DICAS DE COMO AUMENTAR SUA REDE DE RELACIONAMENTOS

É inegável que a rede de relacionamentos é fundamental para o sucesso na carreira.

Paralelo a isso, as novas abordagens de carreiras mostram que o indivíduo é responsável pela sua própria carreira. Assim, é dele também a responsabilidade pela  construção de uma rede de relacionamentos positiva para alavancar na carreira.

Rede de Relacionamentos

A rede de relacionamentos é algo que está disponível para todos e é um dos fatores que mais influenciam no planejamento e sucesso de carreira. Essa rede compõe o que chamamos de “stakeholders” e “network”, como vamos observar agora.

Stakeholders na Carreira

Stakeholder é um termo amplamente utilizado nas áreas de administração, projetos e comunicação para designar um público estratégico, as partes envolvidas com a organização (clientes, fornecedores, governo, concorrentes).

Especificamente na carreira, os “stakeholders” são pessoas ou grupos que tem uma relação direta com você: sua família, seus amigos, seus professores,seus colegas de trabalho, seus subordinados, seu líder, pessoas da igreja, dentre outros).

Nem todos os “stakeholders” são positivos ou adicionam valor à carreira, mas de alguma forma, eles podem influenciá-la, como o caso de um concorrente potencial a uma vaga, por exemplo.

Network

Aos “stakeholders” positivos devemos nos conectar de forma perene, não basta somente adicioná-los em nossa rede de contatos (“network”), é preciso alimentar essa relação, mantê-la viva.

É preciso ter habilidade para lidar com os relacionamentos conquistados.

“Networking” é uma via de mão dupla, onde todos ganham, uma espécie de parceria entre pessoas que trocam informações, conhecimento, aprendizado e com isso se ajudam mutuamente.

Para o relacionamento estabelecido se cristalizar é necessário que haja respeito, interesse genuíno e confiança entre as pessoas. Indivíduos que utilizam o “network” somente para pedir favor ou alavancar sua própria carreira são vistos como oportunistas, com relacionamentos limitados.

Um dos principais fatores de crescimento e desenvolvimento na carreira ocorre pelo bom relacionamento com as pessoas.

Praticamente 2/3 das vagas preenchidas no mercado de trabalho são resultado de indicações, além disso, é muito mais fácil realizar um negócio quando existe a indicação de uma pessoa conhecida.

Quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maiores as chances de sucesso.

A construção do “network” é constante. Pessoas que ampliam relacionamentos estão em contato com as mais variadas pessoas e ocasiões, que ultrapassam as fronteiras do trabalho. Às vezes ocorre em situações despreocupadas e inusitadas como uma viagem de lazer, por exemplo.

Rede de Relacionamentos: 15 Dicas para o Networking

Seguem 15 dicas fundamentais para construir, ampliar e manter seu “networking”:

  1. Frequente cursos e palestras da sua área de atuação onde possa se socializar com outras pessoas da sua área.
  2. Seja simpático, sorria. Isso facilita a conexão com o outro.
  3. Mostre-se solidário, ofereça-se para ajudar.
  4. Faça uma lista de pessoas do seu relacionamento. Com quais vale a pena continuar a se relacionar? – Afaste-se das pessoas tóxicas, se puder.
  5. Participe de associações ou entidades sociais.
  6. Estabeleça contatos personalizados – não envie e-mails nem mensagens eletrônicos iguais para diversas pessoas ao mesmo tempo.
  7. Seja ético, não fale mal de ninguém, mesmo que lhe incitem a isso.
  8. Troque informações e mensagens interessantes.
  9. Esteja disponível quando outros procurarem você. Se não puder atender na hora, agende um horário.
  10. Cumprimente as pessoas pelas suas realizações pessoais e em datas especiais (aniversário, por exemplo).
  11. “Curta”, aprecie e interaja com as postagens interessantes de outras pessoas nas redes sociais.
  12. Elogie mais. O elogio sincero é uma forte conexão.
  13. Seja uma pessoa humilde, interessante, conectada e agradável.  Não tente mostrar sua superioridade.
  14. Não pense e fale somente coisas do trabalho. Não fale somente de assuntos técnicos ou burocráticos, caso contrário, terá uma conversa enfadonha.
  15. Seja sensível, empático, compreenda o outro nas suas necessidades..

Lembre-se:

Os “stakeholders” podem influenciar a carreira, mas é o “network” que poderá auxiliar na sua alavancagem.

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