RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: MAIOR DESAFIO DO LÍDER

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: MAIOR DESAFIO DO LÍDER

Os líderes do séculos XXI enfrentam muitos desafios em suas posições. O relacionamento interpessoal com os colaboradores é o maior deles devido ao crescimento de três fatores que antes não eram tão recorrentes nas equipes de trabalho: ampliação da diversidade, colaboradores temporários e expressão das emoções no trabalho.

Vamos ver sobre cada um deles:

1) Diversidade da Equipe de Trabalho

A expressão a diversidade da equipe de trabalho tornou-se popular a partir dos anos 2.000 quando o Departamento de Trabalho Americano encomendou uma pesquisa sobre o tema. A maior contribuição desse trabalho foi que em um futuro próximo, os homens brancos não seriam  mais os grandes e únicos proeminentes da força de trabalho nas organizações.

Ao tomar conhecimento desse cenário, as empresas inteligentes anteciparam-se à essa mudança e e começaram a gerenciar a diversidade para obter vantagem competitiva. E assim é até hoje.

Os melhores líderes trabalham com a diversidade para tornar a empresa competitiva, dinâmica e produtiva. Mas muitos ainda sentem dificuldades em lidar com essa questão pois isso implica aceitar outras pessoas e tolerar diferenças individuais. No entanto,

As equipes de trabalho diversificadas geram melhores soluções.

2) Trabalhadores Temporários

As mudanças no cenário global econômico trouxeram a terceirização e os temporários como uma solução para a diminuição dos custos fixos nas empresas. Além de ganharem cerca de 40% menos que o pessoal efetivo, a contratação dessa mão de obra  é feita quando necessária e o desembolso só existe se houver contraprestação do trabalho. Se há demanda, há o desembolso, se não há, a empresa não incorre nessa despesa.   Muitas empresas também utilizam os temporários para fazer uma pré-seleção, a fim de identificarem os melhores e os contratarem futuramente como colaboradores efetivos.

Desta forma, os terceirizados e temporários ocupam papel permanente nas equipes de trabalho.

O desafio dos líderes nesse contexto, é gerenciar eficazmente esses colaboradores que podem não enxergar esse trabalho como uma oportunidade e sim como algo passageiro. Esse tipo de pensamento não gera senso de compromisso ou lealdade com a empresa.

O líder pode levá-los a compreender que essa é uma oportunidade de adquirir experiência, desenvolver novas habilidades e/ou mostrar seu trabalho à empresa.

3) Expressão das Emoções no Trabalho

O lado racional é bastante apreciado no ambiente de trabalho enquanto que emocional é visto como algo dispensável.  “Deixe seu coração, seus problemas pessoas na porta de entrada da empresa” é um bom discurso, mas impossível de ser praticado. Somos seres únicos e integrais, temos somente uma vida, não podemos fragmentá-la em vida pessoa, vida profissional, vida social, dentre outras.

Os colaboradores são seres humanos sujeitos a emoções positivas e negativas.  Muitos, por falta de inteligência emocional em momentos de emoções fortes agem por impulso pessoal, expressando sua raiva, intolerância e rancor.

O desafio do líder é justamente não agir da mesma forma, exercitar sua inteligência emocional de forma com que possa reconhecer e gerenciar suas próprias emoções e a dos colaboradores.

Para diminuir a incidência de falta de inteligência emocional no trabalho, os líderes podem auxiliar na identificação de pessoas emocionalmente estáveis já na seleção, gerenciar conflitos potenciais quando manifestados e agir com igualdade em relação a toda equipe.

Sobretudo, o líder deve mostrar o exemplo, jamais ofender, intimidar, utilizar humor ácido e deixar de apoiar seus colaboradores em suas necessidades.

Os desafios dos líderes são realmente grandes, mas todos superáveis já que a maioria envolve comportamentos que podem ser aprendidos.

(Artigo inspirado em Robert Vecchio).

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