DIÁRIO DA QUARENTENA CORONAVÍRUS

Diário da Quarentena - capa do blog

Diário de Quarentena

Diante da situação alarmante do novo coronavírus o Governo no Estado de São Paulo determinou uma quarentena de 15 dias em todo o Estado.  Estou consciente do quanto essa prevenção é importante e estou disposta a colaborar.  Eu todo o time do Instituto ISI INFINITY estamos em nossos lares trabalhando remotamente.

Durante esse tempo farei um breve diário de minhas vivências e percepções, as quais compartilharei com você daqui para frente ininterruptamente durante 15 dias.

Assim, espero contribuir para que tenham reflexões e dias melhores também. 

Em tempo: em 06/04/2020 foi decretada uma nova quarentena no Estado, entretanto, optei por finalizar minhas reflexões referente ao primeiro período da quarentena, que foi do dia 24/03/2020 a 07/04/2020.

1º Dia Quarentena  –  Planejamento e Reflexões (24/03/2020)

Hoje revisei meu planejamento  e comecei a praticar algumas ações, como rever alguns textos para serem publicados. Ao mesmo tempo muitas reflexões vieram à minha mente, diante das mudanças repentinas. 

Tomei consciência do quanto meu escritório é acolhedor e quanto gosto dele.  Eu já não estava em minha sala com minhas lembranças, troféus e homenagens. A visão da janela redonda que me permite ver a igreja, o centro e a cidade já não fazem parte do meu dia…

A realidade é que eu estava no escritório da minha casa, acolhedor também, é verdade. Entretanto, um pouco diferente.  

Relembrei os momentos das pessoas circulando pelo escritório, cada uma com o seu olhar e jeito próprios. Umas mais falantes e expansivas, outras mais quietas e reservadas. 

Bateu uma saudade tão grande do meu time, agora cada um em sua casa, estamos juntos e ao mesmo tempo separados. Fiquei muito emocionada com essa lembrança.

Diante do novo cenário, tomei decisões aqui mesmo, à distância. Tenho que confessar que algumas delas me deixaram com o coração partido. Mas todas foram relevantes e importantes nesse momento tão difícil.

Assim, encerro meu diário nesse dia, agradecendo a Deus, a vida e a todos as pessoas que estão e estarão comigo no futuro.

 

2º Dia – Gratidão

Diário da Quarentena 2o dia

Comecei esse dia caminhando no condomínio onde moro.

Pensei em como sou privilegiada em morar em um lugar que me oferece a natureza, em que posso fazer minhas atividades físicas com segurança e tranquilidade. Ao mesmo tempo lembrei das pessoas que não tem a mesma oportunidade que eu. 

Pedi a Deus para que possa guardá-las e derramar suas bênçãos sobre elas, principalmente, nesse momento de crise. E que eu possa fazer a minha parte.

Ainda nesse dia escrevi outros artigos, gravei alguns vídeos e falei com minha mãe idosa. Ela me disse: “-Estou com saudades, venha me ver”; eu respondi: “-Em breve estaremos juntas novamente, mãe. Isso é para o seu bem.” 

Sou grata pela vida dela. Pedi para Deus a guarde nesse momento.  Sou muito feliz por tê-la por perto.

Assim, encerro meu diário da quarentena, agradecendo a Deus e ao Universo por todas essas bençãos. Posso não ter tudo, mas sou agradecida a tudo que tenho.

3º Dia – Pessoas Especiais

3o Dia Quarentena

Hoje iniciei agradecendo à Deus por minha sobrinha ter passado por uma cirurgia bem sucedida no dia de ontem. Estávamos muito apreensivos devido à sobrecarga dos hospitais em meio ao novo coronavírus, mas deu tudo certo. 

Respondi as mensagens de clientes, grupos e amigos. Fiz atendimentos OnLine de Business Mentoring. Os empresários precisam tomar muitas ações e trabalhar bastante com a inteligência emocional. O mentoring é muito importante nessa hora.

Estou bastante adaptada à essa nova realidade de contatos não-presenciais, mas confesso que sinto falta da conversa face-to-face. 

Hoje meu dei conta que tenho um parceiro maravilhoso no Marketing que é o Mateus. Compartilhamos das mesmas ideias e valores. 

Observei e agradeci pela vida da Professora Elaine, compenetrada, criativa e com ideias maravilhosas. 

Assim, encerro o meu dia, agradecendo a Deus pelas oportunidades e pessoas que ele coloca em minha vida. Sei quanto aprendo com todas elas a agradecer e também a perdoar.

