PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

Persuasão

A persuasão é uma das competências fundamentais para todos os profissionais, independente da profissão e da função pois na vida e principalmente nos relacionamentos interpessoais, todos nós gostamos, queremos e precisamos ser entendidos e compreendidos e muitas vezes, precisamos de adeptos para determinadas ideias e ações. A persuasão está alinhada a capacidade de influenciar pessoas, convencê-las a tomar determinadas atitudes, ou a aceitar determinadas ideias. Para o psicólogo Robert Cialdini, uma das maiores autoridades no assunto, persuasão é habilidade de trazê-las para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos.

Pesquisas revelam que pessoas inteligentes emocionalmente, felizes, bem sucedidas possuem alta capacidade de persuadir, influenciar, vender, negociar, motivar e compreender a natureza humana.

Persuasão x Influência

E o que é necessário para exercer o poder de persuasão? Qual foi a última vez que não obteve algo que desejava? A maioria das pessoas enfrenta momentos em que não conseguem o que buscam, mas isso não é motivo para acreditarmos que não somos capazes, e sim que precisamos e podemos melhorar as habilidades de persuasão e influência. Na prática, não existem muitas diferenças entre uma e outra. A persuasão é algo mais incisivo e direto, seja em uma negociação ou venda, por exemplo; já a influência é mais natural e intrínseca, construída no dia a dia de trabalho. Os principais traços e características dos profissionais persuasivos são: atualização, honestidade, organização, bom ouvinte, esforçado, proativo, humilde, criatividade, determinação, confiança e a capacidade de compreender comportamentos.

Habilidades das Pessoas Persuasivas

As principais habilidades das pessoas persuasivas e prósperas são a empatia, a confiança, a autoridade, a comunicação e a automotivação. A empatia é a capacidade de entender a perspectiva de outra pessoa, de sentir o que o outro sente e a preocupação de atender o próximo em suas necessidades. Os melhores persuasores percebem e sabem o que os outros sentem e conseguem se conectar em 30 segundo ou menos a qualquer pessoa, já que o comportamento humano é previsível; há certos disparadores ou reações automáticas comuns a qualquer pessoa.

Enquanto a desconfiança hoje permeia a mente das pessoas, os persuasores excelentes possuem a habilidade de confiança. Se quisermos persuadir, precisamos estabelecer confiança, geralmente representada em nosso caráter, nossa competência e nossa credibilidade. Pessoas pouco confiáveis reagem de maneira defensiva, não são sinceras, evitam conselhos, culpam os outros e repetem hábitos de auto derrota.

A autoridade é outra habilidade da persuasão. Ela mostra quem é você diante da sua especialidade ou do seu negócio, sua formação, o que lhe credencia perante as outras pessoas ou profissionais. Os melhores persuasores tem autoridade e são respeitados, já que o respeito é algo conquistado aos poucos, mediante a conduta nos assuntos pessoais e profissionais. Se você é uma pessoa respeitada, íntegra e de caráter em todos os aspectos, negócios, carreira e liderança, as pessoas saberão e o respeitarão por isso.

A comunicação e a automotivação são competências essenciais para um persuasor de excelência, tanto para estabelecer conexão com as pessoas, quanto para se mostrar confiante e motivado em relação ao que pretende defender, vender ou negociar. Se durante essa leitura consegui despertar a curiosidade sobre o tema, lhe convencer que a persuasão é uma habilidade importante e que deve ser aprimorada, é porque consegui persuadi-lo usando as técnicas apropriadas. Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X