CARREIRA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0

As carreiras serão profundamente impactadas na Revolução Industrial 4.0.

Fundamentalmente, existem competências fundamentais para ter sucesso nesse novo mercado. 

Carreira 4.0 e as Transformações Globais

Inicialmente, as transformações e as mudanças a nível global estão acontecendo com muita rapidez e velocidade.

A sociedade está entrando em um contexto único chamado “Quarta Revolução Industrial” ou “Revolução Industrial 4.0”.

Entretanto, diferente de todas as outras  revoluções, esta apresenta-se com elementos até então desconhecidos. Ela inclui alta tecnologia, “internet das coisas”, robótica, inteligência artificial, veículos autônomos, biotecnologia, etc.

Todo esse avanço tecnológico trazido pela Revolução 4.0 mudará profundamente a maneira como vivemos. Mas principalmente como consumimos, como nos relacionamos e nos comunicamos, com profundos impactos na área pessoal e profissional.

Nessa última, uma das grandes transformações relaciona-se à a forma como nossas carreiras serão geridas.

Das Carreiras Modernas à Carreira 4.0

Atualmente, nas carreiras modernas entende-se que o responsável pela condução e rota de carreira são os próprios profissionais.

Prevalece nesses modelos, o sucesso psicológico e o “network.” Mas os componentes da Carreira 4.0 vão muito além disso.

Nela, a qualificação e autodesenvolvimento serão constantes, com ênfase no aprendizado real e de alto nível.

Fatores como estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para adaptar-se às novas funções e habituar-se a aprendizagem multidisciplinar serão vitais para o sucesso.

Outros aspectos como clareza do propósito profissional e dos valores pessoais, o que representa encontrar o significado real do trabalho e do que faz, bem como a felicidade na trajetória profissional são elementos bem-vindos na Carreira 4.0.

Além disso, ter senso crítico, além de saber coletar grande número de informações válidas e selecioná-las para decidir quais delas serão estratégicas e melhores na tomada de decisão são  elementos relevantes nesse novo mercado.

Da mesma forma, o desenvolvimento de competências sociais como ter e fortalecer relações positivas serão fundamentais.  Assim como aprender e conviver com a diversidade e as diferenças também serão cruciais, já que cada vez mais trabalharemos com grupos multidisciplinares.

Para tanto, é preciso estar aberto a escuta ativa, respeito mútuo e empatia. A colaboração ganha cada vez mais força no mundo tecnológico. E por fim, existe uma competência que será o grande diferencial da Carreira 4.0.

Competência Essencial na Carreira 4.0

Nesse sentido, e diante de todas as pesquisas que eu e a Profa. Elaine Dias temos desenvolvido ao longo do tempo, além das nossas práticas organizacionais, podemos garantir que a  Inteligência Emocional  é um grande diferencial para as carreiras modernas.

Essa é a competência que fará com que os profissionais enfrentem as mudanças e crises decorrentes com equilíbrio e ao mesmo tempo, apresentem resultados extraordinários. Se quiser ter sucesso na carreira agora e no futuro, prepare-se agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X