O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO TRABALHO

O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO TRABALHO

 

Fernando não fala com Juliana que não se dá bem com Estela que fez intrigas da Letícia que evita se comunicar com o Michel que não falou mal de ninguém.

Você conhece ou se lembra de alguma história parecida? Apesar de parecer bizarra, é muito mais comum do que se possa imaginar.

Rede de Rumores

No ambiente organizacional os boatos, as intrigas, os mexericos são chamados de “rede de rumores” que surgem quando existe um vazio informacional e tendem a se proliferar com uma velocidade avassaladora.

É sabido que profissionais mal informados tornam-se desmotivados ao longo do tempo.

Mas não adianta simplesmente informar já que a forma como a comunicação se dá na empresa, afeta diretamente o clima organizacional e as relações interpessoais, podendo ocasionar conflitos, ressentimentos e inimizades profundas.

Comunicação Interna

Por isso a preocupação crescente das organizações em relação a comunicação interna é muito pertinente, tanto por parte da empresa/direção com os colaboradores (e vice-versa) quanto dos profissionais entre si.

Sem comunicação eficaz a equipe não funciona sinergicamente.

O processo de comunicação acontece por meio da troca de informações entre duas ou mais pessoas onde são estabelecidos canais e feedbacks rápidos que possibilitam o relacionamento autêntico.

Nesse sentido, quando a comunicação é exercitada e incentivada de forma correta, ela se torna um instrumento significativo da gestão estratégica na empresa.

Objetivos da Comunicação Interna

Os principais objetivos da boa comunicação interna são:

  • Informar e integrar todos os funcionários
  • Posicionar a equipe das mudanças
  • Facilitar o relacionamento interpessoal
  • Demonstrar transparência

A boa comunicação só se estabelece quando existir por parte da gestão um clima de autenticidade, caso contrário, ocorrerão  jogos de aparência e de poder, permanecendo a  ênfase na rede de rumores.

5 Dicas para Melhorar a Comunicação Interna no Trabalho

Citem-se 5 dicas fundamentais a serem adotadas que influenciam positivamente a qualidade da comunicação:

  1. Usar os canais adequados de comunicação para cada público (presencial, e-mail, telefone, outras mídias eletrônicas).
  2. Realizar reuniões periódicas.
  3. Incentivar os feedbacks constantes.
  4. Transparência da direção e chefias.
  5. Informar em tempo real os acontecimentos da empresa.

A Valorização da Comunicação Vem de Cima

A comunicação interna é um desafio constante e deve ser priorizada nas empresas, independente dos níveis hierárquicos. É necessário que a alta direção se conscientize da necessidade de informar e comunicar, mas principalmente, que valorize e incentive a boa comunicação.

Diga Não à Rede de Rumores

Em relação aos boatos e intrigas que chegarem até você na empresa, simplesmente ignore e, diplomaticamente, diga que não tem interesse em saber sobre aquele assunto.

Não queira ser gentil, agradável e principalmente, mostrar que faz parte do grupo passando o boato adiante. Isso não vai melhorar em nada seu relacionamento com os demais, além disso, você pode ser a próxima vítima.

Voltando a nossa história inicial, pense se algum relacionamento seu no trabalho ficou estremecido por um mexerico, uma tolice. Veja se já não é hora de restabelecer essa comunicação, afinal o desafio não é só das empresas, é seu também.

Clique aqui para assistir ao vídeo da Dra. Yeda que fala sobre comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X