Inicialmente, muitas organizações deixam de ter resultados acima da média porque desconhecem como podem ter o engajamento do time.
O que a princípio pode parecer senso comum, é o resultado de muitos estudos dos pesquisadores da Psicologia Positiva.
Assim, selecionamos 5 práticas da Psicologia Positiva (PSP) que podem ser aplicadas imediatamente na sua empresa para gerar engajamento e bem-estar:
1) Assegure-se que as pessoas estão utilizando seus pontos fortes diariamente.
Ficar bom no que somos muitos ruins é muito difícil e custoso. O investimento de energia, tempo e dinheiro são muito altos e a relação entre custo-benefício é péssima. Mas nos tornarmos excelentes naquilo que já somos bons nos traz prazer, entusiasmo e os resultados podem ser sentidos rapidamente.
2) Aprecie, reconheça e valorize as pessoas que realmente mereçam.
Aprecie, elogie e reconheça os esforços e não a inteligência ou os talentos natos. É importante que os colaboradores entendam que o esforço é valorizado. E certifique-se que está oferecendo a recompensa que o time deseja.
3) Encoraje as conexões sociais entre os membros da equipe.
Não desintegre a força do grupo, incentive-os a cooperarem e ajudarem uns aos outros, sempre pensando no bem-estar geral. Incentive a amizade, mas sem deixar de lado o profissionalismo. Certifique-se que o colaborador entenda que essa conexão social é incentivada e realizada pela empresa.
4) Mostre quanto e como o trabalho realizado é importante.
Todo trabalho tem um impacto positivo para as pessoas, comunidades e para o mundo. Leve o colaborador a entender quais são as contribuições positivas do seu trabalho, isso confere significado mesmo às tarefas mais difíceis ou enfadonhas.
5) Defina metas atingíveis, inteligentes e desafiadoras. E comemore com o time ao alcançá-las.
É importante desafiar as pessoas no nível de suas habilidades. E mais importante ainda que elas percebam que podem realizar as coisas. Isso dá ânimo ao time. Ao atingi-las, comemore com os integrantes.
As 5 práticas da Psicologia Positiva dizem respeito à positividade, o engajamento, os relacionamentos positivos, o significado e o reconhecimento.
Ao aplicá-las, os líderes, gerentes e RH criam uma força de trabalho inspirada e motivada. O time fica feliz por trabalhar na empresa e principalmente, mostra entusiasmo por contribuir com ela.
Mas é importante realizar tudo isso de forma cientificamente comprovada para não ter erros.
1 comentário em “5 PRÁTICAS DA PSICOLOGIA POSITIVA NAS ORGANIZAÇÕES”
[…] É o que tratamos no próximo artigo. Clique aqui para saber quais são e como aplicá-las na sua empresa. […]