oportunidades

Muitas organizações não aplicam o coaching interno porque simplesmente não sabem como fazê-lo.

A maioria dos coaches parte para o coaching em grupo dentro das organizações para abranger número maior de pessoas, outros aplicam o coaching informalmente por meio das perguntas poderosas. Mas poucos sabem identificar as oportunidades para fazer isso de maneira formal e individual.

É exatamente isso que ensinaremos nesse artigo: quais as oportunidades de aplicar o coaching individual e  em um colaborador dentro das organizações.

O coaching e as Organizações

Algumas empresas enviam seus profissionais para fazerem cursos de coaching sem saber ao certo o que eles realmente podem desenvolver. Outras não investem na formação de seus colaboradores porque não vêem perspectiva de aplicação dentro dela.

Existem situações especiais em que as lideranças e o RH podem fazer jús a sua formação de coaching dentro das empresas. É o que chamamos de coachable moments.

Identificando Oportunidades

É hora do coach formado mostrar a que veio e que o coaching pode auxiliar no desenvolvimento dos talentos internos. Segundo o Prof. Idalberto Chiavenato, isso pode ocorrer em uma das 6 situações a seguir. É quando um colaborador:

  1. Demonstra claramente o interesse em aprender uma nova habilidade ou competência.
  2. Solicita feedback a respeito de sua atuação e desempenho.
  3. Expressa  interesse em alguma mudança no ambiente de trabalho.
  4. Tem queda na produtividade ou qualidade no trabalho e solicita ajuda.
  5. Mostra desejo de  maiores oportunidades de desenvolvimento e de carreira.
  6. Sente dificuldades ou  necessita transpor obstáculos, mas não sabe por onde começar (ou como fazer) e necessita de ajuda.

Praticando o Coaching

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano mais incríveis e rápidas que se tem conhecimento. Ele atende as necessidades das organizações e promovem mudanças rápidas na velocidade que o mundo exige.

Seja coach, pratique o coaching! Tire seu diploma da gaveta e aproveite todas essas situações para fazer o coaching acontecer dentro da sua empresa!

formacao-coaching2