Solidão

A solidão quando não é uma escolha da pessoa, ocasiona dor e sofrimento  e é considerada questão de saúde pública em muitos países.

Os europeus que comumente são reconhecidos como frios e distantes deram um grande passo nesse sentido. Recentemente o Reino Unido nomeou a Ministra da Solidão para combater a onda de tristeza e isolamento que assola o país.

Estive na europa algumas vezes e conheci um pouco da cultura. É verdade que a grande maioria dos europeus não sorriem muito, tampouco dão tapinha nas costas, falam amenidades ou possuem relacionamentos vazios.

Talvez eles não achem tanta graça em piadas e fazer churrascos todo final de semana, mas sem dúvida, eles mostram quem são quando o assunto é cuidar de outro ser humano. E isso, comprovadamente, como nesse caso, fazem muito bem.

Solidão como Tortura Psicológica

Voltando ao assunto da solidão, sabe-se que quando ela é forçada, contra a vontade da pessoa, traz uma intensa tortura psicológica. Exemplo disso é a cela solitária, pena imposta a alguns presos submetidos ao isolamento social. Nela eles não têm qualquer tipo de contato com outros seres humanos, exceto com os funcionários do presídio.

O que a princípio parece ser uma pena inofensiva, com o passar do tempo, mostra-se cruel. O confinamento solitário prolongado, leva os presos à loucura, literalmente.

Relatos de pessoas nessas condições mostram que elas vivem em constante estado de tensão e sofrem com os pensamentos ruminantes. Muitas delas ouvem vozes, sofrem de paranoia e alucinações.  Lutam pela sanidade constantemente.

Estudos científicos comprovam que ficar em isolamento social por mais de 15 dias pode trazer danos psicológicos irreversíveis.

Como Combater esse Sofrimento Psíquico

Existem muitos estudos sobre a solidão e seus males, e por incrível que pareça, poucos de como preveni-la ou tratá-la de forma perene e não de maneira paliativa. Da mesma forma, a Psicologia Positiva propõe intervenções que auxiliam no combate à solidão.

John Cacioppo, psicólogo e diretor do Centro de Neurociências da Universidade de Chicago estudou profundamente o tema “conexão social”. Ele propõe 4 intervenções no combate à solidão.  Clique aqui para aprender sobre elas!

formacao-coaching2