4º Dia – Aprendizado e Superação

Comecei esse dia, lendo uma mensagem bíblica, o qual me fez refletir nesse momento de crise e de adversidade. Esse versículo bíblico diz: “Em tudo seremos atribulados, porém não angustiados; perplexos e não desanimados” (II Cor, 4:8). 

Levei para os meus pensamentos, emoções e ações e fiquei mais otimista e esperançosa, já que compreendo que existem situações extremas e que mesmo diante delas não devemos desanimar. Com elas podemos aprender muito. 

Olhei para o meu home-office, quando construí a casa já imaginava que ficaria nele por longos períodos e o fiz espaçoso e aconchegante. Agradeci por ele e pela natureza ao meu redor. 

Assim, encerro o meu dia, agradecendo a Deus por estar tão presente nas situações fáceis ou difíceis.

5º Dia – Aprendizado e Superação

Sábado é um dia especial para mim. Costumo acordar um pouco mais tarde que o normal e me permito desacelerar.

Durante a caminhada matinal haviam poucas pessoas circulando no condomínio e as que caminhavam, respeitavam a distância necessária.

Senti falta das crianças brincando no parque, dos jovens e adultos jogando futebol e tênis.

Lembrei-me, emocionada da minha infância, de quando eu brincava na rua de uma Limeira de outrora.

Recordei das queimadas, das corridas, da limonada que tomávamos antes das brincadeiras.

Ao trazer à mente as boas recordações, sinto-me feliz novamente, como se estivesse vivendo novamente aqueles momentos.

À tarde Deus nos presenteou com um lindo céu de sol e chuva.

Assim, encerro o meu dia de quarentena, agradecendo a Deus pela minha infância feliz, criativa e pelo meus pais que sempre me apoiaram em tudo.

6º Dia – Tudo Tem um Sentido

Para mim, domingo sempre foi um dia de muita reflexão.
Estar em casa, buscar minha espiritualidade, sempre me faz pensar no sentido nas situações e na minha própria vida.

E quando penso nisso, um versículo bíblico sempre está presente “Tudo tem o seu tempo determinado, e há um tempo para todo propósito debaixo do céu”.

A vida corrida, agitada e automática, assim como a falta de consciência muitas vezes nos tira a clareza em vermos o sentido das situações, como essa crise que vivenciamos nesse momento. E com isso, perdemos com o nosso propósito.

Nesse dia, fiz as minhas leituras como faço aos domingos, principalmente da bíblia.
Refleti muito, buscando dentro de mim a real intenção do que faço e o que realmente quero deixar para as pessoas como legado.

Confesso que foi um dia um pouco melancólico, sinto falta do convívio presencial com outras pessoas e principalmente, da minha mãe já idosa.

Mesmo assim, encerro o diário agradecendo a Deus pela minha vida e pelo sentido que encontro em vivê-la, todos os todos os dias.

7º Dia Quarentena – Um Bom Começo

Hoje uma nova semana se inicia. Já faz 7 dias que estamos em quarentena. Acordei otimista, disposta  e com muitos desafios pela frente. 

Como sou uma profissional do conhecimento, essa área não parou. Continuo com minhas atividades de leitura, produção de conteúdo e gravações. Gravei alguns vídeos em meu home office e aprendi novas tecnologias para dinamizar as aulas. 

Falei com algumas pessoas, parceiros de fora do Estado e trocamos informações sobre o atual cenário, e juntos, vislumbramos possibilidades futuras. 

Foi um dia bastante produtivo mas ainda estou me adaptando a trabalhar em casa, confesso que como executora tenho que treinar minha paciência e restringir um pouco os movimentos que costumo fazer diariamente. 

Além disso, sinto falta de muita coisa da minha rotina no escritório, mas tudo bem, isso vai passar.

Encerrei o meu dia, agradecendo a Deus, pelas pessoas, família, alunos,  clientes, amigos e pelos talentos, dons e inteligências que me concedeu.

8º Dia – Disciplina e Concentração

Trabalhar home office, requer disciplina e concentração. Temos muitas distrações em casa. Gosto muito de uma frase: “ Os disciplinados é que são verdadeiramente livres”. 

Não é nada fácil organizarmos nossas atividades em casa e fazer a melhor gestão do tempo. Entretanto, são desafios de muitos nesse atual cenário de quarentena.

Realizei minhas atividades às quais estejam programadas para essa terça e confesso que fiquei aliviada por ter cumprido todas elas. 

