A descoberta que liga a felicidade à produtividade deve muito ao trabalho da Psicóloga Positiva, Barbara Fredrickson, especificamente por meio da teoria Ampliar e Construir.
Fredrickson e explica que a seleção natural favoreceu a negatividade, a evolução teria nos deixado com emoções positivas, entretanto costumamos relegá-las dando ênfase às emoções negativas, que restringem nosso foco para lidar com os desafios urgentes. Ainda segundo a psicóloga, as emoções positivas ampliam nossas opções, permitindo-nos usar a imaginação, explorar, pensar de forma mais criativa e construir conexões humanas.
A ideia central é que quando você experimenta emoções positivas, sua mente se abre para novas possibilidades e você se torna mais propenso a aprender, crescer e focar nos objetivos de longo prazo e não somente no curto prazo.
Em outras palavras, emoções positivas não são apenas agradáveis, mas também têm um impacto real em sua capacidade de ser próspero e feliz.
Se a negatividade ajuda na sobrevivência, a positividade torna possível prosperar.
Como resultado, as pessoas com proporções mais altas de emoções positivas para negativas têm maior probabilidade de florescer na vida, ter uma saúde melhor, relacionamentos mais satisfatórios e maior realização profissional.
Shirzad Chamine, em seu livro “Inteligência Positiva”, defende a ideia de que ampliar e construir estão diretamente relacionados à inteligência positiva.
Ampliar e Construir com Inteligência Positiva
Segundo Chamine, nossos sabotadores internos nos impedem de experimentar emoções positivas e, portanto, nos impedem de ampliar e construir. Por outro lado, quando somos capazes de superar nossos sabotadores e ativar nossa inteligência positiva, somos capazes de experimentar mais emoções positivas e, portanto, ampliar e construir mais efetivamente.
Para entender como isso funciona, é importante entender um pouco mais sobre nossos sabotadores internos e como eles afetam nossas emoções.
Sabotadores Internos
Sabotadores são as vozes em nossa cabeça que geram emoções negativas quando enfrentamos os desafios na vida. Essas emoções negativas incluem estresse, ansiedade, insegurança, raiva, vergonha, culpa, frustração que geram ruminação mental.
Embora as emoções negativas possam ser úteis em curtos períodos de tempo, elas nos impedem de ver claramente e tomar boas decisões a longo prazo.
Quando estamos presos em nossos sabotadores, nossa inteligência positiva é suprimida e, portanto, somos incapazes de experimentar emoções positivas como empatia, compaixão, gratidão, curiosidade, alegria, ação, calma e foco. É por isso que é tão importante aprender a superar nossos sabotadores e ativar nossa inteligência positiva.
7 comentários em “AMPLIAR E CONSTRUIR COM INTELIGÊNCIA POSITIVA”
Mesmo quando algo não dá tão certo como esperamos, sempre há o benefício do aprendizado. Se tiver como contornar um resultado negativo, vamos à luta. Caso este seja irreversível, um problema sem solução, não é mais um problema. Olhar pra frente, ser otimista e demonstrar gratidão e satisfação, promove o nosso engajamento e dos demais que nos observam e nos tomam como exemplo de perseverança.
Importantíssimo estar atento aos nossos sabotadores para poder superá-los .
Como foi importante aprender e entender melhor sobre os nossos sabotadores. Algo que tinha a visão e percepção como o certo!! Acabou abrindo os olhos para novos horizontes e pensamentos positivos..
Conhecer nossos sabotadores nos leva a uma caminhada mais firme para o desenvolvimento da nossa Inteligência Positiva, porem é uma caminhada longa onde devemos estar sempre vigilantes, dai mais um privilégio de quem esta tendo a oportunidade de fazer o curso.
Sem dúvidas, uma das partes mais importante do curso está sendo como reconhecer e trabalhar sobre os nosso sabotadores, que afeta diretamente nosso mindset de crescimento, pensamento otimista e positivo.
O otimismo e a felicidade ambos na vida pessoal e profissional, são as ferramentas mais letais contra os nossos sabotadores, pois em nossa jornada encontramos problemas todos os dias, buscando tranquilidade e empatia para resolve-los.
Conhecer nossos sabotadores foi muito importante, pois com isso podemos nos reavaliar, e poder olhar as coisas de outra maneira porém precisamos manter o foco e seguir vigilante ao longo dos dias pois somos testados a todo instante.