Habilidade Humana

Você observa as árvores ou a floresta? Ao contrário do que possa supor, não se trata de um artigo ambiental, mas sim do desenvolvimento de uma habilidade humana.

O que significa ver as árvores ou a floresta, afinal?

Peter Senge, engenheiro e PhD em gestão pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), propôs um método do pensamento sistêmico para a abordagem de problemas, que descrevia como a arte de ver a floresta e as árvores.

Essa é uma metáfora muito interessante para ilustrar a visão sistêmica que podemos desenvolver em nossas vidas. Quando estamos envolvidos em uma situação, um problema, um relacionamento, um projeto, costumamos ver as árvores em vez da floresta.

Ver as árvores tem vários significados, pode ser enxergar um detalhe, uma sutileza, mas também, que concentramos demais nossa atenção aos pequenos detalhes e nos esquecemos do resto. Não queremos dizer que os detalhes não são importantes, é claro que são, mas não são tudo, é preciso dar um passo atrás e ver o cenário todo. Quando nos afastamos um pouco da situação, temos uma visão mais ampla e aí conseguimos enxergar a floresta.

Isso ocorre na nossa vida, nas nossas empresas o tempo todo. Enxergar as árvores é enxergar somente uma peça, enquanto o cenário é muito mais amplo. É como ver aquele pequeno defeito do quadro em vez da paisagem toda.

Na empresa, aquele líder individualista, que se preocupa somente com o “seu departamento” e diz ou pensa “isso não é da minha área” enxerga somente as árvores e não a floresta. Não percebe a relação de causa e efeito entre sua área e as outras da empresa, agindo de forma mecânica, tomando decisões sem ter a visão do todo. Seu departamento, nesse caso, é a árvore e empresa, a floresta.

O pensamento sistêmico proposto por Senge, em contraponto à teoria mecanicista, permite ampliar a visão e perceber que o nosso trabalho, independente do cargo ou função, afeta todos em uma organização.

É possível ver as árvores e a floresta, simultâneamente?

Todos nós temos a capacidade de melhorar nossa compreensão do encadeamento das ações e dos elementos na empresa, treinando nossa habilidade de observar sistemicamente.

Quando assim o fizermos, teremos a habilidade de enxergar simultaneamente as estruturas complexas (o todo) e também as mais sutis (os detalhes).

É ver a floresta além das árvores.

Salvar

formacao-coaching2