É preciso saber lidar o que fazer com as emoções no trabalho. Mas nem sempre é fácil.
Vamos iniciar compreendendo o que são emoções.
O que São Emoções
As emoções são reações afetivas intensas e momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos, tanto internos quanto externos, conscientes ou inconscientes.
As emoções normalmente surgem como resposta a um evento que pode ter um significado tanto positivo quanto negativo.
A boa gestão das emoções decorre da inteligência emocional.
Afinal, quando a temos, somos capazes de perceber nossas emoções e administrá-las. Conhecer as emoções significa ter autoconsciência de nós mesmos e nos equilibrarmos em relação aos acontecimentos – bons ou ruins.
A falta de inteligência emocional afasta a autorregulação, tornando a pessoa inapta para lidar com os conflitos internos e os do meio onde se relaciona.
Atualmente presenciamos nas organizações, profissionais raivosos e confrontativos que demonstram a sua falta de autoconhecimento e controle sobre suas emoções. Esse tipo de comportamento só valida o senso comum que as emoções no trabalho devem ser evitadas. Mas não é bem assim.
Da Racionalização às Emoções no Trabalho
Por muito tempo o processo de racionalização afastou o lado social e humano do trabalho.
Uma organização bem administrada era aquela que tivesse êxito em eliminar emoções, onde a racionalização era imperiosa.
No entanto, atualmente, as organizações inteligentes compreendem que as emoções fazem parte da natureza humana e incentivam os profissionais a se autoconhecerem.
Muitas delas têm investido em treinamento, desenvolvimento ou outras formas criativas para sensibilizar os profissionais sobre a necessidade do equilíbrio emocional e do autoconhecimento em suas vidas.
O gerenciamento das emoções negativas como a ansiedade, a raiva e a tristeza traz benefícios para os profissionais e as empresas. Assim como o desenvolvimento de emoções positivas como gratidão, perdão, otimismo e esperança são incentivadas e produzem efeitos bastante benéficos.
Em ambos os casos, temos como resultado pessoas equilibradas e capazes de compreender os outros, motivadas, engajadas, menos estressadas e mais felizes.
Assim, as emoções no trabalho passam a ser fundamentais para o sucesso. Mas elas precisam ser gerenciadas.
5 Dicas de Como Gerenciar as Emoções no Trabalho
Seguem 5 dicas de como lidar com as emoções no trabalho para você usar de forma imediata quando se sentir no meio de um turbilhão emocional:
- Busque o autoequilíbrio: conte até 6 antes de reagir a alguma provocação. Controle-se para não fazer coisas que pode se arrepender depois.
- Escolha a situação: sempre que possível, aproxime-se ou afaste-se de pessoas e situações ou ambientes que possam colocá-lo em situação de vulnerabilidade emocional.
- Modifique da situação: altere deliberadamente a situação que causa desconforto. Por exemplo, mude intencionalmente o rumo da conversa quando ela encaminhar-se para um assunto incômodo.
- Desvie a sua atenção: Desvie a sua atenção para um dos cinco sentidos (tato, olfato, audição, visão ou paladar) por alguns segundos.
- Concentre-se: focalize a atenção no problema a fim de resolvê-lo. Isso faz com que você disponibilize recursos cognitivos para a solução, deixando outros aspectos em segundo plano. Se uma pessoa é mal educada com você porque algo deu errado no trabalho, ao tentar solucionar o problema você mobilizará seu cérebro a fim de tentar resolvê-lo e não se preocupará em dar respostas à ela.
Essas são algumas dicas mais imediatas para lidar com as emoções no trabalho, mas o ideal é que você também saiba como gerenciá-las a longo prazo. Por isso, convidamos você a conhecer a fazer nosso curso de Inteligência Emocional EAD.