executive coaching

Desenvolver um processo de coaching para executivos é um grande desafio, principalmente quando a contratante é a empresa. Isso me motivou a escrever um pouco mais sobre o assunto, especialmente para os coaches aspirantes a atenderem no Executive Coaching.

1a Dica: Seja Master Coach

Primeiramente, é importante que o coach seja titulado como Master, que seja um Master Coach. Isso mostra um grande diferencial em relação aos demais coaches do mercado, já que muitos não possuem essa titulação. E é evidente que os profissionais que avançam no coaching, procuram ser Masters. É uma tendência natural tal como um Graduado que  incrementa seu conhecimento e currículo com a Pós-Graduação.

2a Dica: Expertise

Outra questão fundamental para ser Master Coach de executivos é a experiência. Será muito difícil conduzir um processo desse calibre se o Master não possui expertise em comando de equipes ou em posições de liderança. Se você não tem, procure ler e aprender muito sobre administração, gestão, negócios, processos, organizações, gestão de pessoas e liderança pois terá um grande desafio pela frente quando tiver que discutir alguns desses assuntos.

3a Dica: Alinhamento de Objetivos

Além isso, quando a contratante é a empresa, o Master Coach necessita de grande expertise para alinhar os objetivos pessoais com os organizacionais e fazer com que o processo se torne algo prazeroso e natural para o coachee e ao mesmo tempo, com resultados para a empresa.

Antes de iniciar o processo é importante, dentre outras, fazer a clássica pergunta para os envolvidos:

O que você pretende com o coaching? Ou  O que você espera do coaching?

Com essas respostas é possível realizar a confluência dos objetivos (pessoas e organizacionais). E acredite, existe uma grande interface entre o que a empresa precisa e o que o executivo deseja.

A partir disso o Master Coach aplica sua maestria, utilizando para isso a inteligência conversacional e as famosas ferramentas do coaching.

4a Dica: Ferramentas Diferenciadas

As ferramentas para Executive Coaching são diferentes de outras modalidades de coaching?

Essa é uma dúvida muito comum. Algumas pessoas nos perguntam em nossa formação ADVANCED MASTER COACHING se podem aplicar as ferramentas do life coaching ou coaching de carreira, e até mesmo a famosa Roda da Vida em seus clientes de executive coaching.

Nossa resposta é: depende.

Primeiro é necessário perguntar a si mesmo qual o objetivo gostaria de atingir com aquela ferramenta. A pergunta decorrente dessa resposta seria: você pode conseguir os mesmos resultados ou até melhores, utilizando outros recursos? Se for possível, utilize-os. Se não for, certamente não há problema em utilizar ou misturar com as ferramentas da  Formação em Coaching.

Mas lembre-se: Não se trata de um Life Coaching e sim de um Executive Coaching.

Entretanto, se você tiver recursos diferenciados para aplicar no seu cliente do coaching executivo, seu atendimento também será individualizado. Além disso, o executivo geralmente ocupa importante cargo na empresa e gosta de se sentir reconhecido como tal. Consequentemente, ele se sentirá orgulhoso ao saber que existem técnicas diferenciadas para ele.

formacao-coaching2