O QUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE PODE COMPRAR

Parece impossível pensar em algo que verdadeiramente não se pode comprar em um mundo de consumo irrefreável, onde tudo está à venda, em que o dinheiro compra parlamentares, juízes, poder e relacionamentos.

Por outro lado,  é um alento pensar que existe algo valioso, que não tem preço e não pode ser comprado de jeito algum, nem pelo homem mais rico do mundo listado pela Revista Forbes.

Você já deve ter ouvido alguma postagem nas redes sociais, um comercial ou algo do tipo que diz o dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar; pode comprar o prazer, mas não a paz; pode comprar o ego, mas não a consciência, etc…

Podemos citar dezenas de coisas poéticas como essas que o dinheiro não pode comprar. E tudo isso é verdade, mas não é sobre elas que gostaria de falar.

O que Não se Pode Comprar

Entretanto, existe algo que de tão singular, que além de não poder se comprar, ainda pode desafiar as leis do mercado e os homens mais poderosos da terra. É algo exclusivamente de cada um de nós, que podemos compartilhar ao máximo e ainda assim não empobrecemos.

Para o filósofo e escritor italiano Nuccio Ordine esse recurso:

É algo que não se pode adquirir mecanicamente porque é fruto exclusivo de um esforço individual e de uma paixão que não se esgota.

Estamos falando do CONHECIMENTO! Daquele tipo que ocorre somente na mente de cada um e nos leva à autotransformação.

E o mais interessante nisso tudo é que ninguém, além de nós mesmos, pode caminhar pelo longo e às vezes, cansativo, percurso pessoal do aprendizado.  Por mais rico e poderoso que seja, não é possível transferir a responsabilidade do aprendizado para o outro.

Sobretudo, sem as devidas motivações internas, não há o que nos obrigue a aprender alguma coisa nessa vida. Tampouco, acumular e usar o conhecimento.

Para finalizar, deixo uma célebre frase de Leonardo da Vinci, um dos maiores estudiosos que se tem conhecimento:

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

 

One thought on “O QUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE PODE COMPRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X