Significado do sucesso

Nos novos modelos de carreira, sucesso não é só ganhar dinheiro. Trata-se de autorrealização. Conheça a Carreira Proteana, um novo conceito de carreira.

Sucesso

A pressão para que o ser humano seja bem sucedido é bastante significativa, muitas pessoas são fortemente influenciadas pela sociedade, cultura, amigos ou familiares, criando uma necessidade constante de triunfar,  de ganhar dinheiro, de procurar postos mais altos, mesmo que os profissionais não se sintam confortáveis para tal.

Ceder às pressões externas pode ser um grave erro na autorrealização e sucesso profissional, já que nem todos sonham em fazer carreira nos moldes do conceito tradicional.

É o caso, por exemplo, de um excelente engenheiro que assumiu o cargo de supervisor por pressão de familiares e colegas de trabalho, sem no entanto, gostar realmente do exercício da liderança e das responsabilidades decorrentes. Com o passar do tempo, o engenheiro que era comunicativo e alegre passou apresentar um comportamento taciturno e mal-humorado, dentro e fora da empresa.

Para o engenheiro, o sucesso não era ganhar mais ou ter uma função de comando, e sim, realizar cálculos complexos, elaborar planilhas, onde se sentia gratificado e autorrealizado, demonstrando seus conhecimentos e habilidades, sem se preocupar com outras atribuições de liderança. Ironicamente alguns meses depois ele pediu demissão e foi trabalhar em outra organização, podendo exercer a função de engenheiro, a qual realmente ele gostava.

Carreira Proteana

Em decorrência das mudanças sociais e do cenário corporativo, a partir da década de 90 surgiram novos modelos de carreira cuja responsabilidade de gestão não é somente às organizações, mas também das pessoas.

Dentre os novos modelos, surgiu a “Carreira Proteana”, idealizada pelo professor norte-americano Douglas Tim Hall, caracterizada pela autogestão da carreira e orientação de sucesso dissociado das questões de remuneração, ocupação de posição de comando, mas relacionado aos fatores psicológicos de cada um.

Nesse conceito, o sucesso é interno e não externo em que a pessoa orienta a carreira pelo autoconhecimento, pelo alto senso de identidade, com atitudes e adaptabilidade, levando-a à autorrealização, independente do trabalho realizado.

O que é Sucesso para Você?

Nesse modelo, o sucesso pode ter significado diverso para cada um, podendo ser entendido por diversos fatores que podem ocorrer em conjunto ou isoladamente: ter dinheiro e/ou poder; reconhecimento e contribuição social; realizar algo útil para a sociedade; sentir-se gratificado com o trabalho realizado (a pessoa gosta do que faz); realizar algo de valor científico (pesquisas); ser reconhecido pelo seu talento (artistas, músicos); alcançar a fama; ser autônomo ou ter um negócio próprio; conseguir equilibrar a vida profissional, familiar, afetiva e social; e/ou ter qualidade de vida.

Nesse contexto, caso uma mulher tenha planejado trabalhar até certo tempo e depois decidido ser dona de casa, criar os filhos e se dedicar inteiramente à família, se ela se sentir gratificada com esse trabalho, pode se considerar bem sucedida ainda que não tenha “status”, dinheiro, fama e poder.

Por isso é necessário refletir sobre outros valores que poderão ser mais importantes em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No modelo de carreira Proteana o sucesso é orientado pelo lado psicológico a partir de critérios particulares de cada pessoa, mas para se chegar a ele é necessário ter habilidade, planejamento, qualificação e esforço. A combinação desses fatores leva ao sucesso.

E o caminho para o sucesso é o trabalho, independente de qual seja.

formacao-coaching2