O IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CARREIRA

O IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CARREIRA

Comportamento na Carreira

O comportamento humano e suas variáveis (atitude, valores, personalidade) são fatores que impactam na carreira e estão diretamente ligados aos constituintes psíquicos. O comportamento tem como objetivo auxiliar na compreensão das interações humanas e ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações.

Dessa forma, o estudo do comportamento deve considerar a complexidade humana em que o indivíduo possui habilidades, capacidades, percepções conhecimentos e motivação próprias.

Pode-se dizer que o comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos, aspirações e autorrealização.

Comportamentos Inadequados no Trabalho

No contexto de trabalho presenciamos a todo instante comportamentos inadequados e contraproducentes. A grande maioria ocorre por falta de autoconhecimento e inteligência emocional em que muitos profissionais se colocam como vítimas, culpam os colegas, a empresa ou a liderança sem assumirem suas próprias atitudes.

Pesquisa realizada em 2014 pelo instituto Gallup com 1.000 profissionais dos diversos setores e funções, apontou que praticamente a metade dessas pessoas apresentou comportamento agressivo quando algo dava errado ou tendência a negar a participação no erro, culpando na maioria das vezes, a empresa.

A falta de compreensão de si mesmo ou a ausência de uma “bússola interna” como aponta o pesquisador da inteligência emocional Daniel Goleman, deixa as pessoas a deriva, sem percepção e gerenciamento de suas emoções e sentimentos, o que impacta no seu comportamento e na direção de sua carreira.

Novas Exigências, Novas Demandas

As mudanças ocorridas no cenário corporativo nas últimas décadas estão ligadas aos processos técnicos como automatização e maior incorporação da tecnologia de informação, mas principalmente, dizem respeito à maior exigência de competências emocionais e comportamentais dos profissionais.

A técnica somente já não é o suficiente.

Tais exigências criaram novas demandas do colaborador, ressaltando competências que antes pouco se ouviam falar como automotivação, planejamento e organização, capacidade de trabalhar em equipe, visão sistêmica, capacidade de comunicação, criatividade, relacionamento interpessoal, iniciativa e proatividade, autocontrole, flexibilidade e resiliência, dentre outros.

Assessment

Nesse sentido, a compreensão e o estudo do comportamento, por meio de assessment (avaliação), que nada mais é que uma ferramenta poderosa que identifica perfis comportamentais é fundamental tanto para o profissional quanto para a empresa.

Um bom assessment nos permite compreender e respeitar as diferenças comportamentais e principalmente, traçar um plano de desenvolvimento individual (PDI) para o desenvolvimento da pessoa.  Um bom assessment permite ainda:

  • Maior assertividade na movimentação de pessoas
  • Mapear competências
  • Detectar de gaps de desenvolvimento
  • Aumentar o desempenho
  • Formar equipes de alta performance
  • Gerenciar conflitos
  • Facilitar o processo de coaching ou mentoring
  • Promover intercâmbio positivo entre as pessoas e a organização

O Impacto do Comportamento na Carreira

As pessoas são admitidas por competências técnicas e demitidas por comportamentos, por maus comportamentos, diga-se de passagem.

A boa notícia é que comportamentos podem ser mudados ou alinhados ao contexto, em benefício da carreira.

A partir do momento que temos consciência das nossas tendências comportamentais começamos a prestar atenção em nossas atitudes e podemos gerenciá-las.

Por exemplo, um profissional meticuloso e detalhista que reconhece essa característica em seu perfil, certamente saberá que se usá-la de forma extrema poderá ser uma pessoa chata, que procura “pelo em ovo” e defeitos em coisas irrelevantes. Ao mesmo tempo sabe que é a pessoa indicada para procurar um erro em uma conta que não fechou ou para fazer um trabalho que requer atenção e detalhismo.

Reconhecer nosso próprios comportamentos é fundamental para avançarmos na carreira. Faça um bom assessment e avance com assertividade.

Se quiser conhecer o assessment que recomendamos, entre em contato com o Instituto ISI INFINITY, será um prazer ajudá-lo nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X