CRENÇAS INFLUENCIAM SUA VISÃO DE MUNDO

Crenças

Crenças: saiba como elas influenciam a sua vida.

Nosso ponto de vista cria a nossa realidade. Se olhar fixamente para uma parede pintada de uma única cor, não enxergará outra coisa além dela.

Faça um teste agora, pegue uma folha de papel e aproxime-a ao máximo do seu rosto, dos seus olhos, como na imagem inicial desse artigo. O que vê além dela? Nada.

O mesmo acontece com as nossas crenças, quando nos prendemos a elas, nossa mente se torna fixa, rígida, estagnada e muitas vezes, opressiva.

Sem perceber nos tornamos prisioneiros dos próprios pensamentos. Alguns são negativos ou destrutivos, afetando a forma como vemos o mundo e como respondemos a ele.

Infelizmente, estreitamos as possibilidades da vida por escolha própria.

Muitos de nossos pensamentos são só isso, pensamentos que vêm e vão. Mas outros ficam enraizados e tornam-se crenças ao longo do tempo.

O que São Crenças

Os pensamentos sistemáticos dão origem às crenças. Com efeito, acreditamos nelas a tal ponto que elas ditam como queremos que as pessoas sejam e as coisa funcionem.

Crenças são ideias enraizadas ou concepções que ficaram gravadas em nosso sistema nervoso devido ao seu forte apelo emocional.

Em síntese, crenças são regras ou comandos psicológicos sistemáticos que criam convicções sobre nós mesmos, os outros e o mundo.

Sua Visão de Mundo

Por certo cada ser humano tem a própria visão de mundo, sendo mais fácil que outras pessoas, sejam elas seus filhos, amigos, colegas de trabalho, se encaixem nela.

Tal qual o gigante Procusto da mitologia grega que queria encaixar as pessoas na sua cama e para isso, cortava pernas e braços daquelas maiores ou esticava o corpo das menores, queremos moldá-las ao que achamos ser o certo.

Mas esse é o certo para nós e talvez não seja para o outro.

Assim, o que se encaixa nas nossas crenças e no que acreditamos é bom, o que não se encaixa é ruim ou está contra nós. Em vez de aceitar a visão do outro, queremos consertá-la.

Quando as pessoas estão dentro dos nossos padrões, temos certeza de que estamos certos.

A Certeza das Coisas

Gostamos de ter certeza de tudo. De fato, passamos grande parte da vida querendo organizar as coisas, rotulando, classificando e moldando as pessoas que fazem parte dela.

Desejamos que elas se encaixem em nosso sistema de crenças. Nossa consideração por elas vai até o ponto em que concordam ou se dispõem a encaixar nele. Se isso não acontece, não nos servem mais ou estão contra nós.

Assim, em vez de ver as coisas com outros olhos ou de viver novas experiências, criamos, vivermos e revivemos histórias que validem nossas crenças.

Observe que ao pesquisar algo na internet, logo vários textos, citações e anúncios aparecem para você, tentando vender-lhe alguma coisa (ideia ou produto) relacionada ao objeto de pesquisa.

Isso valida ainda mais suas pressuposições. O que o faz pensar que todos pensam como você. Obviamente que isso não é verdade.

Quanto mais enxergamos o mundo pela lente das nossas crenças, limitamos nossa condição que é viver.

Por isso, temos o poder de mudá-las quando elas nos limitam ou não nos servem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *