atitude mental

Nossa atitude mental (forma de pensar) possui grande influência na forma como percebemos o mundo. Dependendo dela, podemos viver as experiências de forma alegre e fluída ou de forma triste e pesarosa.

Mas não é só isso, nossa atitude mental pode determinar quão bem-sucedidos seremos na vida.

É o que nos ensina O PhD em Psicologia, psicólogo positivo e coach Anthony Grant, fundador da primeira clínica de coaching psicológico do mundo (Sydney – Austrália) ao falar sobre atitude mental cristalizada e mente aberta.

Mentalidade Fixa x Mente Aberta

Para Dr. Grant, aquelas pessoas com atitude mental fixa (ou cristalizada), acreditam que o sucesso depende da capacidade inata e são menos propensos a trabalhar duro ao se depararem com problemas e adversidades, não levam seus projetos até o fim e desistem no meio do caminho.

Elas pensam que não adianta fazer nada já que as coisas não vão dar certo mesmo. Para elas, o que tiver que ser, será.

Já as pessoas de mente aberta, acreditam que o sucesso é baseado em trabalho duro e esforço, elas não desistem facilmente e conseguem maior nível de realizações que aquelas de atitude mental cristalizada.

Para elas, o futuro está em nossas mãos.

Mudanças Provocadas por Nossa Atitude Mental

Dr. Grant afirma que a atitude mental pode até mesmo provocar mudanças físicas. Estudos realizados com camareiras de um hotel mostram isso claramente.

A um grupo de mulheres que exercem essa atividade foi informado que o trabalho que realizavam demandava esforço físico e que isso era benéfico para um estilo de vida ativo.

Elas se convenceram disso e após quatro semanas, mostraram redução de peso, de pressão sanguínea, de gordura corporal e do índice de massa corporal enquanto o outro grupo de comparação fez o mesmo nível de atividade física e não experimentou os mesmos benefícios.

Muito embora nossa atitude mental seja um ponto crítico para o nosso sucesso, raramente prestamos atenção a ela. Diante da correria do dia a dia, dificilmente alguns de nós tirará alguns minutos do seu tempo para refletir se pensa de maneira mais positiva ou negativa.

No entanto, desenvolver uma atitude mental positiva é fundamental para ajudar a alcançar nossos objetivos, superar adversidades e principalmente, ter sucesso na vida.

Como Desenvolver a Atitude Mental Positiva?

Fazemos isso buscando soluções para os problemas – ao invés de nos entregarmos a eles.

Quando os enfrentamos, elevamos nosso nível de autoconhecimento, reconhecemos mais nossas capacidades e aproveitamos nossos traços individuais positivos (competências, capacidades, forças, talentos) que em situações normais, sequer imaginaríamos que possuímos.

formacao-coaching2