O QUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE PODE COMPRAR

132

Nesse mundo de consumo irrefreável, em que o dinheiro compra parlamentares, juízes, poder e sucesso, é um alento pensar que existe algo valioso, que não tem preço, não pode ser comprado nem mesmo com a assinatura de um cheque em branco do homem mais rico do mundo.

Você já deve ter ouvido alguma postagem nas redes sociais, um comercial ou algo do tipo que diz o dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar; pode comprar o prazer, mas não a paz; pode comprar o ego, mas não a consciência, etc… Podemos citar dezenas de coisas poéticas como essas que o dinheiro não pode comprar. E tudo isso é verdade, mas não é sobre elas que gostaria de falar.

Existe algo que de tão singular, que além de não poder se comprar, ainda pode desafiar as leis do mercado e os homens mais poderosos da terra. É algo exclusivamente de cada um de nós, que podemos compartilhar ao máximo e  ainda assim não empobrecemos.

Para o filósofo e escritor italiano Nuccio Ordine:

É algo que não se pode adquirir mecanicamente porque é fruto exclusivo de um esforço individual e de uma paixão que não se esgota.

Estamos falando do conhecimento. Daquele tipo que ocorre somente na mente de cada um e nos leva à autotransformação.

A ignorância, por outro lado, é o contrário do conhecimento. Do latim “ignorantĭa”, é a falta de conhecimento em particular ou de cultura em geral. A pessoa que ignora algo não o conhece ou não o compreende.

O mais interessante nisso tudo é que ninguém, além de nós mesmos, pode caminhar pelo longo e cansativo percurso pessoal do aprendizado.  Sobretudo, sem as devidas motivações internas, não há o que nos obrigue a aprender alguma coisa nessa vida. Tampouco, acumular e usar o conhecimento.

Para finalizar, deixo uma célebre frase de Leonardo da Vinci, um dos maiores estudiosos que se tem conhecimento:

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

One thought on “O QUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE PODE COMPRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X