MENTORIA MODERNA: OPORTUNIDADE PARA EVOLUIR

Mentoria Moderna: uma oportunidade para quem deseja evoluir.

Embora a figura do Mentor exista há milhares de anos, a mentoria tem assumido novos contornos para atender às urgentes demandas empresariais.

Em outros países como Canadá, Austrália e Japão, é uma figura altamente valorizada, no Brasil, ainda pouco conhecida.

Mesmo assim, a mentoria moderna adquiriu contornos mais profissionais.

Atualmente não se trata somente do senhor experiente que aconselha, ensina ou ajuda colaboradores em posições inferiores para deslanchar na carreira. Nesse novo conceito, ele pode ser uma pessoa externa à empresa.

Entretanto, ainda é necessário ser dotado de muita sabedoria, altruísmo e, principalmente, conhecimento do contexto onde o mentorado está inserido.

Com isso, ele capaz de trazer altos saltos de qualidade para carreiras e, principalmente, para os negócios.

Muitas pessoas são beneficiadas com as novas propostas da mentoria moderna, em especial os pequenos negócios que geralmente carecem de um profissional mais experiente, com perspectiva e visão externa à empresa.

Os pequenos empresários, em sua grande maioria, apresentam uma profunda falta de expertise em certas áreas críticas para o seu sucesso.

Geralmente, precisam recorrer à ajuda extra, nesse caso, o mentor externo é a figura ideal para atuar nesse contexto. Além de não criar dependência, ele pode atuar em momentos críticos, não sendo necessário contratá-lo como um colaborador efetivo.

O Maior Investimento da Mentoria Moderna

O maior interesse do Mentor e é que o mentorado saia do senso comum,  expanda sua consciência, evolua, sinta-se melhor e mais preparado para as decisões e os desafios, principalmente em momentos difíceis.

Diante do caminho que ele mesmo percorreu, haverá muita experiência a ser transmitida. O bom Mentor deve dar feedbacks constantes para o mentorado melhorar sua performance rapidamente.

Sem dúvida, o maior investimento da mentoria moderna é o tempo.

Sendo ele um recurso escasso, é uma grande generosidade do mentor, mesmo que contratado, dividir parte dele com alguém a quem deseja sucesso.

Ele oferece sua experiência e práticas por meio de horas da sua vida para auxiliar alguém que pode superá-lo no futuro. Isso é altruísmo.

Durante esse tempo, a conexão deve ser verdadeira. A interação precisa ser de confiança, caso contrário, não haverá entrega, será um tempo perdido para ambos

Enfim, esses momentos são valiosos e precisam ser bem aproveitados. Além disso, é preciso que haja respeito e consideração na relação.

Honra ao Mestre: O Maior Retorno da Mentoria Moderna

O grande desafio do mentorado é tornar-se uma pessoa melhor e superar o próprio Mentor em maestria e brilhantismo. Não porque ele quer competir e ser melhor, mas porque deseja levar o legado que construíram juntos adiante, em níveis cada vez mais ascendentes.

Infelizmente, em tempos líquidos, não raro, vemos mentorados desdenhar de seus Mestres. Levados pela ganância humana, agem de forma egoísta e insensível após chegarem aonde gostariam. Muitas vezes, motivados pela inveja, deixam de aprender e evoluir com os seus mestres.

Exemplos disso temos aos montes. São pessoas que bebem na fonte da sabedoria de seus Mentores e depois lhes viram as costas. Não honram os ensinamentos recebidos e agem com ingratidão.

Certamente, eles não irão longe pois o maior princípio de uma carreira ou negócio é a ética, sem ela, eles não prosperam, e se o fazem, é por pouco tempo.

Enfim, um Mentor é uma joia muito preciosa, quando o encontrar, não o perca e principalmente, honre-o para toda sua vida.

Artigo escrito em coautoria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X