FELICIDADE E PROSPERIDADE NA PSICOLOGIA POSITIVA

Felicidade e prosperidade: os objetivos de todos nós.

Queremos e precisamos ser felizes. Temos o direito de sermos felizes. Faz parte da natureza humana.

Entretanto, a felicidade autêntica está longe de ser representada por carinhas amarelas sorrindo, tão propagadas nas redes sociais.

Felicidade plena é outra coisa. Ela é o que verdadeiramente procuramos, mesmo que não tenhamos conhecimento disso.

Assim, o que realmente precisamos é da felicidade duradoura e não somente momentos felizes ou prazerosos, embora esses últimos também sejam importantes.

Significado de Felicidade

A felicidade é representada de várias formas: dinheiro, fama, poder, reconhecimento, bom trabalho, casa confortável…

De fato, cada um desses elementos podem trazer felicidade, cada qual a seu modo, e durante um tempo.

Mas antes de continuarmos, é importante compreender que existe dois tipos de felicidade: a do ter, que é externa, condicionada e criada e a do ser, que é incondicional, interna.

Em ambos os casos, desde que sejam alicerçadas pela força de nossas virtudes, elas são válidas, mas somente se acontecerem por meio de um conjunto de três elementos citados mais adiante.

Assim,

O conceito de felicidade é subjetivo e bastante equivocado, mas é unânime que todos buscam por ela.

De qualquer forma, é impossível ser feliz se não existe equilíbrio na vida.  Quando ouço alguém dizer “Sou feliz no amor, mas infeliz no trabalho” – eu respondo, então você não é feliz. Não quando nos referimos à felicidade autêntica. 

Assim, a Psicologia Positiva nos mostra que a felicidade genuína não depende de riqueza, diploma ou de morar em um lugar ensolarado (praia).

É óbvio que ninguém é feliz se não tiver suas necessidades básicas atendidas, mas a partir de determinado ponto a pessoa não será mais feliz se tiver mais dinheiro.

Essa é uma reflexão importante porque nos leva à pensar sobre prosperidade.

Felicidade e Prosperidade

Para existir felicidade, a Psicologia Positiva prova que são necessários três elementos: emoções positivas, engajamento e sentido.  

De fato, cientificamente, eles compõem a felicidade. Da mesma forma, tambêm têm a capacidade de gerar prosperidade. Não como um passe de mágica, mas como consequência de hábitos, atitudes e de ações de uma vida de felicidade autêntica.

Logo, a prosperidade na Psicologia Positiva têm sentido mais amplo, não se refere à riqueza material e sim à prosperidade interior. O dinheiro nesse caso, seria uma consequência.

Da mesma forma, não quer dizer que somente por ser feliz você será próspero, pelo contrário. Para tudo na vida é necessário ação intencional e esforço.

De fato, pessoas genuinamente felizes (e que não vivem somente uma vida de prazeres), são mais sociáveis, otimistas, resilientes, saudáveis, engajadas e encontram sentido no que fazem.

Com tantos atributos positivos, é de se esperar que se saiam melhor na vida. Logo, atingem seus objetivos, são pessoas autorrealizadas.

Assim, elas são prósperas porque são felizes e não o contrário.

O paradigma que as conquistas trazem felicidade deve ser revisto já que é a felicidade que determina as conquistas.

Além disso, somente quando vivenciamos a felicidade plena e genuína, é que podemos alcançar uma vida próspera e rica em significado. Por isso, a felicidade é fundamental para o sucesso.

7 thoughts on “FELICIDADE E PROSPERIDADE NA PSICOLOGIA POSITIVA

  1. DAN HERMAN says:

    PROFA. DRA. YEDA OSWALDO: conciso e bem esclarecedor este seu artigo sobre os três itens que interessam a grande maioria das pessoas inteligentes e ambiciosas:

    DESDE O INÍCIO DE MINHA VIDA ADULTA QUE REFLETIA SOBRE OS QUATRO TEMAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA: O DINHEIRO, O SUCESSO, A SAÚDE, E A FELICIDADE.

    APÓS DESBRAVAR DURANTE 30 ANOS A SELVA NORTE-AMERICANA (onde atuei como empregado, patrão e empreendedor), a terra do capitalismo selvagem, incentivador do EGOÍSMO, DO ORGULHO, DA GANÂNCIA E DA AVAREZA EXACERBADAS, eis aqui, resumidamente, minhas ideias e atitudes que fazem parte da minha FILOSOFIA DE VIDA:

    O VERDADEIRO SUCESSO é fazer o que lhe deixa entusiasmado e empolgado (ou seja, fazer o que lhe atrai, absorve e ocupa irresistível e incansavelmente sua atenção), quando e onde você deseja, com as pessoas da sua escolha, com saúde, sem estresse, sem problemas financeiros e, sempre que possível, ajudando aos outros indivíduos a realizarem os seus sonhos.

  2. Rose Alberti says:

    Exelente artigo querida Yeda. Você é um exemplo da autentica felicidade, faz o que ama, e ama o que faz. Obrigada pela inspiracao. Um abraco com muito carinho.

  3. Tamara says:

    Saber investir nosso tempo, direcionar as areas da nossa vida, faz grande diferença.
    As vezes as pessoas acham que pequenos momentos de exitação, ou entusiasmo são evidencias da felicidade.

    A felicidade pode ser encontrada em um momentos de paz, sem muitos holofotes, aplausos, gritaria, um simples momento de aconchego pode nos trazer a felicidade.
    Alguém que se senta ao nosso lado caladinho, só encosta, pra mostrar que esta presente, nos traz felicidade.

    As varias maneiras de sermos “felizes” as vezes podem confundir aqueles que não percebem a construção da felicidade, se edificando a cada dia, atitude, a cada passo na mesma direção.

  4. Almir Antonio Isganzella says:

    FELICIDADE E PROSPERIDADE NA PSICOLOGIA POSITIVA.
    Belissimo texto Professora Yeda. Gratidão!

    A busca pela felicidade tem sido uma das premissas de todo o ser humano, mas como chegar a ela sempre foi uma incógnita para a grande maioria da população mundial.
    Acredito que quando aprendemos a olhar para dentro e explorar o melhor de nós, diminuindo o olhar para a exterioridade e assim, buscando internamente tos talentos e capacidades e desenvolvendo um olhar positivo para teus propósitos, e, para a busca do bem estar na vida, sabendo que a mesma e passageira e que o legado que deve ser deixado deve ser um legado maravilhoso para o mundo ou pelo menos para aqueles que fazem parte de nossas relações cotidianas, dentro do meu pensar, é o amor que podemos extrair de nós para o bem maior, não importa onde cada um esta. Se conseguirmos olhar para aquilo que fazemos com entusiamo e amor, com pensamentos sadios e vibrações positivas já estaremos fazendo algo de bom com a vida que Deus nos deus. Pensamento positivo e entusiamos, tem a ver com Fé… Com aquilo que acreditamos ser possível mesmo diante de situações de patologias ou em outras situações do cotidiano que nos afetam psicologicamente, emocionalmente e ou espiritualmente.
    O que tenho por experiência é que uma vida com sentido, faz toda a diferença!
    Grato por esse artigo e por poder refletir de forma mais aprofundada sobre o tema!

  5. Sônia Maria Soares de Alexandria Boim says:

    Psicologia positiva é o estudo da felicidade, então a felicidade genuína independe de riqueza, diploma, bens materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *