DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS DIANTE DAS CRISES E ADVERSIDADES

Diferenças comportamentais: qual o seu perfil?

É inegável que vivemos um momento de crise diante do novo coronavírus. Entretanto, apesar de passarmos pelas mesmas adversidades, pensamos, agimos e reagimos de forma diferente uns dos outros.

Existem várias teorias explicativas sobre essas diferenças comportamentais, entretanto uma delas se destaca devido a sua praticidade e objetividade.

Trata-se da Teoria DISC, que é o acrônimo de quatro palavras em inglês: Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness.

Cada uma delas significa um perfil comportamental distinto.

Diferenças Comportamentais Diante da Crise

Cada perfil tem sua tendência comportamental particular e suas atitudes e cuidados diante das crises ficam bastante evidentes, conforme veremos a seguir.

1) Dominance – Dominância

O perfil dominante é   um tipo de Executor”. Ele é autoconfiante, tem iniciativa e acabativa, aceita desafios, é competitivo e destemido.  Controlador, assertivo, gosta de poder e controle. Por vezes é imprudente.

Em situações de crise, o dominante, ou Executor agirá de forma muito rápida. Assim é importante que ele não tenha atitudes impulsivas e imediatas.

Nessa hora é preciso analisar os fatos e os detalhes para que suas ações sejam benéficas e não danosas.

“- Executor, tenha paciência para fazer bem feito!”

2) Influence –  Influência

O perfil influente é o “Comunicador“, persuasivo, entusiasmado, alegre, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais. Além disso, é imaginativo e romântico.

Em tempos de crise, o Comunicador será muito otimista e esperançoso, animará o ambiente onde estiver. Provavelmente estará comemorando algo, mesmo que não tenha conseguido muita coisa.

Por isso é importante que ele veja os fatos como são, sem romantizar e sem colocar em risco a si mesmo e o outro.

“- Comunicador, seja otimista-realista!”

 3) Steadiness – Estabilidade

estabilidade é encontrada no perfil “Planejador”. Calmo e tranquilo, estável e conservador. Paciente, tem ritmo lento, mas consistente. Não demonstra emoções, por isso é difícil saber o que ele está sentindo.

Em tempos de crise, o Planejador ou estável, não se desespera, tende a ficar calmo e passar tranquilidade aos outros.

Deve tomar cuidado para não ficar acomodado e tranquilo demais e  consequentemente, deixar de ter ações rápidas e emergenciais.

“- Planejador, é preciso agir.”

4) Conscientiousness – Conformidade

conformidade é representada pelo “Analista“, preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras, normas e leis. Estruturado e organizado, com tendência à culpa e ao pessimismo. Crítico demais.

Por ser muito inteligente, o Analista em situações de crise tem ideias excelentes, ele sabe o que fazer. Entretanto, deseja planejar todas as ações nos mínimos detalhes e ter certeza de que não haverá nenhum problema depois.

Tende a analisar muito e embora tenha muitas contribuições para dar, não dá nenhuma pois não as acha boas o suficiente.

“- Analista, dê a sua contribuição sem medo!”

As Contribuições de Cada Perfil

Conseguiu identificar a si e o outro nos perfis acima?

Não existe nenhum perfil melhor que o outro, cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Sem dúvida, em todos momentos, principalmente diante da pandemia do coronavirus é importante ter consciência do próprio perfil.

E principalmente, em uma equipe, é bom contar com todos os tipos, pois estarão mais alinhados para enfrentar as adversidades.

E mais, as diferenças comportamentais são fundamentais nessas horas, principalmente porque os indivíduos se complementam, assim os planos e ações podem ter melhor resultados.

Certamente, para lidar com a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus,  é importante criar um comitê formado por representante de diversas áreas da empresa, mas principalmente, composto pelos 4 perfis comportamentais.

O Comitê de Gestão de Crises assumirá o gerenciamento da situação, planejando e determinando as ações mais indicadas ao caso.

Aqui no Instituto ISI INFINITY nós ensinamos a utilização de uma ferramenta de assessment intitulada APC- Avaliação de Perfil Comportamental que identifica com precisão o perfil de cada pessoa.

Esse é um bom momento para conhecê-la. Clique aqui para saber mais.

—————————————

Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X