Hoje refleti muito sobre como esse vírus não escolhe nações, classe social, cargos, etnia, gênero, só faixa etária.  

Ao mesmo tempo, pensei nos cientistas, todos com o foco voltado para a solução do problema, em achar a cura e a vacina para o coronavírus

Obviamente que com toda a energia voltada para a solução, conseguiremos encontrá-la, é só uma questão de tempo. 

Agradeço pelo dia de hoje e pela oportunidade de refletir sobre tantas coisas nesses dias de quarentena.

9º Dia – Seja Paciente

Hoje o diário saiu um pouco mais tarde que o habitual.

Estava assistindo as medidas econômicas do governo para atravessarmos essa situação difícil.

Tudo isso que está acontecendo nos mostra quanto precisamos ser pacientes nesse momento.

O bombardeio com notícias ruins, as mudanças velozes da tecnologia e do ensino, a incerteza do que acontecerá no futuro nos mostram que precisamos exercitar a paciência. Ela é uma característica do autocontrole emocional, diz respeito a não perder a calma nesses momentos tão difíceis.

A paciência é o nosso maior escudo, nos protegendo contra o pessimismo e o desânimo. Com ela aprendo que tudo dará certo no seu devido tempo, com calma e clareza do que posso fazer.

Não é fácil para o meu perfil executor praticar a paciência, mas confesso que tenho buscado isso na minha nova rotina diária. Já a impaciência nos enfraquece, é o maior empecilho para alcançar nossos objetivos.

Resumindo, o exercício nesse dia foi de muita paciência e de tranquilizar minha mente, diante das situações que fogem do meu controle.

Encerro o meu dia, agradecendo a Deus pela minha vida e pela paciência que ele tem comigo.

10º Dia – As pessoas são Complexas

Algo que eu sempre observei, estudei e aprendi que completou com a minha formação em psicologia, é compreender os movimentos das pessoas e entender a sua complexidade e subjetividade.

Se por um lado essa diversidade torna o mundo tão interessante, por outro explica porque algumas atitudes são sábias e outras tão desastrosas.

Algumas pessoas falam o que lhe vem à cabeça, sem equilíbrio ou moderação, agindo na impulsividade, sem ter uma percepção do outro ou do contexto.

Outras pessoas são mais contidas e mostram calma e equilíbrio.  

Minha reflexão de hoje é que podemos compreender o outro em sua individualidade, mas também nos tornar pessoas melhores, nos autoconhecendo para conhecer o outro.

Encerro esse dia agradecendo a Deus por todas às pessoas da minha vida,  lembrando que Jesus que não fazia distinção, convivia com todos sem criticar, julgar ou condenar.

11º Dia Quarentena – Somos como um Livro Aberto

Somos seres sociais e a própria evolução sempre mostrou que precisamos uns dos outros. 

Infelizmente, pessoas de nosso convívio nos deixam perplexos dizendo palavras que nos magoam.  

Por outro lado, temos pessoas muito boas, procurando entender e ajudar o outro nesse momento tão difícil. Não precisa somente ser uma ajuda material, uma palavra de conforto emocional ou espiritual é de grande valia.

Isso demonstra, o quanto precisamos das pessoas e que são elas os melhores antídotos para os dias difíceis.

Sinto falta dos amigos, que são como joias raras, nesse momento de isolamento e apreensão. Sinto falta dos encontros, dos jantares, das trocas, das risadas.

Tenho saudades dos cursos presenciais, eles me completam, posso expressar por meio dos meus  talentos as minhas pesquisas, estudos, experiências. 

Nossa, como sinto falta da presença, do contato, das relações e de estar junto e do abraço do lado certo.

Também vejo como é importante compartilhar nossas coisas com as pessoas certas, confiáveis, verdadeiras e éticas.

Encerrei o meu dia agradecendo á Deus e confiando nas suas promessas.

12º Dia Quarentena – A Fé Remove Montanhas

Minha família é evangélica, cresci estudando a bíblia. Para mim, o melhor livro do mundo.
 
Na minha fase mais madura da vida, tornei-me cientista e desde então procuro unir ciência e religião. Na minha opinião ambas não são antagônicas, e sim, complementares. Na primeira estudo o otimismo e a esperança e na segunda, a fé.
 
Lembrei-me hoje de uma famosa frase inspirada em uma passagem bíblica que diz: “A fé move montanhas.”
Para muitos que não entendem essa metáfora, tal afirmação é um absurdo, afinal, nenhuma montanha vai se mover simplesmente por você mentalizar e dizer: “Mova-se, montanha…”
 
Obviamente que não basta somente ter pensamento positivo e fixar seu olhar na montanha para movê-la. Não estamos falando de telecinesia.
 
