O FUTURO CRIA O PRESENTE

O FUTURO CRIA O PRESENTE

Presente

Falamos muito de mudanças, queremos mudar. Para isso aprendemos, fazemos cursos, lemos livros, assistimos a palestras e vídeos. E o que fazemos com tudo isso? Quanto realmente aprendemos, mudamos ou evoluímos conscientemente para alcançar nosso estado desejado?

Nessa jornada rumo ao futuro observamos que muitas mudanças ocorrem em vários cenários como o social, o econômico, o político, e o tecnológico, mas a principal delas ocorre dentro de cada um de nós.

Sobrevive quem se Adapta à Mudança

Sabemos que tudo se transforma, nossa única certeza é a mudança. Para entrarmos nesse campo do futuro, é necessário aceitá-la e assumi-la como parte integrante da vida. Charles Darwin constatou em suas pesquisas que não sobrevive a espécie mais forte, mas aquela que se adapta à mudança. Nesse sentido, o grande pesquisador de gestão e negócios Dave Ulrich afirma que “ou você muda ou você morre”. E a mudança começa agora, dentro de cada um de nós, em nossos pensamentos.

O Eu de Agora e o Eu do Futuro

O amanhã que parece tão distante, o futuro que muitas pessoas têm dificuldade em enxergar, ocorre no aqui e agora, nesse momento. Aquela velha pergunta “o que você quer ser quando crescer?” não deveria ser feita somente às crianças, ela deve ser feita a nós mesmos o tempo. Moldamos hoje o que seremos amanhã. Nosso futuro é agora. Seu eu de hoje quer apagar a tatuagem que o seu eu mais jovem fez. Seu peso de hoje é consequência dos abusos do seu eu de ontem. Portanto, seu eu de hoje é o protótipo do seu eu de amanhã. O que você faz hoje provoca uma reação futura. E qual o resultado que gostaria de obter?

Nosso maior desafio nessa viagem rumo ao futuro é compreendermos a mudança, aprendermos a antever o futuro, planejá-lo de forma consciente e com esperança (mesmo que a crise nos mostre um cenário sombrio) para finalmente, colocar em prática.

Sei que não é fácil, especialmente quando temos que levantar da cama todas as manhãs e procurar por um novo emprego, buscar novos clientes ou até mesmo fazer um tratamento médico justamente quando imaginávamos e esperávamos que estivesse tudo acertado em nossas vidas.

O Futuro Cria o Presente

O futuro acontece agora. Ele cria o presente. Existe uma relação circular entre ambos. Explico por meio do meu próprio exemplo. Antes de entrar em um treinamento, fecho os olhos por alguns instantes e em seguida dedico-me a fazer o meu melhor trabalho, dou o melhor de mim. Ao mentalizar o treinamento que ocorrerá, faço uma rápida viagem ao futuro, criando uma profecia autorrealizável. Essa imagem mental do do meu estado desejado exerce uma poderosa influência sobre mim, sobre minhas ações, minhas palavras e meu corpo. E o resultado é um excelente trabalho. Quando projeto a imagem do futuro, mudo meu presente. Mudando o futuro o presente me acompanhará para que aquele se torne realidade. Por isso, seja generoso com o eu do futuro.

Em um mundo de respostas tão rápidas e urgentes não falamos somente de administrar ou lidar com a mudança, mas sim promove-la rapidamente para que, na mesma velocidade, possamos avançar na direção desejável.

Ao pensar no futuro, pense no hoje, o seu comportamento atual o aproxima ou o distancia do estado desejado? O que vai dizer, fazer, conquistar, comer ou comprar hoje é necessário e importante para o seu eu do futuro? Ou vai somente suprir um desejo, uma paixão imediata?

Ao conectarmos com a fonte mais profunda de nós mesmos, encontraremos as forças necessárias para avançarmos em direção ao futuro que emerge, cristalizando os nossos objetivos. A viagem para o futuro é muito maior que aquela promovida pelo calendário. É muito mais interior do que exterior, é única e somente sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X