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EMOÇÕES NO TRABALHO: COMO LIDAR COM ELAS

É preciso saber lidar o que fazer com as emoções no trabalho. Mas nem sempre é fácil.

Vamos iniciar compreendendo o que são emoções.

O que São Emoções

As emoções são reações afetivas intensas e momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos, tanto internos quanto externos, conscientes ou inconscientes.

As emoções normalmente surgem como resposta a um evento que pode ter um significado tanto positivo quanto negativo.

A boa gestão das emoções decorre da inteligência emocional.

Afinal, quando a temos, somos capazes de perceber nossas emoções e administrá-las. Conhecer as emoções significa ter autoconsciência de nós mesmos e nos equilibrarmos em relação aos acontecimentos – bons ou ruins.

A falta de inteligência emocional afasta a autorregulação, tornando a pessoa inapta para lidar com os conflitos internos e os do meio onde se relaciona.

Atualmente presenciamos nas organizações, profissionais raivosos e confrontativos que demonstram a sua falta de autoconhecimento e controle sobre suas emoções. Esse tipo de comportamento só valida o senso comum que as emoções no trabalho devem ser evitadas. Mas não é bem assim.

Da Racionalização às Emoções no Trabalho

Por muito tempo o processo de racionalização afastou o lado social e humano do trabalho.

Uma organização bem administrada era aquela que tivesse êxito em eliminar emoções, onde a racionalização era imperiosa.

No entanto, atualmente, as organizações inteligentes compreendem que as emoções fazem parte da natureza humana e incentivam os profissionais a se autoconhecerem.

Muitas delas têm investido em treinamento, desenvolvimento ou outras formas criativas para sensibilizar os profissionais sobre a necessidade do equilíbrio emocional e do autoconhecimento em suas vidas.

O gerenciamento das emoções negativas como a ansiedade, a raiva e a tristeza traz benefícios para os profissionais e as empresas. Assim como o desenvolvimento de emoções positivas como gratidão, perdão, otimismo e esperança  são incentivadas e produzem efeitos bastante benéficos.

Em ambos os casos, temos como resultado pessoas equilibradas e capazes de compreender os outros, motivadas, engajadas, menos estressadas e mais felizes.

Assim, as emoções no trabalho passam a ser fundamentais para o sucesso. Mas elas precisam ser gerenciadas.

5 Dicas de Como Gerenciar as Emoções no Trabalho

Seguem 5 dicas de como lidar com as emoções no trabalho para você usar de forma imediata quando se sentir no meio de um turbilhão emocional:

  1. Busque o autoequilíbrio: conte até 6 antes de reagir a alguma provocação.  Controle-se para não fazer coisas que pode se arrepender depois.
  2. Escolha a situação: sempre que possível, aproxime-se ou afaste-se de pessoas e situações ou ambientes que possam colocá-lo em situação de vulnerabilidade emocional.
  3. Modifique da situação: altere deliberadamente a situação que causa desconforto. Por exemplo, mude intencionalmente o rumo da conversa quando ela encaminhar-se para um assunto incômodo.
  4. Desvie a sua atenção: Desvie a sua atenção para um dos cinco sentidos (tato, olfato, audição, visão ou paladar) por alguns segundos.
  5. Concentre-se: focalize a atenção no problema a fim de resolvê-lo. Isso faz com que você disponibilize recursos cognitivos para a solução, deixando outros aspectos em segundo plano. Se uma pessoa é mal educada com você porque algo deu errado no trabalho, ao tentar solucionar o problema você mobilizará seu cérebro a fim de tentar resolvê-lo e não se preocupará em dar respostas à ela.

Essas são algumas dicas mais imediatas para lidar com as emoções no trabalho, mas o ideal é que você também saiba como gerenciá-las a longo prazo. Por isso, convidamos você a conhecer a fazer nosso curso de Inteligência Emocional EAD.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

30 comentários em “EMOÇÕES NO TRABALHO: COMO LIDAR COM ELAS”

  1. Ferruccio Fontana

    Interessante, tenho feito algumas das dicas listadas aqui. Realmente eu percebi que pude lidar com coisas difíceis mais facilmente.
    Agora com mais conhecimento posso evoluir mais. Esse é meu objetivo e o treinamento tem me ajudado muito.

