COMO SOLUCIONAR CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES

COMO SOLUCIONAR CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES

gerações

Atualmente as organizações enfrentam inúmeros conflitos no ambiente de trabalho ocasionados pelas diferenças entre as gerações. Diante da diversidade comportamental e dos valores apresentados por cada geração, as adversidades e os problemas como os de relacionamento e de comunicação acabam surgindo nesse contexto.

Nas organizações, assim como em todos os lugares onde existem relacionamentos interpessoais, é muito provável que surjam conflitos entre pessoas e grupos.

Sendo assim, os conflitos  fazem parte do cotidiano corporativo e muitos desses ocorrem por divergência de opiniões e valores das gerações.

Compreender o perfil de cada geração e trabalhar com a diversidade de cada uma delas torna-se um grande desafio para as organizações na administração de conflitos. Pesquisas apontam que 75% da empresas brasileiras apresentam conflitos entre as gerações Baby Boomer, X e Y.

As Gerações

Geração Baby Boomer

A geração Baby Boomer, também chamada de Geração BB, (pessoas nascidas entre 1948/1963) foi a grande responsável pelo termo “workaholic” já que para elas o trabalho sempre foi prioridade, assim como a lealdade aos empregadores.

Para essa geração não existe nenhum problema em trabalhar anos no mesmo local e seguir a ética e regras da organização. A grande vantagem dessa geração é sua grande experiência e conhecimentos no mercado corporativo. Os valores dos baby boomers estão voltados para o sucesso, a realização, a ambição e o compromisso.

Geração X

Para a geração X (pessoas nascidas entre 1964/1977) o equilíbrio e a conciliação entre a família e o trabalho é fundamental, sem isso se sentem desmotivados.

Não gostam de hierarquia, adoram o trabalho em equipe, gostam muito de dinheiro, não veem mistério em computadores. Tem pouco receio em compartilhar suas ideias. Bastante aproveitada na implantação/supervisão de projetos. Seus valores são independência e justiça.

Geração Y

A geração Y (pessoas nascidas entre 1978/1994) foi a primeira a conviver, desde a vida nas escolas, com a tecnologia. Os adultos dessa geração buscam uma formação com qualidade.

É uma geração imediatista e ansiosa que faz questão de colocar sua opinião em destaque. Seus valores são a autoconfiança, o sucesso financeiro, o trabalho em equipe, a lealdade a si mesmo e aos relacionamentos.

Como Resolver os Conflitos Geracionais

Para lidar com os conflitos geracionais, as organizações necessitam compreender os valores de cada uma delas e seus estilos de trabalho.

Os baby boomers (BB) por exemplo, não gostam de ser gerenciados em detalhes, ao contrário da geração Y que prefere receber orientações específicas. A geração BB tem espírito de trabalho em equipe, a X prefere agir de forma isolada, enquanto que a Y gosta de equipes abertas e honestas.

Os BB podem ser mentores, enquanto que os Y podem encontrar ideias criativas para os problemas.

Independente da geração, o diálogo deve ser uma prática constante e o feedback permanente.

As organizações devem valorizar o que há de melhor em cada geração (sabedoria da BB, dedicação da X e o perfil “multitarefas” da Y, por exemplo) buscando pontos comuns e utilizando os divergentes de uma forma positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X