PSICOLOGIA POSITIVA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

A Psicologia Positiva (PSP) é a área da psicologia que estuda os fundamentos da felicidade e do bem-estar, sustentados pelos pontos fortes e virtudes humanas.

O movimento surgiu oficialmente em 1988 com o psicólogo Martin Seligman na presidência da American Psychological Association (APA). Tinha como finalidade focar a psicologia para o estudo dos aspectos saudáveis e positivos do ser humano e não somente para as patologias.

Como psicóloga há tantos anos, fico gratificada por viver esse momento, partilhar e participar dessa mudança de foco tão necessária.

Em minha tese de doutorado eu mesma estudei patologias como estresse e depressão e suas consequências nos profissionais e foi intrigante conhecer as respostas.

Todavia, posso garantir que é ainda mais gratificante e produtivo estudar o que os motiva, o que os mantém engajados, produtivos e felizes.

Por essa razão, nos últimos anos concentrei-me em estudar o lado funcional do ser humano e hoje os compreendo e os ensino em nosso curso de Psicologia Positiva (PSP).

Embora o movimento da Psicologia Positiva tenha iniciado com os psicólogos, não é restrito a eles.

Abrangência da Psicologia Positiva

É importante compreender que profissionais de várias áreas integram esse movimento e todos podem fazer cursos de Psicologia Positiva. Isso  torna ainda mais interessante o movimento pois esse olhar heterogêneo confere diversidade de ideias e experiências.

Da mesma forma, suas aplicações não se restringem aos consultórios. Muitas de suas intervenções são facilmente aplicáveis a vários contextos, o que contribui ainda mais para a sua expansão.

A Psicologia Positiva é considerada uma nova forma de prevenção e intervenção que promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos grupos e das organizações.

Principalmente, concentra-se nas experiências positivas como as emoções positivas (esperança, otimismo, gratidão, perdão) que trazem benefícios a curto e longo prazo. Alem disso, ressalta as características positivas (caráter e virtudes) e as instituições positivas (organizações, comunidades e sociedade).

Objetivos da PSP

A princípio, um dos objetivos da Psicologia Positiva é motivar as pessoas a desenvolverem-se alicerçadas em suas virtudes e forças pessoais. Ela tem como foco o desenvolvimento sadio do ser humano e não a cura das patologias, apesar de não negá-las, nem ignorá-las.

Paradoxalmente, compreendendo a forma com que as pessoas reagem em relação a vida familiar e profissional, torna-se mais simples perceber as condições de risco inerentes à sua saúde.

É com grande satisfação que observo a plena expansão da Psicologia Positiva. Se antes era vista como somente mais um movimento passageiro de “feliciologia“,  ou até mesmo uma “psicologia pop” passados mais de 20 anos de seu lançamento oficial, já mostrou a que veio.

Sem dúvida, já era hora de modificar o foco dos estudos da psicologia tradicional. Ela se concentrava em corrigir o que está errado ou ruim para o que funciona e o que vai bem em nossas vidas e empresas.

Já a  proposta da Psicologia Positiva é levar a pessoa a identificar e valorizar as coisas que fazem com que a vida realmente valha a pena. É realmente conhecida como a ciência da felicidade devido os seus estudos iniciais concentrarem-se nesse tema.

Com efeito, nos meios intelectuais, é vista como uma resposta científica ao mercado da autoajuda. Mas vai muito além disso.

Descoberta das Qualidade Humanas

Esse movimento usa o enfoque científico pautado na descoberta das qualidades das pessoas. Ensina as coisas de maneira simples, mas somente depois de estudar toda a complexidade delas. 

Assim, imagine-se chegando na psicoterapia e antes de começar seu desabafo, em vez de ouvir:

Qual o seu problema?

ou

O que há de errado com você?

Você escutar:

O que há de certo com você?

ou

O que você tem de bom?

Convenhamos, isso muda todo o foco.

Assim, como pesquisadora, doutora em psicologia e trainer observo quanto a Psicologia Positiva traz resultados incríveis. Em suma, com ela, ficamos bem próximos do entendimento do sentido da vida e de todos elementos essenciais para o nosso bem-estar.

 

25 thoughts on “PSICOLOGIA POSITIVA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  1. Pingback: CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  2. Pingback: A união entre dois pessimistas não dá certo. Vantagens do otimismo. - Instituto ISI Infinity

  3. Pingback: Adultos que Não Querem Crescer. Psicologia Positiva. - Instituto ISI Infinity

  4. Pingback: COMO IDENTIFICAR O PERFIL COMPORTAMENTAL DOS PROFISSIONAIS - Instituto ISI Infinity

  5. Pingback: FELICIDADE, ABUNDÂNCIA, PROSPERIDADE E SUCESSO - Instituto ISI Infinity

  6. Pingback: Papel da esperança para atingir objetivos segundo a Psicologia Positiva - Instituto ISI Infinity

  7. Pingback: Como desenvolver a atitude mental positiva e ter sucesso na vida. - Instituto ISI Infinity

  8. Pingback: O que você precisa saber sobre o coaching psicológico positivo. - Instituto ISI Infinity

  9. Pingback: A solidão é considerada questão de saúde pública na europa. - Instituto ISI Infinity

  10. Pingback: Relacionamentos interpessoais positivos. Conexão social contra a solidão. - Instituto ISI Infinity

  11. Pingback: COMO LIDAR COM A INJUSTIÇA. PSICOLOGIA POSITIVA. - Instituto ISI Infinity

  12. Pingback: O OTIMISMO VALE A PENA? | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  13. Pingback: COMO IMPULSIONAR A MENTALIDADE DE CRESCIMENTO | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  14. Sônia Maria Soares de Alexandria Boim says:

    Sou a Sônia do Colégio EAG e estou ansiosa para fazer o curso.
    Me sinto muito motivada!!!M

  15. Denise Cortinovis says:

    Acredito nesta instituição e em tudo que ela pode proporcionar, sou Consultora Organizacional e estou aqui buscando conteúdo para poder compartilhar com os Colegas das Organizações onde presto serviço. Gratidão!

  16. NORMA MARTINS ALCANTARA says:

    Boa tarde.
    Sou a Professora Norma, do Colégio EAG. Sinto-me motivada em fazer o cusro e aberta às novas descobertas.
    Grata!

  17. Lucilene Peçanha says:

    Sou Lucilene, Psicólogo Clínica Comportamental e estou encantada em poder ver uma psicologia mais atenta para o ser humano, envolvido não só em uma patologia mas, com uma nova visão dele positivamente e do mundo também.
    Parabéns pela seriedade e competência do Curso que já imaginava ter esse caminho.
    Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *