elogiar

Sempre que for possível é importante elogiar pessoas do nosso círculo de relacionamento.

Em casa ou no trabalho, é importante manifestar nossa apreciação pelas conquistas e esforços das pessoas. Da criança ao adulto, da faxineira ao diretor, todos gostam de ser elogiados.

Sobretudo, o elogio é forma de fornecer feedback e motivá-las.

Mas quando feito incorretamente, o elogio pode ter um efeito desastroso e alcançar o contrário do que se pretende, causando desmotivação, acomodação e até mesmo sarcasmo.

4 Dicas de Como Elogiar Corretamente

A psicóloga Carol Dweck, uma grande pesquisadora da Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) oferece 4 recomendações para elogiar eficientemente, de forma que comportamentos orientados pela motivação intrínseca sejam encorajados.

A motivação intrínseca é aquela de dentro para fora, que independe de recompensas externas.

A seguir, seguem  4 dicas  inspiradas nas pesquisas de Dweck:

1ª Dica) O que elogiar

Valorize o esforço e a estratégia e não a inteligência. Pessoas elogiadas pela inteligência escolhem atividades mais fáceis para sempre parecerem inteligentes. Por outro lado, aqueles elogiados pelo esforço, tendem a assumir novas tarefas com níveis de dificuldades mais crescentes.

2ª Dica) Ser específico ao elogiar

Seja objetivo ao elogiar. O que exatamente merece ser elogiado? Diga a pessoa o que fez de notável, não generalize.

3ª Dica) Elogie em particular

O elogio não é uma cerimônia de premiação. Faça-o reservadamente para que outras pessoas não se sintam diminuídas com o elogio de outrém. Faça-o publicamente somente quando for elogiar a todos, ainda que cada um tenha uma conquista particular.

4ª Dica) Elogie somente quando houver motivo

Não faça falsos elogios. Seja sincero, ou fique calado.  Não diga “que roupa linda” se você acha a vestimenta da pessoa horrível. Se quiser ser amável com ela diga coisas verdadeiras do tipo: “estou feliz com a nossa amizade”.

O elogio feito corretamente é uma forma de oferecer feedback e estímulos aos filhos, subordinados, colegas de trabalho, líderes. Não perca a chance de elogiar as pessoas com quem se relaciona!
formacao-coaching2