PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

A persuasão é uma das competências fundamentais para todos os profissionais. Independente da profissão e da função.

Além disso, todos nós gostamos, queremos e precisamos ser entendidos e compreendidos. E em muitas vezes, precisamos de adeptos para nossas ideias e ações.

A persuasão está alinhada a capacidade de influenciar pessoas e convencê-las de algo. Para o psicólogo Robert Cialdini, uma das maiores autoridades no assunto:

Persuasão é habilidade de trazer as pessoas para o nosso lado. Para isso, basta mudar apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos.

Ademais, pesquisas revelam que pessoas inteligentes emocionalmente, felizes, bem sucedidas possuem alta capacidade de persuadir, influenciar, vender, negociar, motivar e compreender a natureza humana.

Persuasão, Influência e Traços

E o que é necessário para exercer o poder de persuasão?

Infelizmente, a maioria das pessoas enfrenta momentos em que não conseguem o que buscam. Entretanto, isso não é motivo para acreditarmos que não somos capazes, e sim um sinal de que precisamos e podemos melhorar as habilidades de persuasão e influência. Na prática, não existem muitas diferenças entre uma e outra.

A persuasão é algo mais incisivo e direto, seja em uma negociação ou venda, por exemplo. Já a influência é mais natural e intrínseca, construída no dia a dia de trabalho.

Os principais traços e características dos profissionais persuasivos são: atualização, honestidade, organização, bom ouvinte, esforçado, proativo, humilde, criatividade, determinação, confiança e a capacidade de compreender comportamentos.

Pessoas Persuasivas

Outrossim, as principais habilidades das pessoas persuasivas e prósperas são a empatia, a confiança, a autoridade, a comunicação e a automotivação.

A empatia é a capacidade de compreender o outro, ver as situações sobre a sua perspectiva. Acima de tudo, sentir o que ela sente e a preocupar-se em atendê-la em suas necessidades. Os melhores persuasores percebem e sabem o que a outra pessoa sente e consegue conectar-se a ela em 30 segundos ou menos.

Isso ocorre por dois motivos interessantes. O primeiro deles é devido a terem excelente percepção. O segundo, porque o comportamento humano é previsível. Há certos disparadores ou reações automáticas comuns a qualquer pessoa.

Habilidades das Pessoas Persuasivas

Enquanto a desconfiança hoje permeia a mente das pessoas, os experts em persuasão possuem a habilidade de confiança. Se quisermos persuadir, precisamos estabelecer confiança.  Pessoas pouco confiáveis reagem de maneira defensiva, não são sinceras, evitam conselhos, culpam os outros e repetem hábitos derrotistas.

Principalmente, a autoridade é outra habilidade da persuasão. Ela mostra quem é você diante da sua especialidade ou do seu negócio, sua formação, o que lhe credencia perante as outras pessoas ou profissionais. Os melhores persuasores tem autoridade e são respeitados. O respeito é algo conquistado aos poucos, mediante a conduta nos assuntos pessoais e profissionais. Se você é uma pessoa respeitada, íntegra e de caráter em todos os aspectos, negócios, carreira e liderança, as pessoas saberão e o respeitarão por isso.

A comunicação e a automotivação são outras competências essenciais para um persuasor de excelência. Tanto para estabelecer conexão com as pessoas, quanto para se mostrar confiante e motivado em relação ao que pretende defender, vender ou negociar.

Se durante essa leitura consegui despertar a curiosidade sobre o tema, lhe convencer que a persuasão é uma habilidade importante e que deve ser aprimorada, é porque consegui persuadi-lo usando as técnicas apropriadas. Pense nisso!

3 thoughts on “PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

  1. Vera Rocha says:

    Gostei muito do que li, gostaria de saber se vocês dão curso de Persuasão?
    Se sim, gostaria que me enviassem todas as informações.
    Att.
    Vera Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *