Feedback Positivo

Ministrando um dos meus treinamentos para inúmeros profissionais de uma indústria, cujo tema era comunicação interpessoal, um dos colaboradores me disse reservadamente que naquela empresa nunca havia recebido um feedback dos seus superiores e que sempre fica em dúvida se o seu desempenho está correspondendo àquela função.

Parece incrível, mas essa fala não me surpreendeu pois apesar do feedback ser considerado importante por 99% dos líderes e gestores, a grande maioria não o pratica.

A reclamação mais frequente dos profissionais é que não sabem se estão desempenhando bem suas funções nem qual é a opinião do superiores a respeito de sua performance.

Para Joseph (Joe) Folkman, conferencista americano e uma autoridade em avaliação:

Sem feedback voamos às cegas.

É muito importante que os colaboradores recebam feedbacks de seus desempenhos. Eles não precisam acontecer somente após a Avaliação de Desempenho, eles podem ser constantes e rápidos, dados diariamente.

O andamento do trabalho, a conclusão do trabalho e seus resultados são ótimos motivos para um feedback.

Feedback: Significado e Importância

Feedback significa dar respostas ou retornos diante de situações ou comportamentos. É a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre algo.

O feedback é positivo e construtivo quando incentiva comportamentos considerados desejáveis ou estimula o desenvolvimento de uma pessoa.

Nas organizações é fundamental porque informa o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado, permitindo que ele saiba como seu trabalho é percebido pelos outros e qual o nível de satisfação da empresa.

O feeback é uma técnica poderosa que auxilia na mudança comportamental, deixando claro para o colaborador o que a organização espera dele, sua performance atual, quais seus gaps (lacunas), o que pode manter e o que pode melhorar para ter melhor desempenho.

Avaliar os acertos, o que poderia ser diferente da próxima vez são reflexões trazidas por um bom feedback.

Objetivos do Feeback

O feedback tem como objetivos específicos:

  1. Manter as pessoas informadas.
  2. Favorecer efetivamente a realização do trabalho.
  3. Corrigir eventuais erros ou desvios do passado.
  4. Promover o crescimento das pessoas.
  5. Manter as pessoas engajadas
  6. Focar-se em desempenhos futuros.

Sobretudo, o feedback é um dos principais aspectos da comunicação eficaz pois possibilita a boa conexão com os outros. Quando usado corretamente ajuda a potencializar os pontos fortes e trabalhar os pontos que precisam de ajustes para que os colaboradores busquem se desenvolver plenamente e alcançar resultados.

O feedback é positivo quando incentiva comportamentos considerados desejáveis ou estimula o desenvolvimento de uma pessoa.

Dicas de Como Dar e Receber Feedback

Quando não é uma prática da empresa, o feedback pode gerar uma certa tensão, mas com o passar do tempo será incorporado à cultura e deixará de ser algo extraordinário para se tornar uma atividade relevante, mas normal, assim como todas as outras.

Podemos nos atentar para que o feedback seja algo bastante construtivo, para isso vamos dar algumas dicas de como dar e receber:

Dar Feedback

Algumas dicas de como dar um feedback, mesmo quando tenha que abordar uma situação difícil:

  1. Escolher o momento certo e o lugar certo, de preferência, sem interrupções.
  2. Não julgar, se atendo somente aos fatos.
  3. Deve ser específico e não genérico. Evitar “Você é muito relaxado.” Usar: “Sua mesa tem muitos objetos e papéis, procure deixá-la mais organizada.”
  4. Adotar uma postura impessoal, que contemple exclusivamente os aspectos relacionados ao trabalho.
  5. Assegurar-se que as informações foram compreendidas, esclarecendo algumas dúvidas, caso surjam.
  6. Não é o momento de “lavar a roupa suja” ou de ofensas, de dizer o que quer. Também não é o momento de ficar se omitir em relação a questões importantes.

Receber Feedback

Seguem algumas dicas importantes de como receber  feedback:

  1. Controlar as emoções e impulsos.
  2. Não contestar e se justificar o tempo todo.
  3. Cuidado com as expressões não-verbais, posturas, insinuações de estranhamento e discordância.
  4. Ater-se aos fatos e evitar generalizações do tipo “O senhor está me perseguindo.” ou “O senhor não gosta de mim.”
  5. É preciso demonstrar interesse e assumir compromisso com a mudança, se for o caso.

Cuidados no Feedback

Alguns profissionais com imagem distorcida de si mesmo, se julgam mais do que realmente são. Outros são hipersensíveis às críticas. Nesse caso, o feedback deve ser dado com muito cuidado, se possível na presença de duas pessoas, o superior imediato e um representante do RH. Para eles é difícil admitir suas ineficiências, por isso é importante que seja dado de forma construtiva, onde percebam que o objetivo é ajudar a melhorar suas competências nos aspectos comportamentais e profissionais.

O feedback positivo é uma habilidade inerente ao líder eficaz, se a sua organização não adota essa poderosa técnica, é hora implantá-la imediatamente. Não perca a oportunidade de contribuir com sua equipe de trabalho.

Por outro lado, se você não costuma receber feedback do seu superior, solicite educadamente, perguntando se o seu trabalho está de acordo com o que se espera e os aspectos que podem ser melhorados.

A técnica prática de dar feedback ensinamos em nossa Formação Master em Liderança e Gestão – MLG. Clique aqui para saber mais.

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