CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

Equipe de Alta Performance

Trabalho em Equipe ou Trabalho em Grupo?

Trabalho em equipe não é um assunto novo. Historicamente, o ser humano vem trabalhando em sociedade desde que descobriu que o trabalho em equipe gera ganhos impossíveis de ser alcançados em relação ao trabalho individual.

Mesmo assim é bastante comum as pessoas se referirem a grupo e equipe como se fossem sinônimos. Não o são, aliás, a diferença é significativa. O primeiro significa a união de um ou mais indivíduos que compartilham informações e tomam decisões, mas seu desempenho é apenas o somatório das contribuições individuais de seus membros. Já uma equipe gera uma sinergia positiva e resulta em um nível de desempenho maior do que a soma das entradas individuais. Por isso muitas organizações têm incentivado a formação de equipes de trabalho, que “aumentam o rendimento sem elevar o investimento”.

Trabalho em Equipe

Nas organizações onde o trabalho em equipe não é estimulado ou praticado, o labor é mecânico e fragmentado e os profissionais acabam apenas executando suas tarefas individualmente. Existem empresas que desestimulam o trabalho em equipe pois se sentem ameaçadas, ficam receosas que essa união fortaleça demais os componentes, que juntos tem mais poder de negociação, podendo fazer questionamentos e reivindicações às organizações. É um pensamento míope e equivocado.

Os ganhos do trabalho em equipe são extraordinários.

Quando os seus integrantes cooperam entre si, confiam uns nos outros e planejam em conjunto ações para que as metas se tornem realidade, cada membro sabe o que o outro está fazendo e que juntos contribuirão para o seu sucesso e o da empresa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Costumam sugerir abordagens que possam gerar lucros, visando à sustentação da equipe que passa a ter um crescimento constante.

As principais vantagens do trabalho em equipe são as melhorias nos métodos de trabalho, a redução de custos, o melhor aproveitamento do tempo, tomadas de decisão mais eficientes, além do aumento do moral dos profissionais.

Com a equipe, ocorre uma junção de talentos variados, resultando em um trabalho eficaz. Uma qualidade que poderia ser inútil sozinha torna-se produtiva quando indivíduos se unem de forma coesa, compartilhando suas habilidades, seus talentos, suas experiências e seus conhecimentos.

8 Características das Equipes de Alta Performance

Citem-se oito características comuns das principais características observadas em equipes de alta performance:

  1. Aceitação e valorização das diferenças individuais.
  2. Compartilhamento de conhecimentos.
  3. Guiam-se por missão, visão e valores.
  4. Aprendizado e desenvolvimento contínuo.
  5. Noção comum de metas e objetivos.
  6. Confiança na liderança
  7. Engajamento
  8. Comprometimento com os resultados.

9 Dicas para o Líder de Equipes de Alta Performance

Se existe um equipe, existe um líder.

Na Psicologia Positiva, os líderes positivos são aqueles que alcançam resultados extraordinários.

Seguem 9 dicas para o líder agir diante da equipe de alta performance e ter resultados extraordinários:

  1. Conhecer e compreender as pessoas e suas habilidades.
  2. Estimular relacionamentos construtivos e harmoniosos.
  3. Perdoar erros honestos.
  4. Fornecer “feedbacks” constantes.
  5. Administrar os conflitos adequadamente.
  6. Transmitir  confiança e credibilidade.
  7. Demonstrar respeito.
  8. Definir metas alcançáveis.
  9. Oferecer oportunidades a todos os membros da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X