gostaria de contar com colaboradores felizes e motivados, com alto grau de satisfação, criatividade e engajamento?

Devido à importância da satisfação no trabalho para fins de engajamento e produtividade, todos nós queremos e precisamos de pessoas felizes e motivadas trabalhando conosco. As organizações podem ter tudo isso com poucos investimentos. Não se trata de fórmulas mágicas ou de autoajuda e sim da ciência, intitulada Psicologia Positiva (PSP).

Como a Psicologia Positiva Chegou até às Empresas

Por muito tempo o movimento da PSP foi caracterizado pelo estudo e intervenções psicológicas voltadas para as características individuais positivas.

Na última década esse sucesso obtido nas pessoas físicas foi ampliado para aplicações em outros contextos. Grupos, sociedades, comunidades, instituições e organizações foram beneficiadas, sendo essas últimas as que mais receberam estudos e intervenções do movimento da PSP.

Como Funciona a Psicologia Positiva nas Empresas

Todos desejamos ter uma experiência de trabalho rica e gratificante. Mas poucos acordam na segunda-feira empolgados para ir para o trabalho.

Em geral, a PSP nos leva a reconhecer os pontos fortes individuais, a aplicá-los no trabalho e a potencializar os aspectos gratificantes dele, elevando nosso nível de felicidade e bem-estar.

Como gestor você precisa estar ciente do quão contagiosas podem ser a positividade e negatividade no local de trabalho. É fundamental saber gerenciar a moral dos colaboradores pois:

Um funcionário infeliz pode fazer infeliz uma empresa inteira.

Com a Psicologia Positiva os pontos fortes dos colaboradores são identificados e mensurados por meio de instrumentos validados. Com base nessas informações, os líderes, gestores e os recursos humanos incentivam as práticas de trabalho que utilizem o máximo  de suas  capacidades e pontos fortes de cada um.

Recentes estudos da PSP sugerem que 70% dos profissionais que usam ativamente seus pontos fortes no dia a dia sentem-se mais comprometidos e energizados pelo seu trabalho.

 Como Aplicar a Psicologia Positiva nas Empresas

A Psicologia Positiva pode ser usada de várias formas para aumentar a felicidade e a satisfação do time. Considerando que passamos grande parte de nossas vidas trabalhando, muitas organizações entendem como fundamental a satisfação no ambiente laboral. Ela é a porta de entrada para maior satisfação com a vida e produtividade.

Quanto mais pessoas você gerenciar, maior a possibilidade de promover a práticas de positividade na empresa. Com elas existe a melhora da motivação e aumento do engajamento, gerando níveis cada vez mais ascendentes de florescimento e aprendizado. Tudo isso gera resultados extraordinários a custos muito baixos.

Mas antes, é preciso compreender os prejuízos que os profissionais altamente desengajados e desmotivados geram para o time e para a empresa. Muitas pessoas pensam que já conhecem tudo isso, mas acredite, há muito o que aprender sobre esse problema. Existem custos explícitos e implícitos na desmotivação e no desengajamento.

Clique aqui para saber mais sobre isso e continuar a leitura do artigo.

formacao-coaching2