  2. Realmente quando se trata de emoções no trabalho precisamos ter uma cautela imensa, por si só controlar nossa emoção já é árduo, no trabalho temos que estender esse controle sob terceiros. A empresa é um organismo vivo, caso UM esteja desestruturado pode desencadear uma serie de problemas, as dicas são de grande aproveito, sem sombra de duvida irei segui-las e tentarei transmiti-las aos que me cercam.

  3. Amei o conteúdo sobre inteligencia emocional no ultimo encontro.
    Mas sei que preciso evoluir muitoooo ainda pra começar a melhorar, e sei que não tenho ainda essa “tal IE”, gostaria de aprender e praticar sempre no dia a dia, percebo que minha abordagem é um tanto quanto brusca, e tira o foco da minha essência, que é dócil e amiga, mas as vezes as circunstancias nos tornam assim, porém vou procurar melhorar e praticar. Um beijo. Adorei…..STOP

  4. Esse conteúdo me chamou muito atenção, acredito que segregar as emoções e sentimentos do ambiente de trabalho seja um dos assunto mais delicados e difíceis, particularmente venho trabalhando muito nisso, é um dos pontos que após o ultimo encontro observei que deveria ser trabalhado e melhorado.
    É sempre necessário agir com razão e não com emoção, as emoções negativas se não controladas podem afetar em decisões, no engajamento da equipe e na motivação do próprio líder e de seus liderados.

  5. ANDRE WILLIAN CANDIDO

    Esse é assunto no entanto complicado, embora precisamos ter o auto controle, não podemos nos expressar de bate pronto sem antes filtrar e respirar um pouco , tenho aprendido bastante com as dicas do curso, pois mesmo com a razão ou não você acaba sendo rústico sem querer com as pessoas sem precisar, não e fácil pois nas diversidades do dia dia a diversos momentos em que já não estamos filtrando corretamente agindo no instinto, mesmo que no final sejamos assertivos nas decisões tomadas , o meio do processo ficou falho ou enfraquecido talvez por conta de um comportamento muitas vezes impulsivo por não pensar antes de se expressar. Mais acredito que estamos no caminho certo.

  6. Raul Felipe Lopes

    Como falado no artigo “Inteligência Emocional para Liderança Ressonante”, devemos trabalhar sobre os pilares da inteligência emocional autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos. Assim, conseguimos, por mais que difícil, gerenciar nossas emoções nos ambientes de convivência e principalmente em momentos intrigantes.

  7. DIOGO R PEREIRA

    É evidente que precisamos ter inteligência emocional para que consigamos ter sucesso em todas áreas de nossa vida, dessa forma as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade da capacitação de seus profissionais para progredirem no assunto que consequentemente trarão resultados positivos para essas empresas. Achei muito válidas as dicas de como gerenciar nossas emoções no trabalho, acredito que as aplicando no dia a dia, podemos evoluir de forma consistente nossa inteligência emocional.

  8. Realmente para aprender como lidar com as emoções precisamos buscar a identificar nossas emoções e manter-nos motivado com uma conversa interna que nos ajuda no equilíbrio da razão e da emoção.

  9. Muito bom o artigo! Realmente para aprender como lidar com as emoções precisamos de uma boa gestão das emoções que decorre da inteligência emocional.

  10. José Jordano Rodrigues Miranda

    O gerenciamento das emoções no trabalho é tão importante quanto a racionalização, visto que apenas com ambas em equilíbrio os problemas profissionais podem ser resolvidos em sua totalidade, e de maneira mais eficaz.

  11. É preciso ter inteligência emocional para realizar uma boa gestão de emoções é essencial em todos os âmbitos da vida, o curso está fazendo reconhecer todos nossos gatilhos emocionais, está nos mostrando a manter a tranquilidade mesmo diante de cenários estressantes e novos desafios, entender melhor como gerir as emoções com assertividade ajudar exercitar nosso autocontrole emocional nos momentos mais desafiantes.

