COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES E SENTIMENTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Estabelecer contato com nossas emoções e sentimentos não é tarefa fácil, já que durante nosso desenvolvimento, buscamos mecanismos de defesa para não fazê-lo.

O que São Emoções

As emoções são reações afetivas intensas e momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos, tanto internos quanto externos, conscientes ou inconscientes. As emoções normalmente surgem como resposta a um evento que pode ter um significado tanto positivo quanto negativo.

Inteligência Emocional para Gerenciamento das Emoções

Quando temos inteligência emocional somos capazes de perceber nossas emoções, além de controlá-las. Isso promove nosso desenvolvimento e preserva nossa imagem profissional. Conhecer as  emoções significa ter autoconsciência de nós e o autoequilíbrio em relação aos acontecimentos.

A falta de inteligência emocional afasta a autorregulação, tornando a pessoa inapta para lidar com os conflitos internos e os do meio onde se relaciona.

Atualmente presenciamos nas organizações, profissionais raivosos e confrontativos que demonstram a sua falta de autoconhecimento ou controle sobre suas emoções.

Da Racionalização à Emoção

Por muito tempo o processo de racionalização afastou o lado social e humano do trabalho.

Uma organização bem administrada era aquela que tivesse êxito em eliminar emoções, onde a racionalização era imperiosa.

No entanto, atualmente, as organizações inteligentes compreendem que as emoções faz parte da natureza humana e incentivam os profissionais e se autoconhecerem.  Muitas delas têm investido em treinamento, desenvolvimento ou outras formas criativas para sensibilizar os profissionais sobre a necessidade do equilíbrio emocional e do autoconhecimento em suas vidas.

O gerenciamento das emoções negativas como a ansiedade, a raiva e a tristeza traz benefícios para os profissionais e as empresas, tendo como resultado pessoas equilibradas e capazes de compreender os outros, motivadas e preparadas para melhor desempenho e produtividade.

5 Dicas de Como Gerenciar as Emoções

Seguem 4 dicas de como lidar com as emoções quando se sentir no meio de um turbilhão emocional:

  1. Busque o autoequilíbrio: procure autoequilibrar-se, não ser impulsivo para não fazer coisas que pode se arrepender depois.
  2. Escolha a situação: sempre que possível, aproxime-se ou afaste-se de pessoas e situações ou ambientes que possam colocá-lo em situação de vulnerabilidade emocional.
  3. Modifique da situação: altere deliberadamente a situação que causa desconforto. Por exemplo, mude intencionalmente o rumo da conversa quando ela encaminhar-se para um assunto incômodo.
  4. Distraia-se: Distraia-se com outras coisas quando o assunto ou o ambiente lhe perturba. Por exemplo, em meio a uma reunião conflituosa, foque-se em um quadro, ou pense na letra de uma música para distrair-se daquele ambiente hostil.
  5. Concentre-se: focalize a atenção no problema a fim de resolvê-lo. Isso faz com que você disponibilize recursos cognitivos para a solução, deixando outros aspectos em segundo plano. Se uma pessoa é mal educada com você porque algo deu errado no trabalho, ao tentar solucionar o problema você mobilizará seu cérebro a fim de tentar resolver o problema e não se preocupará em dar respostas à ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X