MUSEU DA EMPATIA

Museu da Empatia – Sem Limites para a Criatividade

“Quer saber como me sinto de verdade? Ande um quilômetro com meus sapatos”.

Há uma grande verdade nessa expressão, ela mostra que podemos verdadeiramente  sentir o que outro sente, somente quando nos colocamos no lugar dele.  O nome dessa habilidade tão excepcional é EMPATIA!

Sobre a Empatia

Para o pesquisador da Psicologia Positiva, C. Daniel Batson, a empatia é uma resposta emocional à dificuldade emocional percebida de outra pessoa; ela envolve a capacidade de corresponder às emoções de outrém. Não se trata de reproduzir as emoções da outra pessoa como se fosse um espelho e sim de ter uma sensação de  bondade em relação àquela outra pessoa.

É uma habilidade social que pode ser desenvolvida.  Nos grupos onde ela é incentivada os níveis de ajuda mútua são mais altos pois os participantes começam a entender as necessidades, sentimentos, motivações e perspectivas uns dos outros. Não existe o “nós contra eles”. E a probabilidade de sucesso em uma tarefa, atividade e alcance de resultados é muito maior.

A empatia é um elemento da Inteligência Emocional. Além disso, na Psicologia Positiva, ela é a porta de entrada para o altruísmo, a gratidão e o perdão, emoções positivas que aumentam nosso nível de bem-estar e felicidade.

Agora o exercício da empatia está acessível a todos os brasileiros.

O Museu da Empatia chega no Brasil e está aberto aos visitantes entre o dia 18 de Novembro a 17 de Dezembro de 2017 no Parque do Ibirapuera.

A exposição será na área externa do Pavilhão da Bienal e o visitante poderá conferir um recorte especial da mostra “Caminhando em seus sapatos…”, originalmente sediada em Londres. É uma maneira prática e criativa de aprender sobre a empatia.

Toda instalação ficará dentro de um ambiente que remete a uma caixa de sapatos gigante, onde pares de calçados serão expostos com histórias relacionadas à diversidade humana.

Ao todo, 25 histórias conduzirão o público a uma viagem sensorial e empática, apresentando relatos do luto ao amor, da perda à superação, preconceito a inspiração, exclusão a inspiração, entre outros.

Essa experiência única proporciona ao participante uma ampla reflexão sobre diversos temas, como a diversidade, direitos humanos, LGBTfobia, gordofobia, cultura, educação, violência social e acessibilidade.

Como funciona?

O visitante escolhe um sapato ou uma história que gostaria de ouvir. Após a escolha, ele é convidado a caminhar com os sapatos pelo espaço, enquanto escuta um depoimento narrado da pessoa a quem eles pertenceram.

Simplesmente fantástico, não é? E uma grande oportunidade de aprender fazendo.  Confira as datas e horários:

Visitação

“Museu da Empatia” – Caminhando em seus sapatos…

Local: Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP)

Período: 18 de novembro a 17 de dezembro de 2017

Horário: terça a sexta das 10h às 19h | sábados e domingos das 11h às 20h

Entrada: GRATUITA / 25 pessoas por vez (senhas distribuídas no local)

formacao-coaching2