SISTEMA IMUNOLÓGICO EMOCIONAL: COMO FORTALECÊ-LO?

Para fortalecer o sistema imunológico emocional em tempos de pandemia, precisamos de defesas.

É inegável que diante do novo coronavírus, todos estamos vivenciando momentos difíceis.  De repente mudanças e incertezas passaram a ser parte do nosso cotidiano, nem sequer sabemos o que será da nossa saúde e da nossa existência amanhã.

De uma hora para outra fomos privados dos doces prazeres da vida cotidiana, de ir à igreja ou do churrasco com os amigos. Ao mesmo tempo, fomos separados de nossos pais velhinhos e confinados em nossas casas.

No início, trabalhar home office, que era o sonho de muitos, à medida que o tempo passa não parece mais uma ideia tão boa assim.  O isolamento social começa a incomodar.

Sentimos falta da nossa rotina, de passar pelo caminho que leva ao trabalho, das pessoas com as quais nos relacionamos, dos encontros diários com os nossos clientes, dos atendimentos, das risadas, dos colegas do trabalho, do cafezinho e do chefe. Até mesmo os mais reclusos e quietos sentem falta do convívio social.

Essa situação contribui para o enfraquecimento do nosso sistema imunológico emocional.

Sistema Imunológico Emocional

O fato é que o desconhecido e a instabilidade nos levam ao limite. Não é fácil deixar o controle das coisas e não ter a certeza do que acontecerá no dia seguinte.

O caminho do norte, sempre tão claro, de repente ficou nebuloso. Já não sabemos o que enfrentaremos amanhã.

A cada momento surgem novas notícias e informações negativas. Precisamos gerenciar nossas emoções para não entrarmos em desespero.

A única certeza que temos é do momento, o dia de hoje e que  estamos vivos, tentando seguir em frente diante de tantos acontecimentos e adversidades.

Em nossos corações contamos com a fé, o otimismo e a esperança, em nossa razão, com a ciência.

Apesar de parecerem antagônicas, fé e ciência tornam-se totalmente compatíveis para superar os dias difíceis.

Principalmente, precisamos de defesas eficientes, conforme veremos a seguir.

Nossas Defesas

É verdade que muitas coisas podem fortalecer nosso sistema imunológico emocional.

Mas diante de nossos estudos e práticas, selecionamos duas delas, as quais estão sob nosso controle, que podemos desenvolver.

Elas são igualmente importantes em épocas de isolamento. Uma delas são as relações positivas, que de forma presencial ou à distância, podem ser cultivadas. Tal tema será abordado em outro artigo.

A outra e principal, é a Inteligência Emocional, uma habilidade que pode ser adquirida. Ela é como uma bússola que guia nossas atitudes mesmo quando nos sentimos perdidos e incertos. A IE desenvolvida nos permite fazer a nossa parte.

Além disso, nos mantém equilibrados mesmo quando todos à nossa volta estão provocativos, em pânico e desorientados. Ela nos mantém no caminho certo.

Sobretudo, fortalece o sistema imunológico pois não nos rendemos ao estresse e à depressão.  Lidamos com a ansiedade e o medo com calma e clareza. Gerenciamos as nossas emoções para ajudar o próximo nas deles.

Diante do exposto, o autocontrole emocional é fundamental em dias difíceis quando precisamos da mente sábia e do equilíbrio entre razão e emoção. O novo coronavírus é real e o descontrole das emoções pode deixar a situação ainda pior.

Em síntese, saber perceber, usar, compreender e administrar as emoções são habilidades que podem ser aprendidas mesmo em momentos de caos, crises e pandemia.

Ninguém está fadado a agir de forma imprudente e a ser suscetível aos acontecimentos. Enfim, em tempos difíceis, fortaleça seu sistema imunológico emocional por meio da Inteligência Emocional.

—————————————

Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X