OTIMISMO EM FOCO: CONHEÇA TÉCNICAS CONTRA O PESSIMISMO

Otimismo x Pessimismo

Otimistas e pessimistas têm interpretação diferente para a mesma situação. Enquanto os otimistas esperam que coisas boas aconteçam, os pessimistas esperam que as coisas ruins aconteçam.

O otimismo é um dispositivo psicológico que favorece a saúde e o bem-estar. Um fator de proteção interno que nos torna mais resilientes diante dos revéses da vida.

Otimismo na Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva estuda os aspectos relacionados ao bem-estar e felicidade e dentre eles, o otimismo, fazendo parte do estudo científico de grandes universidades. Mas antes disso, o otimismo era foco dos estudiosos da inteligência emocional.

Para Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva:

As pessoas otimistas acreditam que a derrota é apenas um revés temporário, que suas causas se restringem somente a uma situação específica.

De quem é a Culpa?

Enquanto os otimistas acreditam que a derrota não é culpa deles e a atribuem a uma causa externa, o pessimistas atribuem a si mesmos a culpa dos infortúnios da vida.

Um exemplo disso é uma pessoa que não passou em um processo seletivo para determinada vaga de emprego. Se ela for pessimista atribuirá a si mesmo a razão do insucesso: “Fui péssimo na entrevista.” ou “Meu currículo é muito ruim.” Enquanto que a pessoa otimista pensará: “Os outros candidatos estavam melhor preparados.” ou “A pressão na entrevista foi muito grande.”

Como resultado, o otimista refletirá: “Me prepararei melhor para a próxima entrevista.” ou “Farei um curso para aumentar minhas habilidades”,  enquanto que o pessimista pensará: “Vou sempre muito mal nas entrevistas de emprego.” ou “Será muito difícil conseguir emprego.”

O otimista sabe que pode conseguir “Da próxima vez conseguirei a vaga.”  enquanto que o pessimista generalizará o acontecimento para todas as áreas da sua vida, pensando: “Sou ruim mesmo.” E passa a enxergar sempre o lado ruim das coisas.

Técnicas Contra o Pessimismo

É verdade que alguns de nós já nascemos com a tendência de sermos otimistas, da mesma forma, é possível aprender a sê-lo, vendo as coisas de forma diferente.

As pessoas otimistas utilizam algumas técnicas para ter uma percepção mais positiva dos fatos. Você também pode utilizá-las para se tornar uma pessoa mais otimista:

1) Reinterpretação positiva

Encontrar um aspecto ou explicação positiva diante de um evento negativo, uma situação difícil ou adversidade. 

2) Crescimento pessoal

Desafiar suas crenças e limitações e mudar seus pensamentos,  hábitos, costumes e comportamentos.

3) Reforçar situações positivas

Criar uma lista mental ou por escrito de coisas boas que aconteceram com você durante o dia.

4) Não fixar a atenção no negativo

A atenção na negatividade traz a ruminação e a passividade. Foque-se em outras coisas que distraiam sua atenção.
Enfim, o otimismo pode ser potencializado, não é autoajuda, e sim inteligência emocional.
Clique aqui para ler mais um artigo sobre Resiliência que está relacionado ao Otimismo. Salvar Salvar Salvar

2 thoughts on “OTIMISMO EM FOCO: CONHEÇA TÉCNICAS CONTRA O PESSIMISMO

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