COMO IDENTIFICAR O PERFIL COMPORTAMENTAL DOS PROFISSIONAIS

Analista Perfil Comportamental

O Desafio de Compreender Comportamentos

Estudar o comportamento é compreender a forma com que as pessoas agem e reagem  de forma diferente diante das situações apesar de receberem os mesmos estímulos.

Há milhares de anos a humanidade se preocupa em encontrar uma explicação para as distinções comportamentais. Existem várias teorias explicativas sobre o tema, mas vou me concentrar naquela que é a mais utilizada hoje em dia, devido a sua praticidade e objetividade: a Teoria DISC.

Dela se originaram inúmeras ferramentas de análise de perfil comportamental, com destaque para a APC, a qual utilizamos e recomendamos fortemente aos nossos clientes.

Dos Elementos da Natureza à Teoria DISC

Registros iniciais da história mostram que os gregos iniciaram atribuindo aos quatros elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar) a influência sobre o comportamento humano.

Hipócrates (370 AC), uma das figuras mais importantes da história da medicina,  definiu que o temperamento é determinado pelos fluídos corpóreos (bílis amarela, sangue, fleuma e bílis negra) surgindo os temperamentos colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, respectivamente. Muitas pessoas e estudiosos ainda usam o termo “temperamento” para definir um dos itens da personalidade, sendo considerada por eles a resultante do temperamento + caráter + hábitos.

Mas foi somente por meio da Psicologia que o tema comportamento foi estudado exaustiva e cientificamente.

Na mesma linha de Hipócrates, o médico suíço e psicólogo Carl Jung ampliou os estudos anteriores denominando os perfis comportamentais primários em “produtor, intuitivo, sensitivo e analítico“, teoria amplamente explorada na área de Administração, Psicologia, Marketing e Comunicação até hoje.

O psicólogo americano William Marston concentrou-se em estudar o comportamento padrão do indivíduo mediante as influências externas e internas e os classificou em dominância, influência, estabilidade e conformidade, dando origem à metodologia D.I.S.C, amplamente utilizada no ambiente corporativo para compreensão dos perfis profissionais diante de determinadas situações.

Assim, a Teoria DISC (sigla em inglês para Dominance, Influence, Steadiness and Conscientiousness)  possibilita a análise comportamental diante desses quatro fatores predominantes.

Identificando as Quatro Tendências do Comportamento

As quatro tendências comportamentais segundo a teoria DISC são:

1) Dominance – Dominância

O perfil dominante é  um tipo de executor” –  caracterizado por ser autoconfiante, ter iniciativa própria, aceitar desafios, ser competitivo, individualista e empreendedor. Controlador, assertivo,  gosta de poder e controle.

2) Influence –  Influência

O perfil influente é o “comunicador“, persuasivo, entusiasmado, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais.

3) SteadinessEstabilidade

A estabilidade é encontrada no perfil “planejador”: calmo e tranquilo, estável, consistente e conservador. Paciente e persistente.

4) Conscientiousness – Conformidade

A conformidade é representada pelo “analista“, preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras e normas. Estruturado e organizado.

Se observar as características acima, poderá identificar pessoas do seu convívio que correspondam a elas.

Obviamente que não é fácil realizar essa identificação a olho nu. O auxílio de uma ferramenta de assessment validada é fundamental para a assertividade e credibilidade do trabalho de quem está realizando a avaliação.

Essa dificuldade de identificação sem uma ferramenta ocorre porque, embora um dos perfis sobressaia mais que os outros,

É verdade que temos um pouco de cada cada um deles.

Qual o Melhor Perfil Comportamental?

Cada pessoa age e se comporta de forma diferente tanto no contexto social e laboral, não existindo um perfil melhor que o outro. Segundo a Psicologia Positiva, podemos potencializar os aspectos positivos de cada perfil, utilizando as forças pessoais de cada um e não focando em seus problemas e defeitos.

Potencializar o Melhor em Cada Perfil

A habilidade de lidar e identificar os quatro diferentes perfis, colocar os profissional certo no lugar certo e saber potencializar os pontos fortes de cada um deles é o que pode minimizar os conflitos comportamentais,  maximizar a performance da equipe, incrementar desempenhos e acelerar resultados.

Tentar mudar padrões de comportamento para o oposto de como realmente a pessoa funciona não é a melhor solução pois não oferece a motivação necessária seja para autorrealização ou para  entregar melhores resultados.

Por isso compreender comportamentos é fundamental para ter sucesso na vida, carreira e  negócios.

3 thoughts on “COMO IDENTIFICAR O PERFIL COMPORTAMENTAL DOS PROFISSIONAIS

  1. Avatar
    Lucilene says:

    Quantos perfis diferent es. Que estudos fantásticos. Agora vejo que temos muito a aprender para ajudarmos as pessoas.

  2. Avatar
    Vitor says:

    Sou estudante de um curso técnico de comércio e precisava de informaçoes sobre perfis profissionais.Muito bom este artigo, muito informativo e me ajudou bastante, obg!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X