O QUE É SER UM LÍDER COACH

O QUE É SER UM LÍDER COACH

Nunca houve tanta necessidade de profissionais qualificados e líderes para lidar com a complexidade tecnológica e humana dos dias de hoje. O líder coach surge como uma resposta a essa necessidade.

Não há Líderes Suficientes no Mercado

Definitivamente,

Vivemos numa época em que a demanda por lideranças excede em muito a oferta.

– Ram Charan

Por isso o assunto liderança é tão recorrente em cursos, palestras, workshops. É real e urgente a necessidade de preparar pessoas para serem líderes autênticos.

Desde a minha tese de doutorado, onde abordei o perfil de líderes e gestores, tenho me aprofundado no desenvolvimento de lideranças.

Há poucos anos, eu e minha sócia, Profa. Elaine Dias, escrevemos um livro intitulado LIDERANÇA POSITIVA.

Nele afirmamos que não importa se o líder trabalha em uma pequena ou grande empresa, no final, o desafio é sempre o mesmo.

Independente do nível hierárquico e da complexidade organizacional, os problemas da liderança são muito parecidos e as situações possuem um fundo comum.

Os Dois Grandes Problemas na Liderança

De modo geral, encontramos dois grandes problema no exercício da liderança, a nível pessoal.

O primeiro deles, ocorre quando a pessoa se apega ao cargo passado. Nesse caso, existe a tendência a reproduções de situações anteriores que lhe renderam sucesso.

Como exemplo, a pessoa provou ser um excelente analista, foi promovida a líder do departamento, mas tende a repetir as mesmas coisas que deram certo como analista. Só que agora ela não é mais analista, e sim, uma líder. E precisa se comportar como tal.

O segundo problema está relacionado a falta de flexibilidade. Muitos líderes atuam de forma autocrática e centralizadora. Com truculência mesmo, são rudes, insensíveis e/ou intolerantes.

Geralmente não conseguem fazer a leitura apropriada do cenário, nem lidar com suas próprias emoções, com outras pessoas e a diversidade que permeia o Mundo 4.0. Entretanto, as definições atuais de liderança estão longes do jargão “eu falo, você obedece“. Enquanto líderes, querem resolver as coisas de forma simplista, o que é impossível nesse mundo de muita complexidade.

Por essas duas razões é muito importante utilizar o método do coaching na liderança.

Líder Coach

O líder coach é guiado pela inspiração, comunicação e conexão eficazes, mobilização, criatividade e inovação, equilíbrio e feedback constante. Isso gera níveis cada vez mais ascendentes de realização pessoal e resultados.

O líder coach desenvolve pessoas  e são as elas que geram resultados. Ele foca no desenvolvimento e evolução contínua dele próprio e dos outros. Isso fortalece as relações entre líder e liderado, aumenta o comprometimento com o time, a empresa e os resultados.

Ao mesmo tempo, resolve os dois problemas comuns à liderança.

Desenvolvendo as pessoas,o líder se desapegará do passado pois capacitará outras pessoas para fazerem seu trabalho antigo. Ele não competirá mais com os subordinados quando lhe atribuir uma tarefa, ele poderá contar com eles.

Ao mesmo tempo, ouvirá e manterá uma conversa com eles em um nível mais elevado, não de autoritarismo, mas de troca. Essa é a verdadeira essência do coaching:  não dar respostas ou ordens, e sim, fazer as perguntas certas. Ouvir ativamente, extraindo as respostas e o compromisso dos próprios colaboradores.

CLIQUE AQUI PARA APRENDER COMO EXERCITAR O COACHING NA LIDERANÇA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X