Inteligência Positiva: o avanço neurocientífico nos proporcionou conhecer melhor a nossa mente.
A vida é composta por uma mistura de experiências positivas e negativas.
No entanto, é inegável que nossa atenção tende a se concentrar de forma desproporcional nos eventos negativos. Essa tendência tem suas raízes na evolução humana, uma vez que nossos ancestrais dependiam dessa habilidade para detectar ameaças iminentes e sobreviver.
Esse viés de negatividade pode ser chamado de resposta de luta, fuga ou paralisia (LFP).
Contra esse viéis de negatividade enraizada, surgiu a Psicologia Positiva.
Psicologia Positiva: o reequilíbrio
Sem dúvida, a Psicologia Positiva (PSP) emerge como uma opção na busca do reequilíbrio de nossa atenção e foco para as experiências positivas e forças individuais.
Ela se propõe a redirecionar nossa atenção para o lado positivo da vida, cultivando emoções como esperança, compaixão, a empatia, a calma, a gratidão, a criatividade, a paz e a alegria.
Isso não é a romantização da vida, e sim uma realidade que para prosperar e progredir, precisamos ter mais emoções positivas do que negativas, o mesmo se aplica aos relacionamentos.
Logo, ao incorporar a Psicologia Positiva na Inteligência Positiva, podemos expandir nosso repertório emocional, desenvolver estratégias de enfrentamento contra pensamentos ruminantes e negativos, desenvolver competências, aumentar a resiliência e melhorar nossa saúde mental, além obviamente, de combater os sabotadores internos.
Diferentemente de outras áreas da psicologia, a PSP não nega a existência dos aspectos negativos da vida. Em vez disso, ela nos convida a olhar para o lado positivo, reconhecendo e valorizando nossas próprias fortalezas e virtudes.
Ao enfatizar as experiências positivas que contribuem para o nosso bem-estar e florescimento, a Psicologia Positiva nos capacita a enfrentar os desafios com uma mentalidade mais otimista, construtiva, sábia e próspera.
Psicologia Positiva no Combate aos Sabotadores
Ao cultivar essa visão mais equilibrada e positiva, a Psicologia Positiva fortalece nossa capacidade de lidar com pensamentos limitantes, principalmente nas adversidades. Ela nos ajuda a combater os sabotadores internos que tendem a nos prejudicar e limitar nosso potencial.
Esses sabotadores podem se manifestar na forma do autocrítico, do controlador, do hiper-racional, entre outros. No entanto, por meio da prática da Psicologia Positiva, podemos desafiar e transformar esses sabotadores, promovendo uma mentalidade mais construtiva e otimista.
Uma das contribuições fundamentais da Psicologia Positiva é o desenvolvimento da empatia, tanto conosco mesmos quanto com os outros. Ao reconhecer e valorizar nossas próprias forças e virtudes, somos capazes de estender essa compreensão e apoio aos outros, criando relacionamentos mais saudáveis e significativos.
A empatia nos permite conectar com as pessoas de maneira mais profunda, compreendendo suas experiências e contribuindo para um ambiente positivo e enriquecedor.
Ao incorporar os princípios da PSP em nossas vidas, encontramos um caminho para o florescimento humano, onde o bem-estar emocional e a satisfação com a vida são alcançados.
Definitivamente, ao nutrir nossa inteligência positiva e adotar uma perspectiva mais equilibrada, podemos cultivar nosso potencial e descobrir maior significado e propósito em nossas vidas.
Maravilhoso o artigo, muito claro e objetivo trazendo uma ótima compreensão do assunto.
Sabemos que na vida haverá momentos adversos, difíceis, delicados, mas é muito bom saber que podemos treinar nossa mente, e praticar ações saudáveis para lidarmos de maneira positiva com as situações. Que bom que a Psicologia Positiva veio para nos trazer tantos benefícios e esclarecimentos.
Real Estate Hi there to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.