AUTOCOACHING: O QUE VOCÊ PODE FAZER PELA SUA CARREIRA

Autocoaching

Autocoaching: evolua na sua carreira por meio do coaching.

O desemprego continua a níveis alarmantes. Os índices passam de dois dígitos há um grande tempo. Grande parte dessa taxa elevada é consequência de fatores que não estão sob o nosso controle como crises econômicas, queda nas vendas, aumento da inadimplência e até mesmo automação de algumas funções.

Mas ainda assim, há muito o que a pessoa possa fazer pela sua própria carreira. Ela própria tem o poder de elevar seu nível de empregabilidade, independente da sua área de atuação.

Antes de mais nada, toda melhoria deve começar por nós mesmos. Por isso é necessário ser o protagonista e o diretor da própria história.

Nesse sentido, o coaching é uma metodologia eficaz, que produz efeitos a curto e a longo prazo para quem o pratica adequadamente. Por essa razão, indicamos o autocoaching para aqueles que desejam desenolver a sua carreira.

Seja Coach de Si Mesmo

Primeiramente, utilize o self coaching para orientação própria, de forma que possa fazer uma conexão com o que há de melhor em si.

Quando o praticamos, elevamos o autoconhecimento e desenvolvemos nossas competências.

O self coaching centra no que realmente somos com foco no “eu” para posterior conexão com os outros e o mundo.

Ele nos leva a fazer mudanças, a ajustar comportamentos e a alavancar resultados, o que é excelente para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Técnicas e Dicas para o Autocoaching

A chave de ignição do coaching são as perguntas poderosas. Por meio delas podemos nos autoquestionar e fazer reflexões mais profundas.

Costumamos fazer isso no final do ano por exemplo, quando nos questionamos o que aconteceu naquele período. O que deu certo, o que deu errado, o que queremos para o futuro, etc.

Mas essa não precisa ser a única oportunidade de aplicar essa metodologia em nós mesmos. Assim, selecionamos sete dicas importantes para a sua carreira por meio dessa prática:

1) Seja positivo e realista

Ser positivo não significa ter Síndrome de Polyanna que tudo vê com lentes cor de rosa. Trata-se de praticar emoções positivas como o otimismo e a esperança, que ajudam a viver o presente de forma mais satisfatória e a planejar o futuro com os olhos da mente.

2) Tenha uma vida realizadora

Faça o que precisa ser feito, sem procrastinar. Fixe metas para si nesse momento. Comece pelas pequenas, no que vai concluir no dia, na semana, no mês, depois parta para as grandes. Trace metas exequíveis e que possa realizar. E realize-as.

3) Tenha bons relacionamentos interpessoais

Tenha um network rico e desinteressado. As pessoas são o melhor antídoto para os dias ruins e a melhor fórmula para os bons momentos. Aproxime-se das pessoas do seu círculo de influência, elogie-as (quando merecerem), pratique atos de gentileza.

4) Seja ético

Por onde passar, em todos os trabalhos que tiver na vida, seja uma pessoa ética e virtuosa. Não cometa erros morais ou faça coisas que comprometam sua credibilidade. Ser ético é um bom negócio.

5) Tenha cidadania organizacional

Nunca fale mal do seu trabalho anterior ou da atual empresa, muito menos dos empregadores. Se não sente orgulho de trabalhar onde está, talvez esse não seja o local ideal para você.

6) Faça tudo com excelência

Execute as tarefas que lhe forem atribuídas com presteza, aprecie a excelência, mesmo que não goste do que faz. Afinal, não fazemos o que gostamos o tempo todo. Na Psicologia Positiva, a Excelência é uma virtude.

7)  Qualifique-se

Aumente suas competências, seja um profissional que o mercado valoriza. Mantenha-se atualizado, participe de palestras, faça cursos na sua área, coloque algo novo e bom no currículo a cada seis meses, no mínimo.

Principalmente, leve em consideração que nossas pequenas atitudes diárias somam-se umas às outras e constituem nossa vida e carreira.

Para terminar, pratique o autocoaching o tempo todo, ele o manterá consciente do seu comportamento e o levará ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *