FELICIDADE, PROSPERIDADE E SUCESSO

FELICIDADE, PROSPERIDADE E SUCESSO

Final de ano é tempo de fazer nosso balanço pessoal, recordarmos o que vivemos nesse ano e pensar no que podemos viver no futuro. Podemos atribuir um novo sentido para as questões desfavoráveis passadas, viver o presente e ser generoso como o EU DO FUTURO.

Vamos contabilizar as vitórias, as conquistas, as mudanças positivas e ressignificar os eventos negativos pois esses são aspectos que permeiam a existência humana, fazendo parte desse fenômeno chamado VIDA.

A Psicologia Positiva nos ensina que é normal sentir tristeza.  A proporção ideal é de três emoções positivas para cada uma negativa, isso nos traz felicidade.

A questão central é sermos autenticamente felizes, que diz respeito a emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, ter autorrealização e encontrar o verdadeiro sentido para a vida.

Mas o que afinal significa felicidade?

Alguns podem dizer que é ter um bom trabalho, ter um relacionamento saudável, ter paz de espírito, ter saúde, ter dinheiro… De fato, cada uma dessas situações podem trazer felicidade, cada qual a seu modo.

Mas é importante saber que existe dois tipos de felicidade: a do ter, que é externa, condicionada e criada e a do ser, que é incondicional, interna, orientada pela força de nossas virtudes.

O conceito de felicidade é subjetivo e bastante equivocado no senso comum, mas é unânime que todos buscam por ela.

O fato é que é impossível ser feliz se não existe equilíbrio na vida. “Sou feliz no amor, mas infeliz no trabalho” – então você não é feliz.

O “eu verdadeiro” é único e integral.

A Psicologia Positiva nos mostra que a felicidade genuína está dentro de nós e não no externo. Parece clichê mas é verdade:a felicidade está em nosso interior.

Pessoas genuinamente felizes são sociáveis, otimistas, confiáveis, são mais resilientes, perseguem seus objetivos, são confiantes e possuem mais energia. Conseguem o que buscam, tem sucesso porque são felizes e não o contrário.

O paradigma que as conquistas trazem felicidade deve ser revisto já que é a felicidade que determina as conquistas.

Felicidade nas Organizações

O estudo da felicidade sempre presente nos livros de autoajuda finalmente ganha força no meio científico e é bem vindo nas organizações.

A felicidade no trabalho está vinculada ao conjunto de elementos que forma o nosso viver com alegria, satisfação e plenitude.

Felicidade é Ausência de Problema?

A questão não é ter nenhum problema, mas saber lidar com ele como um fato a mais na vida, não como algo excepcional.

Mas atenção, somente pessoas generosas (e não soberbas ou estéreis) são capazes de viver a felicidade completa. Tanto doam quanto recebem. São capazes de gerar prosperidade e riqueza para si e para aqueles com quem se relacionam.

Por outro lado, somente quando vivenciamos a felicidade plena e genuína, é que podemos alcançar uma vida próspera e rica em significado.

Clique aqui para assistir meu vídeo sobre felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X