  12. César Rodrigo Monção

    Gerenciar emoções no trabalho é importante para ter um ambiente saudável e produtivo, além de contribuir para um bom relacionamento interpessoal.

  13. FABRICIO VINICIUS RODRIGUES RIBEIRO

    Após todos os artigos e atividades percebi que inteligência emocional é o ponto chave para resolvermos nossos problemas e termos o controle de como será nossa vida profissional.

  14. NICOLAS FERNANDES DE PAULA

    Saber gerenciar as emoções é fundamental para o convívio e sucesso profissional. Devemos utilizar as técnicas de auto controle para termos bons relacionamentos e melhores resultados profissionais.

  15. Rubens Lopes Ribeiro Neto

    Saber gerenciar nossas emoções de forma inteligente é crucial em nossa liderança e trabalho, pois nos ajuda a entender e lidar com nossas emoções e as dos outros, o que melhora nossos relacionamentos e nossa eficiência.

  16. Devemos sempre dedicar tempo a entender nossas emoções e como lidar com elas, pois só assim teremos progresso e desenvolvimento no que podemos fazer.

  17. Ana Júlia Ortigoza

    Saber lidar e controlar nossas emoções no ambiente de trabalho sem dúvida torna o ambiente muito mais produtivo e nos deixa menos estressados.

  18. Rafael de Almeida Lopes

    Como saber lidar com nossos problemas pessoais, sem levá-los para o ambiente de trabalho? E os problemas adquiridos no trabalho, não leva-los para casa? Estes são questionamentos diários que tentamos gerenciar da melhor forma possível, visando preservar nossa estabilidade emocional e evitar decisões precipitadas e equivocadas. Em um trecho do livro “O médico das Emoções” de Augusto Cury, é mencionado que, antes de responder às pessoas que queriam apedrejar uma mulher, Jesus permaneceu em silêncio por um momento e só então proferiu a frase: “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Este exemplo destaca a importância de pausar e refletir antes de agir em momentos de tensão, pois os primeiros 30 segundos são críticos e propensos a erros em nossas vidas.

  19. Daniele Fanhano

    Autoconhecimento, comunicação eficaz, gerenciamento do estresse, estabelecer limites saudáveis e desenvolver empatia, criar mecanismos de resolução de conflitos e cultivar o otimismo

  20. muito importante essas 5 dicas , de gerenciar as emocoes no trabalho
    pois estamos expostos as emocoes o tempo todo , seja positivo ou negativo
    pois precisamos manter o equilibrio , e saber lidar com as situacoes diversas.

  21. 5 dicas muitos importantes, pois no trabalho é difícil de reverter uma situação depois de uma explosão, principalmente com o assédio moral, tão em voga.
    Temos que estar atentos as nossas emoções e a dos outros, para não entrar nos conflitos gratuitamente.
    Que exercitemos nossa inteligência emocional o tempo todo.

  22. Ter inteligência emocional no trabalho é muito importante na geração de conflitos internos e externos. As dicas desse artigo são muito importante e devem ser trabalhadas por todos. Quando conseguimos ter controle emocional sobre nos mesmos tudo fica mais fácil e leve.

  23. O saber lidar com as emoções tem tudo haver com nossas vitórias e também iremos saber quando começar e não deixar fluir pelo lado ruim, e também com isso, nosso crescimento profissional é certo.

  24. Usando a Inteligência Emocional na solução de conflitos, os líderes conseguem ser objetivos e encontrar meios de tranquilizar os ânimos, não deixando que o clima de tensão se espalhe por toda a equipe mostrando ao mesmo tempo a importância da harmonia para o trabalho em equipe, direcionando os esforços de todos para os objetivos e resultados.

  25. O uso da inteligência emocional é fundamental para a manutenção de boas relações tanto no ambiente profissional quando na vida social. Deve ser uma prática diária!

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