DIFERENÇAS ENTRE COACHING E MENTORING

coaching

O que é coaching? O que é mentoring?

Essas são  perguntas básicas que os profissionais dessas áreas e até mesmo os futuros contratantes têm em relação a esses dois métodos.

Após anos de pesquisas e depois de muitas práticas, conseguimos estabelecer algumas diferenças básicas entre cada um. O resultado consta no livro Práticas de Coaching e Mentoring – experiências de sucesso do autocoaching ao business que conta com a participação de 28 coaches e mentores que participaram de nossas formações.

Aqui, faremos uma breve explanação das diferenças entre um e outro.

Diferenças entre Coaching e Mentoring

A proximidade da mentoria com o coaching é muito tênue, mas quando estudamos a fundo cada técnica, reconhecemos suas diferenças. Com isso e dependendo da situação, você pode surpreender seu cliente: oferecer o trabalho como mentor e não somente como coach!

Você se sente especial e seu cliente também se sentirá especial!

O coaching visa a melhoria de desempenho e a diminuição de interferências para aumento de performance. Já enquanto que o mentoring tem uma abrangência mais ampla em que o mentorado é conduzido ao amadurecimento e crescimento pessoal ou profissional por meio de sabedoria e desenvolvimento.

Coaching e mentoring têm em comum o objetivo de fazer com que o cliente atinja seu pleno potencial. Embora sejam atividades correlacionadas, cada uma tem sua particularidade.

O coach não precisa, necessariamente, ter experiência anterior na área de atuação do cliente, enquanto que no mentoring é interessante que o mentor tenha esse conhecimento.

O mentoring tem um enfoque no longo prazo, em posições futuras e na ampliação dos horizontes, enquanto que o coaching é mais imediatista, voltado para posições atuais.

Características do Mentor

Tornar-se um mentor reconhecido também requer muito estudo e aprendizado. Atualmente pratico a mentoria com empresários, diretores, altos executivos e atingimos resultados extraordinários. Mas ninguém se torna  mentor do dia para a noite.  É preciso muito estudo, leitura, vivência e experiência para se tornar um mentor de sucesso, com autoridade e referência no mercado.

O mentor apresenta a combinação de um conhecimento singular, carreira consolidada, vivência, experiência prática e referência em sua área de atuação. Embora o mentorado seja visto como alguém menos experiente, é cada vez mais comum pessoas maduras e de negócios procurarem a ajuda de um mentor.

Os mentores se comprometem a se empenhar efetivamente para o sucesso de seu mentorado e estão dispostos a investir seu tempo, conhecimento e experiência para servir ao outro. O mentor é aquele que orienta o mentorado tanto nos fins – projeto de vida – quanto nos meios (carreira e negócios).

Eleve-se a um nível superior, torne-se um mentor certificado e ofereça um diferencial exclusivo para seus clientes.

One thought on “DIFERENÇAS ENTRE COACHING E MENTORING

  1. Pingback: 15 ITENS ESTRATÉGICOS SOBRE O COACHING | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X