PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW: ENTENDENDO A MOTIVAÇÃO

Motivação

Existem vários teóricos que conceituaram a motivação ao longo do tempo, mas foi somente com a Teoria das Necessidades de Maslow que o assunto ganhou grande destaque.

O psicólogo Abraham Maslow (1908-1970) foi precursor da Psicologia Humanista, que contrapôs a visão behaviorista  que diz respeito ao condicionamento e estímulo-resposta em relação ao ambiente. Maslow é considerado por muitos estudiosos, o grande inspirador da moderna Psicologia Positiva.

A Psicologia Humanista vê o ser humano a partir da sua experiência consciente, em contraponto aos behavioristas que veem o ser humano como máquinas operando ou que agem no inconsciente, sob condicionamento.

A Pirâmide das Necessidades de Maslow

Maslow propôs a Hierarquia de Necessidades de Maslow, uma divisão hierárquica evidenciada por meio de uma pirâmide em que as necessidades de nível mais baixo precisam ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais altos.

Isso significa que, para motivar uma pessoa, é preciso identificar qual é a categoria mais baixa em que ela tenha uma necessidade, e supri-la antes de pensar em outras de níveis mais altos.

Para Maslow, não é possível subir a pirâmide rumo à autorrealização (último nível) enquanto não tivermos grande parte das nossas necessidades mais baixas atendidas.

Identificação das Necessidades

Isso significa que, para motivar uma pessoa, é preciso identificar qual é a categoria mais baixa em que ela tenha uma necessidade, e supri-la antes de oferecer outras de níveis mais altos.

Caso as necessidades de nível mais baixo não estejam satisfeitas, a pessoa passa a demonstrar menor interesse por necessidades mais altas. É o caso de quem perde o emprego, por exemplo. Sua necessidade básica de segurança foi afetada –, nesse caso outras necessidades de níveis mais altos, como as sociais,têm menor valor.

Conhecendo os Cinco Níveis da Pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Necessidades de Maslow possui cinco níveis, sendo os três primeiros os níveis mais baixos (ou básicos)

Nível 1) Necessidades fisiológicas: são o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Representam as necessidades inatas, como alimentação, sono, abrigo.

Nível 2) Necessidades de segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas, que envolve a estabilidade básica relacionada com a segurança (física, recursos financeiros, família e de saúde). A busca da proteção de qualquer perigo. Todo ser humano tem necessidade de proteção e de se sentir seguro.

Nível 3) Necessidades sociais: são as necessidades relacionadas à afiliação, à vida social, afeição, aprovação e associação, de relacionamento e contatos. A insatisfação dessas necessidades conduz à falta de adaptação e a solidão.

Nível 4) Necessidades de estima:são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia. Envolve a auto-apreciação e a autoconfiança. A satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos de autoconfiança, valor, força, prestígio.

Nível 5) Necessidades de autorrealização: são as necessidades humanas mais elevadas. É o que chamamos de necessidades do ser. Elas levam cada pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e a se desenvolver continuamente como ser humano ao longo da vida. Relaciona-se ao crescimento e aprendizado.

Como subir na Pirâmide de Maslow rumo à autorrealização?

Para subir na pirâmide de Maslow, liste suas necessidades em cada nível.  Por exemplo, nas Necessidades Fisiológicas quais são suas necessidades básicas? Alimentação, sono, abrigo, água… Após isso, identifique quais delas estão sendo supridas e o que está faltando.

Faça isso com todos os níveis da pirâmide. A ideia é de que você identifique o que ainda falta em cada um deles e que corra atrás para suprir essa necessidade o quanto antes possível.

Trace objetivos para poder conquistar o que ainda não tem e subir rumo à autorrealização.

*Fonte: OSWALDO, Y. Planejamento estratégico e autogestão de carreira. 4a. Edição. São Paulo: Life, 2017.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X