COMO O LÍDER RESOLVE CONFLITOS

conflitos

Líderes eficazes despertam confiança, segurança, credibilidade e conduzem suas equipes com assertividade, devendo possuir habilidades especiais para administrar os conflitos.

História dos Conflitos

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele econômico, social, familiar, político ou organizacional.

Essas divergências ocorrem quando uma das partes relacionadas percebe que a outra parte frustrou ou frustará seus interesses ou onde existe a “invasão do espaço alheio”.

Relacionamentos Interpessoais e Conflitos nas Organizações

Os relacionamentos interpessoais decorrem sempre de duas fontes: “eu” e “outro(s)” e onde existe interação entre as pessoas ocorrem diferenças de valores, ideias, personalidade, atitudes, percepções, interesses, comportamento e vivências, que podem gerar visões antagônicas.

Então podemos dizer que em todo lugar onde existam relacionamentos interpessoais haverá conflitos entre pessoas e grupos, o que deveria ser relativamente normal.

A diferença está em como ele será estabelecido e gerenciado e até em que ponto, esse desacordo pode causar prejuízos para as pessoas e para o ambiente onde as partes estão inseridas.

Líderes na Gestão de Conflitos

Definitivamente, os líderes que desempenham um papel significativo na resolução dos conflitos dentro do time.

Alguns deles acreditam e os veem como oportunidades de crescimento, desenvolvimento e uma forma de melhorar e romper com a inércia organizacional. É óbvio que inicialmente, imaginamos que um conflito nunca é bem vindo, por isso, alguns líderes evitam ou reprimem os conflitos, sendo omissos e e utópicos. Já outros líderes tentam acabar logo com o problema, de forma dominante e ditatorial. É evidente que existem exceções, em alguns casos, é preciso usar mais a dominância ou a resignação.

O problema se instala quando o líder conhece uma única forma de lidar com os conflitos e a usa o tempo todo para lidar com as pressões do trabalho.

Nos casos em que os líderes demonstram ineficácia ao lidarem com as situações conflituosas, existe um comprometendo das metas e resultados nas organizações.

Geralmente, quando usamos a força para lidar com os conflitos, podemos resolvê-los a curto prazo, mas criamos outros a longo prazo, principalmente, de relacionamentos interpessoais. Por outro lado, se deixamos que o conflito se resolva enquanto era necessário uma ação mais incisiva, ele pode progredir e virar algo maior. Em ambos os casos, o conflito não foi bem administrado.

Conflitos Mal Administrados x Bem Administrados

Quando mal administrados, eles causam insatisfação tanto para o trabalhador como para a empresa, gerando desmotivação, baixa produtividade e desempenhos insatisfatórios.

Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é necessário que a liderança desenvolva habilidades de administração de conflitos internos na equipe.

Habilidades dos Líderes na Administração de Conflitos Internos

Os líderes devem agir assertivamente para auxiliar nas desavenças do time. Seguem algumas dicas para lidar com elas:

  1. Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores.
  2. Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos.
  3. Certificar-se que não está utilizando vieses inconscientes e proferindo julgamentos.
  4. Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.
  5. Não ser agressivo ou hostil, nem prolixo e sim, ser assertivo.
  6. Manter o autocontrole, não se contaminando pelas emoções fortes envolvidas.
  7. Focar na solução e não no problema.

Diante de qualquer situação de desavença o líder deve manter o equilíbrio entre razão e emoção, procurar as soluções e não os culpados, analisar a situação de forma crítica e reflexiva, manter um clima de respeito.

Durante todo o processo o líder deve incentivar a negociação, criando uma transação genuína, produtiva e comprometida. Ao final ele levará as partes a restabelecerem o vínculo e a construírem uma relação positiva.

Nas equipes eficazes os conflitos são vistos como essenciais para a evolução do pensamento criativo, proporcionam a união dos participantes na busca de soluções e motivam as pessoas a resolverem problemas em prol de um bem comum.

19 thoughts on “COMO O LÍDER RESOLVE CONFLITOS

  1. Ewerton Macário says:

    Os conflitos: “Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é necessário que a liderança desenvolva habilidades de administração de conflitos internos na equipe.”
    Este trecho me marcou bastante e percebo no dia a dia algo assim.
    Percebo que resignar e até mesmo evitar os conflitos não boas atitudes na maioria dos casos. Tenho enfrentados os conflitos de forma a resolve-los. Além disso, tenho mantido a Inteligência Emocional “ativa” e pensando muito antes de falar.

  2. DANIEL PINHEIRO VELASCO says:

    Opiniões diferentes e visões diferentes nos tiram da inércia. É comum que as partes observem seus “territórios” e se apeguem à árvore. Ouvir as partes, pontuar com ambas de forma participativa e fazer com que ambas enxerguem a floresta, tende a ser uma estratégia de sucesso. Ao final, quando celebrado sucesso da empresa, as partes se sentirão parte do todo e responsável pelo sucesso, gerando propósito, senso de dono e certeza de ser uma engrenagem importante e aumentando o engajamento.

