A IMPORTÂNCIA DE TER OBJETIVO NA VIDA

Objetivo na vida: você tem um?

Qual seu propósito de vida? Qual sua missão no mundo? Aonde você quer chegar?

Ao contrário do que possa parecer, essas perguntas não são de autoajuda.

São questões intrínsecas à espécie humana que auxiliam no entendimento de suas ações, suas reações e seu objetivo maior de vida.

Muitas vezes o ser humano sente uma sensação de vazio. Levanta da cama todas as manhãs sem encontrar sentido na sua existência, sem sonhos e sem esperança.

A boa notícia é que a sensação de vazio se esmaece quando cada pessoa detecta seu significado único e sua missão no mundo.

Nesse sentido, Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta afirma em seus estudos que:

O ser humano precisa de pensamentos e convicções que lhe dêem um sentido à vida e lhe permitam encontrar seu próprio lugar no mundo. Ele pode superar obstáculos e suportar as mais incríveis provações se estiver convencido de que elas fazem sentido. É a consciência de que a vida tem uma significado maior que o eleva além do simples mecanismo de ganhar e gastar. Se isso lhe falta, sente-se perdido e infeliz.

Por não ter um sentido claro na vida muitas pessoas deixam-se levar pelas circunstâncias, sejam elas boas ou ruins.  Elas são orientadas pelo externo, pelas circunstâncias ou pelos outros e não por elas mesmas.

Consequentemente, levam suas vidas, suas carreiras ou seus negócios, ora se lamentando pelo seu infortúnio do presente, ora remoendo o passado ou preocupadas com o futuro.

São pessoas que não sonham com o seu futuro e não plantam a semente da mudança, não fazem nada para que ele aconteça.

Visão de Mundo

Além disso, possuem uma visão de mundo limitada. Simplesmente se deixam levar.

Pense bem: nossas perspectivas são influenciadas pela forma que enxergamos o mundo. Se nossa visão é curta e limitada, qual a probabilidade de sonhar? Sonhar será muito difícil. Consequentemente, nossos sonhos não se tornarão objetivos e muito menos, em realidade.

Aquilo que você considera importante o motivará a atingir seus objetivos, se não os possui, não se sentirá motivado a continuar. E nem mesmo, começar.

Objetivos na Vida

O que você mais deseja na sua vida? O que quer para sua carreira? Aonde quer chegar com o seu negócio? Quanto é importante para você atingir seus objetivos?

Essas perguntas despertam a percepção de que pode transformar seus sonhos em objetivos para que se tornem realidade. Somente desta forma, poderá planejar-se para chegar aonde quer, ter a vida que gostaria.

Sabendo exatamente o que quer atingir, por consequência concentrará todos os recursos e esforços para obter os melhores resultados.

Após entender seu principal objetivo na vida é importante declará-lo e escrevê-lo.  colocar em um lugar onde possa vê-lo todos os dias ou pelo menos, uma vez por semana.

Objetivos são Desafios

Recentes estudos da neurociência descobriram que o cérebro precisa de objetivos e desafios para se manter ativo, funcionando como uma espécie de exercício físico. O cérebro necessita de estímulos futuros positivos para permanecer em atividade e motivação.

Dessa forma será programado e autossugestionado psicologicamente para perseguir esse objetivo. Não é possível, no entanto, atingi-lo sem determinação, esforço e persistência.

Mas ao encontrar obstáculos (e certamente eles virão), você terá motivação suficiente para continuar. As derrotas não serão suficientes para afastá-lo do objetivo.  Os fracassos podem ser momentâneos, mas com um objetivo em mente, você nunca terá uma mente fracassada.

Uma vez que as pessoas que têm objetivos podem defini-los claramente, elas também obtém mais sucesso naquilo que fazem.

Finalmente, é importante lembrar que pior que não atingir seu objetivo, é não ter nenhum objetivo para atingir.

3 thoughts on “A IMPORTÂNCIA DE TER OBJETIVO NA VIDA

  1. Pingback: Importância dos objectivos no ser humano Blogueira Portuguesa -

  2. Avatar
    .aria de Fatima says:

    Dra. Me ensina a persistir nos meus objetivos, preciso ter.monha casa própria, não te no ajuda de ninguém, sou eu e meu trabalho, ao ganho bem e ele. Disso tenho meus compromissos. Te vi u..horas o de 17a os q paga meu aluguel e ajuda os estudos da minha fia de 18 a. Em rumo a faculdade
    A coisa não parece muito benéfica para mim
    Mas não vou desistir.

    Desculpe o desabafo, muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X