Mas você pode mover montanhas se acreditar que é possível. Acreditar é crer no impossível.
 
Quando acreditamos em algo intensa e apaixonadamente, enviamos mensagens à nossa mente racional e mente emocional e juntas, elas começam a trabalhar para encontrar uma forma de fazer com que aquilo funcione e torne realidade.
 
Termino o dia com muita fé, esperança e otimismo que dias melhores virão.

13º Dia Quarentena – Na Dúvida, Escolha o Silêncio

Comecei o dia de hoje refletindo as sábias palavras de William James, filósofo e psicólogo americano.

Ao longo da minha vida e na minha atuação como psicóloga e coach, soube apreciar, acolher, entender e interpretar tanto as palavras, quanto o silêncio dos meus clientes e pacientes. 

Mas muitas vezes o silêncio deixa os outros poucos à vontade. 

Essa semana tive uma prova disso. Por dois dias refleti sobre uma decisão que precisava ser tomada no meu papel de empresária e ao comunicá-la, fui duramente criticada por uma pessoa.

Apesar de eu ser muito corajosa e com uma verbalização assertiva, optei pelo silêncio.

Nossas respostas curtas e o silêncio colocam as pessoas na defensiva. E elas, irritadas, se apressam a preencher o silêncio com comentários que revelam muito sobre si próprias.

Isso me leva a acreditar que sempre podemos aprender com as pessoas e situações difíceis.

Tive hoje também um dia silencioso, onde ouvi bastante da minha própria voz interior.

Termino o dia agradecendo a Deus pelas oportunidades de crescimento em todas as situações. Principalmente, por ouvir meu próprio silêncio, preenchendo-os com pensamentos positivos e palavras de sabedoria.

14º Dia Quarentena – O Orgulho é uma Ilusão

14 Dia Quarentena

O orgulho nos ilude. E pior, ele ofende os outros.

O orgulhoso acha que sabe de todas as coisas. 

Mas infelizmente, quando achamos que sabemos tudo, não precisamos aprender mais nada. 

Arrogância, títulos, conquistas passadas em um momento como esse ajudam muito pouco.

O que ajuda mesmo é o que temos em nossa mente e em nossos corações, o qual eu denomino de “sabedoria”.

Hoje é o penúltimo dia do meu Diário, eu o escrevi todos os dias e compartilhei os principais acontecimentos e reflexões que me marcaram. Foi um exercício interessante, que me fez refletir muito. 

Durante esse tempo, soube valorizar valorizar os profissionais da tecnologia e as pessoas que me cercam, como a Profa. Elaine, pessoa inteligente, que sabe muito sobre o funcionamento das coisas.

Termino o dia agradecendo à Deus pela oportunidade de aprender sempre com aqueles que têm a me ensinar alguma coisa.

15º Dia Quarentena  –  Planejamento e Reflexões (07/04/2020)

15o Dia Quarentena

Hoje encerro o meu Diário da Quarentena. 

Conforme me comprometi, eu o escrevi durante 15 dias seguidos. Foi um tempo de muita reflexão e aprendizado. Aconteceram muitas coisas durante esse dias, que me fizeram buscar o real sentido da minha existência e do que faço.

Foram poucos dias, mas muitas mudanças. Algumas pessoas se afastaram, outras mesmo de forma virtual, se aproximaram. Foram descobertas incríveis de como cada um tem se mantido lúcido, vivo e atuante nesse tempo de pandemia. 

Aprendi que a tecnologia é maravilhosa e podemos usá-la de forma sábia e equilibrada, adquirindo novas habilidades. 

Esse tempo me trouxe a certeza de que não precisamos dos espetáculos, dos gurus de autoajuda e sim, da ciência. Ela nos leva a novas possibilidades e até mesmo à cura.

Fico grata por compartilhar com vocês um pouco das minhas reflexões diárias. Apesar de parecer simples, foi um grande desafio, outras pessoas me auxiliaram nesta empreitada.

Finalmente, minhas reflexões foram principalmente para mim mesma, pois ao escrever um resumo do meu dia, pude perceber quanto aprendizado, gratidão e carinho envolvia a minha vida.

Agradeço a Deus por estar no caminho certo e por acreditar que dias melhores virão. 

Acredito, enfim que o final, na verdade, é um grande recomeço. 

Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X