  3. Raul Felipe Lopes says:

    Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia e estamos expostos constantemente a discussões de opiniões divergentes, porém, temos modelos de execução que os verdadeiros lideres fazem para que ambas as parte entenda o todo com visão holística, comunicação aberta, mediação e busca por soluções colaborativas entre os meios.

  4. José Veridiano Alves Junior says:

    É necessário ter auto controle para gerenciar os conflitos de nossas jornadas. Precisamos ouvir as partes e elaborar o melhor plano de ação a ser aplicado.

  5. NARCIANE BERTOLACCINI DE SOUZA says:

    Como em toda relação, a de trabalho não é diferente, o diálogo é fundamental e a melhor forma de exercer a liderança em caso de conflitos, o dialogo maduro e costumeiro possibilita o conhecimento e proximidade da equipe.

  6. José Jordano Rodrigues Miranda says:

    Ao refletir sobre o texto, me recordei da citação do filósofo Heráclito: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez, o rio já não é o mesmo”.

    Ao meu ver, tal frase pode ser comparada a existência de conflitos, visto que, assim como as águas passageiras de um rio, embates modificam o ambiente, tendo a possibilitdade de aproxima-lo do sucesso caso seja mediada com sabedoria.

  7. Felipe Camilo de Souza says:

    Conhecer o conflito e saber como teve a origem e todo o contexto irá ajudar a resolver de maneira eficaz.

  8. Frederico Garbuio says:

    Nenhum conflito deve ser ignorado pelo líder. Devemos entender os motivos e encontrarmos a melhor forma de agir. Um pequeno conflito pode gerar um impacto muito grande se não for bem administrado.

  9. Rubens Lopes Ribeiro Neto says:

    Quase todos os dias enfrentamos conflitos. Como líderes, é nosso papel gerenciá-los de maneira inteligente, resolvendo-os rapidamente para evitar consequências mais graves com o tempo. Manter o controle emocional e focar na busca por soluções é essencial.

  10. FABRICIO VINICIUS RODRIGUES RIBEIRO says:

    O líder tem um papel importante na gestão de conflitos, tendo que administrar da melhor forma para que um pequeno problema não se torne algo grande futuramente, buscando fazer com que ambas as partes entendam de forma clara o melhor meio para solução.

  11. César Rodrigo Monção says:

    O líder almeja a assertividade na gestão de conflitos, entender o melhor momento para intervir é fundamental para sair da crise com menos impactos e voltar a harmonia do ambiente.

  12. ADRIANO SANTANA says:

    É o papel líder gerenciar os conflitos, de maneira neutra ter uma comunicação assertiva para melhorar o relacionamento interpessoal da equipe, feedback são essenciais para detecção de problemas, diminuindo e identificando adversidades que podem ser evitadas.

  13. Rhitiere Leonardo says:

    É importante sempre tentar administrar bem um conflito, visando tudo o que pode ser desenvolvido com a boa resolução do problema, e utilizar todas as técnicas necessárias, e estar sempre pronto para aprender mais alguma quando for preciso.

  14. Ana Júlia Ortigoza says:

    Vivenciamos conflitos no ambiente de trabalho diariamente. Cabe a nós desenvolver a habilidade de gerenciá-los no momento e da maneira correta.

  15. César Augusto says:

    vivemos conflitos diários, mas também vivemos conflitos que vêm se arrastando a um bom tempo, onde infelizmente é necessário uma medida mais dura sem deixar que a emoção atrapalhe em sua decisão, e assim manter o melhor fluxo possível entre trabalho e equipe.

  16. Rafael de Almeida Lopes says:

    Um conflito, por menor que seja, pode se agravar em segundos se não for controlado imediatamente. Para evitar que isso ocorra, devemos aplicar nossas habilidades de comunicação eficaz e ser assertivos, promovendo a escuta ativa e compreendendo as perspectivas de todos os envolvidos. Buscar soluções colaborativas, incentivar o diálogo aberto e trabalhar sempre para identificar as raízes dos problemas são práticas essenciais. Além disso, é crucial ser um mediador imparcial, promovendo um ambiente onde as diferenças são respeitadas. O uso de estratégias como a negociação e a busca por compromissos contribuem para a resolução de conflitos de maneira construtiva, fortalecendo as relações dentro do time.

  17. NICOLAS FERNANDES DE PAULA says:

    Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Sabermos lidar e administra-los faz parte do nosso diferencial. Devemos saber ouvir todos os lados e pacificar com maestria o impasse encontrado.

  18. Mario Pedrosa Viana says:

    Conflitos são inevitáveis em nosso cotidiano e devem ser prontamente resolvidos para evitar que evoluam para problemas mais complexos e persistam ao longo do tempo.

    Um líder deve estar equipado com um elevado padrão de IE e ser capaz de guiar a situação de modo a assegurar a satisfação e o entendimento mútuo entre ambas as partes, deixando claramente os passos a serem seguidos.

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