COACHING E DEPRESSÃO

depressão

Depressão é uma Patologia

Antes de qualquer outra coisa gostaria de afirmar logo no início que o coaching é uma metodologia maravilhosa, mas não é remédio, portanto, não é indicado para pessoas depressivas. A depressão é uma doença e precisa ser tratada, mas não por um coach.

Coaching é um processo de desenvolvimento humano e de aceleração de resultados para atingir metas e objetivos, podendo ser aplicado em nossas vidas pessoais, carreiras e negócios.

O coach com boa formação utiliza de técnicas específicas para aumentar desempenhos, desenvolver pessoas ou reduzir interferências para o seu cliente atinja sua meta, que pode ser pessoal ou profissional. Mas não cura depressão!

Depressão tem Outros Tratamentos

Veicula pela internet a propaganda de um coach ensinando outros coaches a atenderem pessoas depressivas. ISSO É UM ABSURDO, depressão não deve e não pode ser tratada no coaching!

Para isso temos profissionais legalmente habilitados, a depressão é uma doença, e muitas vezes, grave, e o coach não tem competência para lidar com essa demanda.

Posso afirmar isso com muita propriedade já que sou Psicóloga de formação, com Doutorado em Psicologia e formo coaches profissionais pela ISI INFINITY. Além disso, em minha tese de doutorado, estudei  e investiguei a depressão!

A banalização do coaching bate às raias da falta de razoabilidade. O coaching autêntico é uma metodologia séria, eficiente e que funciona, mas não para tudo, principalmente em situações de patologias.

Depressão, certamente não é um caso para o coaching.

Se algum coach está oferecendo seus serviços como remédio para depressão, traumas ou outras patologias, desconfie! Ele não está habilitado para isso e muito provavelmente nem sabe o que está falando. Tampouco, com a seriedade do que está lidando!

Nossa dica é que faça uma pesquisa sobre o coach que está contratando, seu currículo e seu histórico de sucesso. Muitos coaches prometem o que não podem cumprir ou se aventuram a vender seus serviços como um panaceia, prometendo cura e solução para todos os males.

Organizações e profissionais sérios não prometem esse tipo de solução.

Clique aqui para conhecer As Boas e Más Notícias sobre o Coaching.

Clique aqui para saber como o coaching pode valorizar o currículo do coach e do coachee.

Salvar

2 thoughts on “COACHING E DEPRESSÃO

  1. Pingback: 15 ITENS ESTRATÉGICOS SOBRE O COACHING | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X