Ingratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisIngratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisTeoria dos setênios, uma contribuição fascinante para a vida e...
Leia maisO gosto amargo da injustiça… Quando éramos crianças nossos pais...
Leia mais
“Quer saber como me sinto de verdade? Ande um quilômetro com meus sapatos”. Há uma grande verdade nessa expressão, ela mostra que podemos verdadeiramente sentir o que outro sente, somente quando nos colocamos no lugar dele. O nome dessa habilidade tão excepcional é EMPATIA!
Para o pesquisador da Psicologia Positiva, C. Daniel Batson, a empatia é uma resposta emocional à dificuldade emocional percebida de outra pessoa; ela envolve a capacidade de corresponder às emoções de outrém.
Não se trata de reproduzir as emoções da outra pessoa como se fosse um espelho e sim de ter uma sensação de bondade em relação àquela outra pessoa. É uma habilidade social que pode ser desenvolvida.
Nos grupos onde ela é incentivada os níveis de ajuda mútua são mais altos pois os participantes começam a entender as necessidades, sentimentos, motivações e perspectivas uns dos outros. N
ão existe o “nós contra eles”. E a probabilidade de sucesso em uma tarefa, atividade e alcance de resultados é muito maior. A empatia é um elemento da Inteligência Emocional. Além disso, na Psicologia Positiva, ela é a porta de entrada para o altruísmo, a gratidão e o perdão, emoções positivas que aumentam nosso nível de bem-estar e felicidade. Agora o exercício da empatia está acessível a todos os brasileiros.
O Museu da Empatia chega no Brasil e está aberto aos visitantes entre o dia 18 de Novembro a 17 de Dezembro de 2017 no Parque do Ibirapuera. A exposição será na área externa do Pavilhão da Bienal e o visitante poderá conferir um recorte especial da mostra “Caminhando em seus sapatos…”, originalmente sediada em Londres.
É uma maneira prática e criativa de aprender sobre a empatia. Toda instalação ficará dentro de um ambiente que remete a uma caixa de sapatos gigante, onde pares de calçados serão expostos com histórias relacionadas à diversidade humana. Ao todo, 25 histórias conduzirão o público a uma viagem sensorial e empática, apresentando relatos do luto ao amor, da perda à superação, preconceito a inspiração, exclusão a inspiração, entre outros. Essa experiência única proporciona ao participante uma ampla reflexão sobre diversos temas, como a diversidade, direitos humanos, LGBTfobia, gordofobia, cultura, educação, violência social e acessibilidade.
O visitante escolhe um sapato ou uma história que gostaria de ouvir. Após a escolha, ele é convidado a caminhar com os sapatos pelo espaço, enquanto escuta um depoimento narrado da pessoa a quem eles pertenceram. Simplesmente fantástico, não é? E uma grande oportunidade de aprender fazendo. Confira as datas e horários:
“Museu da Empatia” – Caminhando em seus sapatos… Local: Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP) Período: 18 de novembro a 17 de dezembro de 2017 Horário: terça a sexta das 10h às 19h | sábados e domingos das 11h às 20h Entrada: GRATUITA / 25 pessoas por vez (senhas distribuídas no local)



Deve ser uma experiência incrível.
Que experiência maravilhosa essa adoro os temas empatia é se por no lugar do outro o problema é que muitas pessoas dizem que o problema delas é o pior, ou seja , só ela tem dor…. e que a dor dela é maior … Parece até uma competição, mas é exatamente nesse momento que nos calamos p ouvir a dor do outro
Copyright © ISI INFINITY 2012 – 2025 Todos os direitos reservados.
Fale agora com nossos consultores!
Respostas de 2
Deve ser uma experiência incrível.
Que experiência maravilhosa essa adoro os temas empatia é se por no lugar do outro o problema é que muitas pessoas dizem que o problema delas é o pior, ou seja , só ela tem dor…. e que a dor dela é maior … Parece até uma competição, mas é exatamente nesse momento que nos calamos p ouvir a dor do outro