COMO EVITAR O SEQUESTRO EMOCIONAL

Um sequestro emocional geralmente nos traz arrependimentos depois que acontece. No entanto, é possível evitá-lo, mesmo em circunstâncias perturbadoras.

De fato, o sequestro emocional ou detonador de emoções ocorre quando “perdemos a cabeça” e agimos por impulso. Entretanto, ao reconhecer o detonador das emoções, podemos controlar nosso impulso.

Da mesma forma, a plasticidade do cérebro nos permite evoluir e aprender com as experiências passadas. Isso significa que ao mudar a forma de reação no presente, a probabilidade de êxito em uma situação parecida no futuro é muito grande.  Após algum tempo de prática conseguimos dar uma resposta mais apropriada à situação. Isso é Inteligência Emocional.

Autoconsciência para Controlar os Impulsos

Certamente a autoconsciência é fundamental para controlar os impulsos.
Isso significa identificar a situação, pessoas ou fatos que o perturbam e o fazem agir irracionalmente.

Em seguida, preste atenção às alterações na sua mente e no seu corpo.

Ainda consciente, nomeie a emoção que está sentindo: Por exemplo: “- Estou com raiva.”

Além disso, o simples fato de falar sobre o que está sentido desloca a atividade da mente emocional para a mente racional e assim, diminuímos sua intensidade. Isso lhe permite ter autocontrole sobre o que está sentindo.

Controle-se!

Selecionamos mais 3 dicas para controlar impulsos e impedir que suas emoções corram como um trem desgovernado em situações perturbadoras:

  1. Pare e afaste-se! Ao perceber que seu detonador de emoções foi acionado, pare! Não seja seu terrorista mental. Pare de pensar naquilo, afaste-se e desvie sua consciência para outro foco de atenção. Concentre-se em outra coisa.
  2. Respiração: Respire profundamente pelo nariz contando mentalmente até 5 e expire pela boca, contando até 7. Isso diminuirá seu nível de adrenalina.
  3. Conte até 6. Esperar por apenas seis segundos antes de agir faz com que as substâncias químicas do cérebro que causam o sequestro emocional se dissipem. Respirar profundamente ajuda a impedir que sua mente emocional assuma o controle e cause uma reação desgovernada.

Finalmente, é importante ter controle de nossos impulsos, pessoas com Inteligência Emocional são aquelas que têm mais sucesso na vida. Lembre-se das sábias palavras de um provérbio chinês:

Se você for paciente em um momento de raiva, escapará de cem dias de tristeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X